Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Compartilhe internet pela placa Wireless (Ad Hoc)

Se você tem uma única conexão cabeada com a internet ou conecta através de uma conexão dial up, possui mais de um notebook, netbook, PC e não tem um roteador para distribuir a internet para os demais dispositivos, poderá "quebrar um galho" transformando qualquer computador em um ponto de acesso desde de que esse tenha uma placa wireless. Mostrarei aqui como configurar o seu Windows 7 e Windows XP para compartilhar internet para os demais computadores através de uma rede Ad Hoc.

Tutorial

Não vou ficar enrolando entrando em detalhes do que é uma rede Ad Hoc, tem um monte de sites aí que explicam isso. Vou dizer apenas que basicamente uma rede ad hoc pode ser comparada a uma rede cabeada crossover, só que ela usa a placa wireless ao invés da placa ethernet e permite que mais de um dispositivo conecte-se a internet através dela.

O que você precisa entender somente antes de começarmos é que ela só serve mesmo como uma medida paleativa até a compra de um roteador. Isso porque além da necessidade da configuração, que pode não parecer tão simples para alguns, possui algumas limitações como o curto alcance do sinal de rede e o número de máquinas que podem ser conectadas a ela.

Outros fatores podem dificultar a configuração correta de uma rede Ad Hoc. Por exemplo, softwares que criam conexões virtuais de redes. Como é o caso de alguns programas de máquinas virtuais ou suítes de celulares que podem gerar conflitos. E se você é leigo no assunto, com certeza encontra-rá dificuldade para identificar e solucionar esse conflito. Chega de delongas e vamos ao que interessa!

No Windows 7

OBS: O compartilhamento de internet através desse método não funciona no Windows 7 Starter.

Antes de começar certifique-se de que seu computador está acessando a internet através de uma conexão cabeada ou dial up (conexão discada) e que a placa wireless dele está funcionando corretamente.

Clique no menu "Iniciar" e digite "ad hoc" na caixa de pesquisa. Clique em "Configurar rede ad hoc (computador a computador)".


No próximo passo vai surgir uma janela com uma breve explicação do que é uma rede ad hoc. Clique em "Avançar".


Na próxima tela você irá configurar a sua rede ad hoc. Aqui você deve ponderar sobre alguns fatores que irão influenciar no resultado final.

Dê um nome para a sua rede no primeiro campo. Em "Tipo de segurança" você tem três opções de nível e é aqui que você deve analisar alguns pontos.

Se você escolher a opção "Sem autenticação (Aberta)" provavelmente não terá nenhum problema na hora de conectar outros dispositivos na sua rede. Nem você terá problemas e nem ninguém! O que eu quero dizer é que qualquer penetra no alcance da rede poderá usá-la. Não aconselho! Só tente fazer essa configuração se as outras opções não derem certo.

A segunda opção é para quem deseja compartilhar a internet onde pelo menos um dos computadores que irão acessar essa rede esteja rodando o Windows XP SP2. O "WEP" é um método já bem ultrapassado e é facilmente burlado por qualquer pessoa com um pouco mais de conhecimento no assunto, mas como a rede Ad Hoc não deve ser encarada com um rede definitiva e sim, como dito anteriormente, um "quebra galho", não vejo grandes problemas em usá-lo. Até porque o alcance dessa rede é curto.

A terceira opção "WAP2-Personal" é dos três o melhor. Se você não tiver problemas na hora de conectar outros dispositivos na rede usando o WAP2 dê preferência a ele.


O campo "Chave de segurança" é a senha que será solicitada quando os dispositivos da rede forem se conectar. Deverá ser preenchida se você escolher a segunda ou terceira opção em "Tipo de segurança".

Se você precisar usar essa rede por mais de uma vez poderá marcar a checkbox "Salvar esta rede". Clique em "Avançar" para concluir o processo.

Na janela seguinte tem a opção para compartilhar a internet com os demais computadores. Clique em "Ativar o compartilhamento de conexão com a internet".


É aqui que o usuário do Windows 7 Starter se frustra mais uma vez. A rede Ad Hoc é configurada, mas o compartilhamento de internet não, e  mesmo que você seja o administrador do sistema, aparecerá uma mensagem informando que você não possui privilégios suficientes para fazer essa configuração. "I'm so sorry"!

Isso é uma Trollagem da Microsoft. Porque então tem a opção de ativar o compartilhamento para o usuário do Windows 7 Starter se não existe a função? Vai saber.

Se você não está configurando no Windows 7 Starter o processo será concluído e deverá aparecer a seguinte tela.


A partir desse momento a rede está criada e acessível por qualquer dispositivo que possa conectar-se via wireless. E desse modo eles poderão acessar a internet desde que estejam a até no máximo 9 metros do computador configurado.

No Windows XP

Eu não ia fazer uma publicação sobre o Windows XP porque já é um sistema que está ficando ultrapassado, mas como ainda tem muita gente que usa, acabei mudando de idéia. Se você usa o Windows XP poderá acompanhar as explicações a seguir.

Preste atenção e acompanhe os passos que são descritos para que você não se confunda. Eu digo isso porque o Windows XP que irei usar para fazer esse tutorial está com a aparência modificada para parecer um MAC, mas a modificação está somente na aparência, os caminhos e a estrutura é a mesma de um XP sem modificações. O Windows XP usado está com o Service Pack 3. Vamos lá então.

Antes de começar certifique-se de que seu computador está acessando a internet e que a placa Wireless dele está funcionando corretamente.

Clique no menu "Iniciar" ► "Todos os programas" ► "Acessórios" ►"Comunicações" ►"Conexões de rede".

A janela que você irá ver, estarão sendo mostrados os dispositivos de rede que você possui. Clique com o botão direito do mouse sobre ícone de rede que representa a placa que está conectada à internet - (NÃO É O ÍCONE DA PLACA WIRELESS) - e selecione "Propriedades".


Na janela "Propriedades", na guia "Avançado", deixe marcada a checbox "Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à internet" e confirme.


Agora sim, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone que representa a sua placa de rede wireless e selecione "Propriedades".



Na janela de Propriedades do dispositivo de rede clique na guia "Redes sem fio" e depois no botão "Adicionar...".


Na nova janela dê um nome para a rede que será criada no campo "Nome da rede (SSID):".

Deixe marcada as checkboxes "Conectar mesmo que a rede não esteja transmitindo" e "Esta é uma rede de computador para computador (ad hoc); não são usados pontos de acesso sem fio".

Deixe desmarcada a checkbox "Chave fornecida automaticamente".

Depois escolha o método de autenticação "Compartilhada(o)", deixe a criptografia de dados em "WEP" e digite uma senha para proteger a sua rede.



Clique na guia "Conexão" e marque também a checbox "Conectar-se quando esta rede estiver ao alcance" e confirme em "OK" e depois em "OK" novamente.


Reinicie o computador, a rede estará disponível, e já poderá ser acessada por outros computadores.

As vezes um computador acessa essa rede e demora um pouco para conseguir navegar, isso é normal. Mas se o problema persistir vá ao menu "Iniciar" ► "Painel de controle", do lado esquerdo da tela ache a opção que diz: "Alterar para o modo de exibição clássico", clique nela, clique no ícone "Firewall do Windows" e na janela que se abrir, vá para a guia "Avançado", selecione o correspondente a sua placa de rede wireless e clique no botão "Configurações" para abrir outra janela. Marque a checkbox "DNS" e confirme.



Isso deve resolver. É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.