Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Cliente FTP baseado na Web

Quando precisamos publicar sites utilizamos alguns programas que fazem o trabalho pesado para nós. É o caso por exemplo do FileZila, mas quando não temos à mão um software semelhante, podemos dispor de outro recurso que não precisa nem de instalação. Um seviço de cliente FTP gratuito baseado na Web é o net2ftp que você verá abaixo.
Técnico
Vou mostrar um exemplo básico e prático de utilização do net2ftp ao subir um site para o 000Webhost para que você possa ver que realmente funciona. Então acesse o link. O site é o mostrado na imagem abaixo.


O preenchimento dos campos não requer prática nem tão pouco habilidade. É só observar os dados que estão na sua conta no 000WebHost. Para ver os dados, após logar, clique em 'Go to C Panel'.


Os dados que você precisa estarão na área a direita no site.


O primeiro campo que você precisa preencher no site net2ftp é o 'FTP server'. No 000Webhost o seu servidor FTP é algo como:

ftp.seudominio.nowebhost.com

No exemplo o dominio registrado é:

advogadas.hostei.com

Então ficou assim:

ftp.advogadas.hostei.com

O campo 'port' deixe como está a não ser que seu servidor utilize outra porta, mas se você não sabe, 21 é o valor padrão. O Campo 'Username' você preenche com o que foi gerado pelo 000Webhost. Geralmente é uma letra seguida de alguns números, algo como:

a9575150

No campo 'Password' você digita a mesma senha que usa para logar no 000Webhost e o campo 'Initial directory' será preenchido só com uma barra '/'. O preenchimento fica parecido como o mostrado na figura abaixo.


Clique no botão login e você verá as pastas na raiz do diretório do seu servidor. Se quiser, poderá mudar a linguagem para que fique mais fácil usar o serviço.


Só para lembrar que no 000Webhost você não deve fazer nenhum upload diretamente na raiz, para isso tem a pasta 'public_html' - clique nela. Perceba que é tudo muito simples e não necessita que eu explique cada item. Na parte de cima estão as opções de envio de arquivo para o servidor, na parte de baixo exibe as pastas e arquivos que já estão no servidor e à direita alguns botões que ajudam no gerenciamento das pasta e arquivos hospedados. Para fazer upload existem três opções. Um opção básica, uma em java e última em flash. Vou Demonstrar somente com a básica ja que o procedimento não difere muito dos outros. Clique no botão 'Enviar'.

Abrirá uma tela para que você possa adicionar os arquivos ao servidor. Clique no botão 'Enviar arquivo' para que você possa selecioná-lo a partir do seu compudator e depois de adicionar todos que precisa clique no botão que parece um 'V' na cor verde para confirmar a ação.


Ao final você verá uma tela com um log da operação. Para voltar a pasta onde seus arquivos foram hospedados clique na seta.


E isso encerra o procedimento, os seu arquivos já estarão online. Veja o site que foi hospedado.


Usei net2ftp no 000Webhost só para ilustrar como ele cumpre o que promete, já que o 000webhost também possui um cliente de ftp baseado na Web. Você pode então usar o net2ftp no seu próprio servidor, caso você tenha um, ou em outro serviço semelhante de hospedagem de sites caso ele não possua essa opção. Depois de fazer a hospedagem veja se o seu site está bem configurado usando as ferramentas disponibilizadas nos links abaixo.

WooRank

Meta Tag Analyzer

Veja também como bloquear o acesso a pastas do Windows.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.