Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Simule um tablet ou telefone Android no Windows

Agora é possível testar no Windows várias aplicações feitas para tablets e telefones Android através de um emulador fácil de instalar e gratuito. O software ainda está na fase beta e algumas funções simples como o redimencionamento da janela exigem que a aplicação seja reiniciada, mas nada que atrapalhe a jogar Angry Birds Space, que aliás testei e rodou perfeitamente, assim como outros jogos e apps também. Apps que são instaladas muito facilmente através de uma simples pesquisa. Além disso, se você tiver um dispositivo Android, irá poder sincronizá-lo com as aplicações instaladas nesse emulador.

Tutorial

Comece acessando o site bluestacks.com e clique em "Download Now". Isso vai baixar um pequeno arquivo para o seu computador com pouco mais de 3 MB.

Execute ele e clique em "Continue" para começar a instalação.

Ele não é um instalador completo, os outros arquivos do emulador serão baixados agora e se sua conexão é lenta pode ir tomar um café e tirar a "água do joelho".


Ele não é um instalador completo, os outros arquivos do emulador serão baixados agora e se sua conexão é lenta pode ir tomar um café e tirar a "água do joelho".

Quando o download dos arquivos terminar, aparecerá uma mensagem perguntando sobre o idioma que você irá usar. Apenas clique em clique em "Next".


Na tela seguinte eu recomendo você rolar a lista usando o scroll do mouse (rodinha do botão do meio) ou as setas para cima e para baixo do teclado, porque se você der um clique será como se você desse um toque na tela do tablet. A partir de agora a seta do mouse é o equivalente ao seu dedo.

Ache o idioma e clique. Mesmo assim nem tudo ficará traduzido.


Agora o programa pergunta se você tem um telefone Android e quer sincronizá-lo, Clique em "No". Mesmo que você tenha um telefone Android isso pode ser feito depois.


Será necessário um endereço de e-mail. É importante que ele seja um endereço válido. Digite e confirme em "Next".


No passo a seguir apenas clique em "Next". Será uma janela informando o seu número PIN, que é um número que você precisará digitar se for sincronizar as aplicações do emulador com as de um telefone Android.

Esse número vai ser mandado para o e-mail que você cadastrou então não se preocupe em anotá-lo.


Agora você já estará na interface do emulador e ele ainda baixará alguns aplicativos sozinho. Eles aparecerão na parte de cima da tela.

No lado direito serão exibidas algumas aplicações que você pode instalar. São sugestões que irão mudar de acordo com a sua maneira de usar o emulador.

Mas você precisa esperar que a aplicação que você quer apareça ali para instalá-la. Digite na caixa de pesquisa o nome da App que você quer e escolha entre os resultados. Ela será baixada e ficará pronta para uso.

Na parte inferior da tela tem um menu e do lado direito desse menu tem um ícone que acessa as configurações do emulador.


Vou mencionar só as duas que eu acho mais importantes. A primeira faz a sincronização com um dispositivo Android e a quarta gerencia e remove as aplicações.

Voltando a tela inicial digite o nome de uma App que você queira instalar e escolha entre os resultados definidos.

Eu já instalei logo um joguinho. Que outra maneira melhor há de testar não é? Se rodar jogo provavelmente outras aplicações rodarão também.

Aliás, recomendo também a instalação do "GetJar". Não é um jogo, mas oferece uma variedade grande de Apps gratuitas.


Instalei o Angry Birds Space e rodou muito bem. Tão bem que me atrasei com a publicação. :-)


Outra coisa que achei interessante é a possibilidade de instalar navegadores e ver como estão sendo exibidos os sites. Para quem mexe com site e blog é uma "mão na roda" na hora de ver se há algum problema com a exibição das páginas nesses dispositivos.


Gostei do emulador e apesar de ser beta achei que cumpre bem a sua função.

OBS: Como nos tablets Android, se você segurar o clique sobre algo (clique que no caso seria o seu dedo), surgem outras opções. 


É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.