Uma função comum nos sistemas Linux é a possibilidade de deixar qualquer janela aberta sobre as outras, dando à ela destaque mesmo que não esteja sendo usada naquele momento. Evita que você precise ficar pressionando "Alt+Tab". É um recurso que não existe nativamente no Windows, mas pode ser adicionado com a instalação de softwares gratuitos de terceiros. Apresentarei nessa publicação duas opções e em uma explicarei suas configurações básicas.
DicaO primeiro é um programa bem simples e pequeno. Faça o download dele no link abaixo.
Download do Deskpins
Senha para descompactar: lomeutec
Instale sem modificar nada, apenas clique em "Next" até concluir.
Depois da instalação reinicie o Windows.
Através do pressionamento das teclas "Ctrl+F11" surge um pino que você coloca na barra de título da janela com o clique no mouse e isso fará com que ela fique sempre à frente das demais.
O programa é pequeno, cumpre o que promete, não exige configuração, a menos que você queira alterar a tecla de atalho ou a cor do pino.
A segunda opção é um programa que adiciona várias funções às janelas além de simplesmente deixá-las sempre no topo. Faça o download do programa no link abaixo.
Download do eXtra Buttons.
Senha para descompactar: lomeutec
Baixe o arquivo, instale e depois reinicie o computador.
Depois de reiniciado você verá que foram adicionados outros botões na barra de títulos das janelas.
Inicialmente as novas funções são, fixar janela no topo, "Send to tray" (que envia a janela para a bandeja do sistema) e favoritar janela. Podem ser acrescentados novos botões ou retirados os existentes.
O eXtra Buttons assim como o Deskpins fica na bandeja do sistema, mas ao contrário do primeiro esse tem muito mais opções. Para acessá-las clique com o botão direito do mouse sobre o seu ícone e vá em "Options".
Infelizmente não há uma tradução para o português desse programa, então pode ser que alguns achem difícil modificar as opções, mas é só ir testando na prática.
Vamos fazer algumas alterações.
Você verá algo como na imagem acima. É onde é possível definir quais botões serão adicionados ou retirados da barra de títulos das janelas e mais abaixo é possível ver uma prévia além de personalizar a cor dos botões.
Aqui eu deixo uma dica. remova o botão "Send to tray" e adicione o botão "Send to tray menu".
Existem duas vantagens nisso.
A primeira é que se você começar a mandar muitas janelas para a bandeja do sistema, logo ela ficará desorganizada e será difícil achar algo que você precisa.
A segunda é que assim você pode esconder de olhos alheios a janela com o joguinho ou uma página qualquer. Eu sei que sua imaginação vai criar asas agora.
No lado esquerdo clique em "Common options" e deixe selecionado a checkbox "Launch at Windows startup" e desmarque a checkbox "Show splash screen at extra Buttons startup".
Desmarcando essa checkbox o programa irá direto para a bandeja do sistema sem mostrar qualquer janela denunciando sua execução.
No lado esquerdo em "Window menu" é possível definir quais funções ficarão habilitadas ao clicar com o botão direito do mouse sobre a barra de título da janela.
Essa função é interessante, porque assim você pode retirar todos os botões que o programa adiciona na barra de títulos e acessar as funções com o clique do botão direito do mouse. É uma boa solução para quem tem um Windows com tema personalizado em que os botões alterem a estética das janelas.
Outra personalização que pode interessar é o acionamento através de teclas de atalhos. Isso é feito em "Buttons settings" e escolhendo uma função a qual queira aplicar um atalho do teclado.
Na caixa de texto "Current Hotkey" você pode segurar a tecla "CTRL" e pressionar outra tecla para criar um atalho.
O eXtra Buttons só tem uma desvantagem em relação ao Deskpins. Por ele ser um programa beta, algumas funções podem apresentar problemas. Dependendo da data em que estiver vendo essa publicação, você poderá verificar no site do desenvolvedor se existe uma versão mais recente do programa. Segue o link abaixo.
Site do eXtra Buttons: xtrabuttons.com
Bom, é isso! Até a próxima. ;-)