Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Site gratuito para testar a sua capacidade auditiva

Morar em grandes cidades nos deixa exposto a vários tipos de ruídos. A buzina dos carros, o barulho de obras, o caminhão da pamonha, o funkeiro sem fone de ouvido e por aí vai. Algumas pessoas permanecem em ambientes insalubres ao ouvido por mais tempo que outras. Como por exemplo, quem trabalha em casas noturnas ou fábricas com maquinário pesado. Com o tempo isso poderá resultar em redução da capacidade auditiva. Para descobrir se você já não escuta mais tão bem como antes o correto é procurar um especialista que irá fazer os exames adequados. Só assim é possível obter o diagnóstico correto. No entanto, uma empresa coreana com sede no Brasil, especializada em produtos para melhorar a audição humana, criou um site que oferece um serviço gratuito para que qualquer pessoa possa testar a sua capacidade de audição. O teste não serve como um exame clínico, mas o resultado pode mostrar se foi detectada alguma deficiência e nesse caso você saberá se é necessário consultar um médico para um diagnóstico mais preciso.

Dica

OBS: Aparentemente o site não disponibiliza mais o teste, mas permite o download de um programa que promete melhorar a capacidade auditiva.

A Biosom é uma empresa Coreana que atua também no Brasil e é especializada em produtos para auxiliar e melhorar a audição. Essa empresa criou um site que oferece um teste gratuito para medir a capacidade auditiva. Para fazer o teste é necessário ter um fone de ouvido plugado e devidamente configurado no computador.

Clique aqui para acessar o site.

Ao carregar o site clique em "Continuar" até chegar em uma página como é mostrada abaixo.


Clique em "Reproduzir" e você deverá ouvir uma voz feminina contando até 9. Nesse ponto você deve ajustar o volume a um valor confortável ao ouvido, nem muito alto e nem muito baixo.

Minha recomendação é que você verifique o volume do som no computador e o deixe no máximo, enquanto que o ajuste de volume do site permanece em 50% assim como mostrado na imagem acima.

Ao terminar os ajustes clique em "Continuar". A partir desse ponto não mexa mais no volume do computador e indique corretamente o seu sexo e idade na próxima tela.


Mais uma vez clique em "Continuar". O programa descreve como será feito o teste.


O programa vai simular alguns ambientes. Selecione qualquer um.


No passo a seguir é que o teste efetivamente começa. O site ditará alguns números e você deve repetí-los na ordem que ouviu utilizando teclado. Se não conseguir ouvir o número ditado clique no botão do sinal de exclamação.


No final do teste é dado um resultado informando se sua audição está boa ou se é necessário procurar um especialista. O meu resultado não foi muito bom e no final consegui apenas 60%.


Mesmo se seu resultado não for bom não é motivo para qualquer alarde. Testes audiométricos feitos por profissionais são realizados em cabines com isolamento acústico em total silêncio. São usados fones de ouvidos onde são emitidos sons de diferentes frequências em cada ouvido separadamente para testar a capacidade de cada um.

O teste feito pelo site é bem superficial e não deve ser encarado como um diagnóstico médico.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.