Com tantos serviços e sites que exigem que nós tenhamos um login e uma senha, fica muito difícil lembrar de todas. Aí a maioria das pessoas começam a usar uma senha mestra, uma senha igual para tudo o que faz na internet. Isso é um problema, pois se um hacker descobre a senha do seu Facebook por exemplo, ele leva de brinde o acesso as suas contas de e-mail e também à outros sites que você se registrou. Para resolver o problema de ter que memorizar tantas senhas, para tantos lugares diferentes é que existe o KeePass, um software muito seguro e gratuito.
Tutorial
Esse é um programa para a plataforma Windows. Leia todo o tutorial e com muita atenção, de preferência, faça a leitura primeiro para depois tentar a utilização do programa.
Para começar baixe o programa: KeePass
Senha para descompactar: lomeutec
Instalação
Ele exige o pacote Microsoft .NET Framework, mas se você atualiza o seu Windows, não vai ter nenhum problema na instalação.
Instale o KeePass sem marcar ou desmarcar nada, apenas aceite os termos do contrato e vá clicando em avançar. Com a exceção da última tela da instalação. Nela você deve desmarcar a checkbox "Executar KeePass".
O programa está em inglês, mas no pacote que você baixou aqui do Blog Lomeutec tem um arquivo de tradução para o português do Brasil. É o arquivo "Brazilian Portuguese.lngx". Copie e cole na pasta de instalação do programa.
Para sistemas x32 a pasta geralmente é:
C:\Arquivos de programas\KeePass Password Safe 2
Para sistemas x64 a pasta geralmente é:
C:\Program Files (x86)\KeePass Password Safe 2
Execute o programa. Vá ao menu "View" e clique em "Change Language...". Altere o idioma e reinicie o programa.
Agora que já está traduzido, vamos começar a entender a configuração básica do programa.
Configuração
Clique no menu "Arquivo" e em "Novo". Será pedido que você nomeie e salve um arquivo que será a base de dados do programa. Esse arquivo irá armazenar as senhas que você registrar no programa. Não se preocupe, a base de dados é criptografada e será aberta apenas mediante o fornecimento de uma senha mestra que iremos definir adiante.
O próximo passo é a definição de uma senha mestra.
Essa é a única senha que você irá precisar se lembrar daqui para frente, jamais a esqueça ou estará com sérios problemas.
Confirme em "OK" para irmos ao próximo passo onde você não deverá fazer qualquer alteração, apenas confirme em "OK" novamente.
Você estará na tela de gerenciamento de senhas do programa. Vamos apagar o exemplo que é criado automaticamente. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção "Deletar Entrada".
Agora vamos criar a nossa própria entrada para armazenar a senha. Vá ao menu "Editar" e clique em "Adicionar Entrada...". Você verá uma janela como a que é mostrada na imagem abaixo.
No campo "Título" você dará um nome para essa entrada. Dê um nome que te faça associar facilmente essa entrada com o login e senha que você irá registrar nela. Por exemplo, dê o nome de "MSN" para registrar nessa entrada o seu login e senha do Messenger.
No campo "Nome de Usuário" digite o login do serviço. No caso do exemplo do messenger, seria algo como "seulogin@hotmail.com".
No campo "Senha" você tem duas opções. Veja que o programa já preenche esse campo automaticamente. Nesse caso você pode apagar a senha gerada pelo programa e colocar a sua própria ou usar essa senha que o programa propôs. Se for usar a senha proposta você terá que alterá-la no serviço, seja Twitter, Orkut, E-Mail, etc. Mas para isso você precisa saber qual é essa senha. Para vê-la clique no botão dos 3 pontinhos.
Recomendo usar a sugestão de senha do próprio programa, ela é muito forte.
No campo "URL" você deve colocar o endereço da página que contenha o formulário de login do serviço. No caso do Hotmail é o "http://www.hotmail.com", no caso do orkut é o "http://www.orkut.com", no caso do Twitter é o "http://twitter.com", e assim por diante.
Esse campo "Comentários" é dispensável, não é necessário preenchê-lo.
Depois de tudo isso clique em "OK" e estará de volta a tela de gerenciamento de senhas.
Registre as senhas nesse programa de todos, ou pelos menos, dos serviços que você usa com maior frequência na internet usando o mesmo procedimento que acabou de ser explicado.
Agora não se esqueça de algo muito importante, vá ao menu "Arquivo" e clique em "Salvar". Só depois de fazer isso é que a base de dados será criada e armazenará as suas senhas. Sempre que fizer alterações salve a base de dados. E ainda mais importante, crie várias cópias da base de dados e guarde e vários locais. Nunca deixe somente uma cópia da base de dados para não correr o risco de perdê-la. Se perdê-la será um problema recuperar o acesso as suas contas na internet, seria como se você perdesse a sua memória. Ao atualizar uma base de dados com uma informação nova ou troca de senha, lembre-se de que deverá criar novas cópias desta base de dados e guardá-las.
Utilização
Quando for abrir o KeePass novamente, ele irá pedir uma senha. É a senha mestra que foi criada no início da configuração. É aquela senha que eu disse que seria a única que você precisaria se lembrar.
Depois de digitar e pressionar o botão "OK", você estará de volta a tela de gerenciamento de senhas do programa. Agora vamos supor que você queria logar em algum serviço na internet. Vamos tomar como exemplo o Facebook.
Clique no campo em que você deveria digitar o seu e-mail na página de entrada do Facebook, como se você fosse fazer isso manualmente.
Agora, no KeePass, clique com o botão direito do mouse sobre o registro que você criou referente ao login e senha do Facebook e escolha a opção "Executar Auto-Preencher".
Assim você não precisa se lembrar daquela senha "cabeluda e cavalar" que o programa criou, ele mesmo vai preencher o campo de login se senha automaticamente.
Segurança
Vamos pensar em agora em algumas questões de segurança, se você quer usar o KeePass em um computador que não seja só seu, ou seja, você divide o uso desse PC com outras pessoas, nesse caso, deixá-lo com as configurações atuais pode ser um risco, pois ele vai armazenar todas as senhas dos vários serviços que você registrar nele. Esquecer esse programa aberto dará a qualquer pessoa um acesso vip para o seu Twitter, e-mail, MSN e tudo mais que você tenha configurado.
Para resolver essa questão clique no menu "Ferramentas" e depois em "Opções...".
Na aba "Segurança":
- Marque a checkbox "Bloquear área de trabalho após inatividade do KeePass (segundos)" e defina um tempo. Eu acho que 60 está de bom tamanho, mas você pode definir o tempo que achar mais adequado ao seu caso.
- Marque também a checkbox "Bloquear área de trabalho ao minimizar janela principal".
Na aba "Interface":
Marque a checkbox "Minimizar para a bandeja em vez da barra de tarefas".
Marque a checkbox "Minimizar a janela principal após bloquear a área de trabalho".
E marque também "Desativar o comando 'Salvar' se a base de dados não tiver sido modificada".
Confirme em "OK" e minimize. Quando precisar usar o programa bastará clicar com o botão direito do mouse no ícone do KeePass na bandeja do sistema e escolher a opção "Colocar/Retirar da Bandeja".
Ao fazer isso ele irá solicitar a senha mestra novamente, isso impedirá de qualquer pessoa ter acesso ao programa.
É claro que esse é um tutorial básico sobre o programa, com essa informação, você mesmo pode ir descobrindo outras configurações que se encaixem melhor ao seu perfil de uso.
Agradeço ao meu amigo Ivanilson que me indicou o KeePass.