Criado para nos ajudar a entender mais sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças, Diego é um robô projetado pela Universidade da Califórnia nos EUA e ao vê-lo fica difícil não lembrar do robô David do filme Inteligência Artificial. Por enquanto, qualquer associação da ficção com a realidade para por aí. Diego é apenas capaz mostrar algumas expressões humanas enquanto aprende como uma criança qualquer, observando e registrando as interações feitas com ele.
Diego tem feições que imitam a aparência de uma criança de aproximadamente um ano de idade, ao que parece, recebeu esse nome por estar sendo desenvolvido em San Diego na Califórnia.É constituído de 44 articulações pneumáticas e 27 partes móveis no rosto que criam algumas expressões como felicidade, tristeza, medo, perplexidade, raiva e outras mais. Possui também câmeras de alta definição atrás dos olhos que ele usa para gravar e aprender sobre o comportamento das pessoas. Seu aprendizado se dá por meio de um algoritmo elaborado especialmente para ele.
Veja o vídeo.
O cientistas esperam, através das observações do aprendizado e mudanças comportamentais da máquina, compreender também mais sobre o desenvolvimento das crianças.
Isso será útil por exemplo, para ajudar crianças com autismo ou dificuldade de socialização onde Diego poderá ser usado para criar situações de interações sociais entre ele e as crianças, como jogos e brincadeiras de imitação.
dailymail.co.uk