Como o título sugere, já houve uma publicação antes sobre o mesmo tema. Esta é um complemento daquela e se você não leu é recomendável que veja a Parte I antes. Dessa vez continuaremos a usar a condicional "SE" para realizar formatações em uma tabela. A diferença é que dessa vez nós escreveremos parte do código, ao invés de só usar o assistente. Isso é necessário por exemplo, para zebrar uma tabela ou evidenciar linhas onde estejam os dados que queremos achar.
LibreOffice CalcSeguindo como exemplo a mesma planilha fictícia usada na publicação anterior sobre o LibreOffice Calc, veremos primeiro como zebrar uma tabela.
A primeira coisa a ser feita é selecionar todos os campos que contém os dados da tabela.
Depois vá ao menu "Formatar" → "Formatação condicional".
Na janela de configuração da formatação condicional escolha "A fórmula é" na primeira opção e irá surgir na frente um campo para digitar a fórmula.
Digite: MOD(LINHA();2)=0
Esse comando vai fazer uma divisão por dois do número da linha e vai verificar se o resultado foi zero. Se a resposta for verdadeira ele irá aplicar a linha o estilo que você irá definir agora.
Clique no botão "Novo estilo" e na guia "Organizador" defina um nome para o estilo.
Como eu disse no outro post, definir um nome é importante para manter a organização e saber qual estilo está aplicado a que.
Clique então na guia "Plano de fundo" e escolha uma cor de preenchimento e confirme em "OK".
O resultado será algo como isso.
Se depois de aplicado o estilo você não gostou do resultado, faça como explicado no outro post para editar novamente o estilo.
Na parte I eu também explico como remover uma regra de condicional. Não vou explicar novamente, mas vou fazer isso agora nessa planilha para passar ao outro exemplo.
Através de um critério qualquer de busca, eu quero que a planilha me mostre as linhas que contenham dados referentes a esse critério. Ou seja, onde estiver o dado que interessa a linha ficará formatada com uma cor diferente.
No exemplo vou usar como critério de busca o código do vendedor, mas poderia ser a data da venda, o nome do vendedor o tipo do produto ou outro critério qualquer.
Selecione todos os campos que contenham dados nessa tabela, vá ao menu "Formatar" → "Formatação condicional".
Escolha "A fórmula é" e na caixa de texto à frente você irá colocar a fórmula com a seguinte sintaxe:
=primeira-célula-da- tabela=célula-do-critério
Onde a primeira célula da planilha deverá ficar travada na coluna e a célula do critério deverá ficar travada na coluna e na linha.
Para travar uma célula na coluna você coloca um símbolo de $ antes da letra e para travar uma célula na linha você coloca um símbolo de $ antes do número.
Exemplos:
Célula B32 (destravada)
Célula $B32 (travada na coluna)
Célula B$32 (travada na linha)
Célula $B$32 (travada na coluna e na linha)
Isso serve para casos em que precisamos aplicar uma fórmula em várias células, mas não queremos que essa fórmula sofra alterações de linha e/ou coluna em suas referências.
Trocando em miúdos, deixa a fórmula fixada na célula, seja pela coluna e/ou linha.
Eu sei que ainda não ficou claro, mas é por isso que tem o exemplo abaixo.
Os dados que interessam nessa tabela que estou usando como exemplo começam na célula "B7" e terminam na célula "H21", e a célula de critério de busca está em "J7".
Então nesse caso a fórmula deverá ser escrita assim:
=$B7=$J$7
Lembrando que todas as células que contenha os dados importantes da tabela já deverão ter sido selecionados antes. Sendo assim, nesse exemplo já estão selecionadas as células de "B7" a "H21".
Veja na imagem:
Feito isso clique no botão "Novo estilo" e crie um estilo personalizado para a formatação.
Depois de tudo pronto a tabela ficará como a mostrada na imagem abaixo. Sempre formatando as linhas que tenham os dados que foram digitados na célula de critério, funcionando como uma busca.
Se quiser baixar a planilha usada como exemplo nesse post com as duas condicionais aplicadas pode fazer pelo link abaixo.
Download do exemplo.
Senha para descompactar: lomeutec
É isso aí e até a próxima. ;-)