De acordo com o que dizem os analistas da Kaspersky Lab, o vírus que usa os serviços de mensagens instantâneas para se propagar é uma variação do Worm Dorkbot, que foi disseminado na Europa infectando vários computadores nos últimos dias. Segundo disse o diretor do grupo de pesquisa e análise, - Dmitry Bestuzhev - o malware está ativo desde sábado 06/10/2012 e já nas duas primeiras horas recebeu mais de 500 mil cliques dos usuários.
Foi identificada uma nova versão que ataca os latinos e que apresenta uma mensagem perguntando se aquela é a sua nova foto do perfil. Essa mensagem pode aparecer escrita em inglês, espanhol ou em português, isso depende de onde o internauta está.Sua propagação se dá através de um link que se clicado leva o usuário a fazer o download de um arquivo malicioso que além de raptar informações, se alto replica espalhando a mesma mensagem para os demais contatos do Skype, MSN, ou outros serviços mensageiros que estejam instalados e que tenham seus logins e senhas já salvos no computador.
Também pode se propagar por dispositivos de armazenamentos que se conectam as portas USB como os Pendrives.
O objetivo do vírus é coletar principalmente informações e dados financeiros do usuário, mas também faz com que a máquina se torne um computador zumbi.
Um computador zumbi pode ser usado a distância por crackers para invadir e roubar informações de outros computadores, atacar sites ou enviar spams desviando assim a culpa para o computador controlado remotamente. Dessa forma eles conseguem camuflar ações criminosas.
Arquivos também podem ser roubados do computador infectado.
idgnow.com.br