Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Congelar painéis - Excel 2003 e 2010

Congelar painéis no Excel é algo muito útil para organizar planílhas que possuem colunas ou linhas com muitos dados, fazendo com que ao rolarmos para ver as informações que estão mais ao final dessas linhas ou colunas, acabemos por ocultar os títulos das mesmas. Quando congelamos painéis em uma planílha, esses títulos ficam sempre visíveis, não importa o quanto precisemos rolá-la.

Excel

Excel 2003:

Primeiro vou mostrar como fazer isso no Excel 2003. Imagine uma planílha como está sendo mostrada na imagem abaixo.


Não é possível ver nela, todos os dados ao mesmo tempo que os títulos de meses e anos. Se tentarmos ver o último valor dessa planílha, mês de dezembro de 2020, os títulos não serão mostrados.


Quando trabalhamos com planílhas muito grandes, esse tipo de situação pode deixá-la confusa. Para resolver esse problema vamos "lançar mão" de um procedimento simples. Oriente-se pela primeira figura. Veja que os títulos de meses estão na linha 4. Pois então clique no número que indica a linha seguinte, que no caso é o 5, e isso fará com que toda a linha fique selecionada, depois vá ao menu "Janela", onde você deverá clicar em "Congelar painéis".

OBS: Sempre que quiser descongelar os painéis vá ao menu "Janela" e clique em "Descongelar painéis".


Agora eu posso acompanhar os valores mais ao fim da planílha e ainda continuarei vendo os títulos dos meses.


Se quiser ver todas as informações da planílha, mas manter visível os títulos dos anos, deverá então clicar na coluna seguinte à coluna que contém os títulos. Ou seja, pelo que é mostrado na primeira imagem, a coluna que contém os títulos dos ano é a coluna "B", portanto deveremos marcar toda coluna "C", depois clicar em "Congelar painéis" no menu "Janela"

OBS: Para selecionar uma coluna inteira clique na letra que a identifica.


O resultado será esse:


Das duas formas que foram mostradas ou congelamos uma linha de títulos ou congelamos uma coluna de títulos. Mas essa planílha possui os dois. Dessa forma, para que possamos manter os títulos de meses e os títulos de anos visíveis na planílha enquanto navegamos, deveremos fazer o mesmo procedimento, mas de maneira um pouco diferente. Você deverá clicar na célula seguinte a que faz a interseção entre os títulos em linha com os títulos em colunas. Se você olhar na primeira figura verá que a interseção que me refiro está na célula "B4". Portanto, devemos clicar em "C5", ir ao menu "Janela" e depois clicar em "Congelar painéis" para termos o resultado esperado. Veja na imagem abaixo um exemplo que mostra uma navegação até a última célula dessa tabela, permitindo ainda que vejamos os títulos referentes aos meses e aos anos.


O procedimento é muito simples, mas provoca uma grande melhora na visualização de dados em planílhas, principalmente em planílhas muito grandes.


_____________________________________________________


Excel 2010:

Como faço sempre em minhas publicações, não vou repetir tudo para explicar como fazer o mesmo procedimento no Microsoft Excel 2010, apenas mostrarei os pontos que divergem e que podem gerar alguma confusão. Sendo assim, essa parte da publicação só servirá para preencher essas lacunas, você terá que ler toda publicação para poder realizar o mesmo procedimento no seu Excel 2010.

A única coisa que preciso acrescentar é onde você irá encontrar o recurso de congelar painéis no Excel 2010. Ele está na guia "Exibição", veja na figura abaixo.


Essa seria talvez, sua única dificuldade com essa versão do Excel, já que a aparência dele é bem diferente da versão 2003. Se ler as explicações dadas sobre a versão 2003, não terá mais nenhuma dúvida. Agora é só tornar suas planílhas mais fáceis de navegar implementando esse recurso.

Até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.