Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Instalação do Windows 7 através do Pen Drive

Dessa vez vou fazer uma publicação um pouco diferente do habitual. Vai ser direcionada para quem já tem algum conhecimento com instalação de sistemas operacionais, mas que só fez isso através de um CD ou DVD de instalação. Não vou detalhar muito o assunto pressupondo que você já conheça como criar uma imagem de um CD ou DVD, que saiba também como mudar a sequência de Boot na Bios do seu computador e já tenha feito alguma vez a instalação de algum sistema operacional, conhecendo assim todas as etapas que abrange o processo. Mãos à obra!

Tutorial

Bom, para começar crie uma imagem ".ISO" do DVD de instalação do Windows Seven  que você quer instalar, seja ele 32 ou 64 bits. Para fazer isso use o software da sua preferência. Aqui eu uso o Nero, mas tem vários que fazem o trabalho.

Agora pegue um pen drive e formate em NTFS. Vamos ter que usar um pen drive que tenha no mínimo 4GB, eu usei um de 8GB.


Depois disso baixe um programinha que vai copiar a imagem do DVD de instalação do Windows Seven e gravá-la no pen drive tornado-o inicializável. Esse programa fará com que você possar dar boot pelo pen drive como faria com uma instalação através de  um disco.

Download do programa: Windows7-USB-DVD-tool
Senha para descompactar: lomeutec

Faça a instalação do programa. Não requer prática nem tão pouco habilidades, é só ir pressionando o botão "Next" até aparecer o botão "Finish".


Execute o programa e verá que na primeira tela ele pede que você mostre onde está a imagem ".ISO". Clique no botão "Browse" e selecione a imagem, depois clique em "Next".


Na tela seguinte será perguntado se você quer gravar a imagem ".ISO" em um DVD ou em um pendrive. Clique em "USB device".


Certifique-se de que o pen drive correto está selecionado e clique em "Begin Copying".


É só aguardar a cópia da imagem para o pen drive.


Ao final você verá uma tela como é mostrada na imagem abaixo.


Significa que o pen drive já está preparado, conecte no computador que você quer fazer a instalação, ligue-o, entre nas configurações de boot da Bios e faça os ajustes necessários para que o computador seja iniciado pelo pen drive. Como eu já havia dito, esse tutorial é para quem já sabe fazer uma instalação através de um DVD do sistema operacional e não vou entrar nesses por menores. Mas se você chegou até aqui sem saber como ajustar o boot no Setup da Bios ou proceder durante uma instalação, dê uma olhada na publicação Jolicloud - Sistema operacional para netbooks. Olhando essa publicação, embora a instalação dos dois sistemas seja diferente, em muitos aspectos são parecidos, e lá você poderá ter uma ideia de como configurar o boot e proceder com a instalação.

Até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.