Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Prepare uma instalação do Windows XP pelo Pen Drive

Ok, eu sei que a Microsoft já anunciou o fim do suporte ao Windows XP previsto para 8 de abril de 2014. Embora isso, mesmo depois do fim do suporte sei que ainda vai ter gente usando esse sistema. Isso por que ele se encaixa muito bem em alguns computadores portáteis. Um S.O. leve para os padrões de hardware atuais e que roda os programas que a maioria das pessoas precisam. A alternativa para quem não consegue se adaptar com um Línux e acha o Windows 7 pesado para rodar no seu netbook. Esse tutorial vai ajudar você a iniciar uma instalação do Windows XP através do pen drive, meio usado quando não há uma unidade óptica disponível.

Tutorial

Bem, como eu disse esse tutorial vai ajudar você a preparar uma instalação do Windows XP. Ou seja, vou mostrar como criar o pen drive com o instalador do sistema e iniciar a instalação, o resto é com você. Mãos a obra!

Primeiro baixe o programa no link abaixo, necessário para tornar o pen drive inicializável.

Download do WinSetupFromUSB
Senha para descompactar: lomeutec

Baixe, instale o programa, plugue o pendrive no computador e execute o programa para ver algo parecido com a imagem abaixo, onde em "USB Disk Selection" deve estar aparecendo o modelo do seu pen drive. Se não estiver clique em "Refresh".

Atenção: Certifique-se de que é o pen drive certo que está selecionado ali.


O que você deve fazer a seguir é clicar no botão "HP format tool"


Na tela do formatador que irá se abrir, deixe a opção "File system" em  FAT32 e clique em "Start".


Ao clicar vai aparecer uma mensagem alertando que todos os arquivos que estiverem no pen drive serão apagados. É a sua última chance de se certificar de que é o pen drive certo.

Clique em "Sim" para dar inicio a formatação e aguarde, pois o processo demora. Quanto maior o pen drive mais demorado será o processo.

No final irá aparecer uma janela com uma espécie de relatório da formatação, só clique em "OK".


De volta a janela principal do programa é hora de escolher onde estão os arquivos de instalação do Windows XP.

Coloque o CD na gaveta da unidade óptica, ou selecione uma imagem montada em uma unidade virtual, ou simplesmente use arquivos de instalação copiados em uma pasta no HD. Fica a critério seu. Eu usei o CD de instalação mesmo.

Clique no botão "Browse" para mostrar ao programa onde estarão os arquivos de instalação do sistema.


Clique no botão "GO" e espere mais um bom tempo até que o pen drive bootável seja criado.


Perto do final do processo pode ser que apareça uma tela de licença de uso. Clique em "Agree".


Depois disso ainda vai aparecer outra janela, apenas clique em "OK", feche o programa e retire o pen drive.

Vamos passar a etapa da instalação propriamente dita, plugue o pen drive no netbook, ligue e acesse o "Setup" da máquina.

Para acessar o Setup do computador você terá que ver qual é a tecla que faz isso. Logo assim que o computador é ligado aparece uma descrição, geralmente na parte de baixo da tela, que orienta qual tecla pressionar.

Isso varia de computador para computador.

Tem computador que é necessário pressionar a tecla "F2", em outros o Setup é acessado clicando em "Del" e por aí vai. Cada caso é um caso, veja qual é o seu.

Depois de acessar procure onde é feita a configuração da sequência de boot. Isso também varia de computador para computador.

A idéia de deixar o pen drive conectado antes de entrar no Setup é para ficar mais fácil identificá-lo e para saber qual ordem o boot deverá assumir. É lógico que o pen drive deverá ficar no primeiro lugar.


Não esqueça de salvar antes de sair.


Depois disso o computador vai iniciar pelo pen drive como deve ser para fazer a instalação.

O boot do pen drive é dividido em duas etapas. Na primeira você apenas irá confirmar.


Ao passar por essa tela você terá duas escolhas. Selecione a primeira para começar o instalador do Windows.


As vezes pode acontecer do computador não iniciar a instalação e reiniciar. Se acontecer deixe reiniciar e repita a primeira opção no menu. Isso é normal.

Ao passar por isso configure tudo ao seu gosto. Como eu disse antes, esse é um tutorial de preparação para criar um pen drive bootável, não vou entrar em por menores da instalação do sistema. Até por que isso é fácil e também porque presumo que você já saiba disso. É só seguir as orientações que estarão escritas na tela do seu computador.

Observe que logo após a copia de arquivos o computador reinicia pela primeira vez. Não retire o pen drive.


Irá aparecer o menu de boot novamente. Onde você selecionou a primeira opção na primeira vez, dessa vez você deverá escolher a segunda opção.

O normal é a opção já estar selecionada automaticamente após o reinício, mas nem sempre isso acontece e por isso você deve ficar atento, senão o processo de instalação começa todo de novo. Se isso acontecer apenas saia da instalação e reinicie o computador novamente e aí sim escolha a segunda opção.

Feito isso o processo segue normalmente como se fosse feito através de um CD.

É isso aí e até a próxima! ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.