Veja nessa publicação de maneira rápida e direta um exemplo mostrando como criar redirecionamentos de portas. Será usado um modem Velox e um roteador Wireless comum da Multilaser. No entanto, as marcas e modelos não importam. O procedimento poderá ser adaptado a qualquer modem ou roteador que você possua na sua casa. Esse post é ideal para aquelas pessoas que necessitam configurar serviços de acesso remoto, servidor FTP, servidor de jogos e coisas do gênero.
Nesse post usarei como exemplo a necessidade que tive em abrir as portas 27000 até 27050 do meu roteador e do meu modem para conseguir fazer com que fosse possível que outras pessoas conseguissem entrar na sala do jogo Team Fortress montada no meu computador.
O procedimento é o mesmo para qualquer tipo de porta que você deseje abrir.
Como esse é um post mais técnico, não irei me aprofundar em minúcias, nesse caso assumo que o leitor já tem algum tipo de conhecimento mínimo prévio. Mesmo assim não se preocupe, tentarei deixar as coisas mais claras possíveis.
Recomendo que se faça pelo menos duas leituras completas e com atenção desse post antes de tentar por em prática.
Levando em consideração o exemplo da minha rede interna, que conta com um modem e um roteador, deveremos fazer a configuração na seguinte ordem:
1º - Definir IP fixo no computador;
2º - Abrir portas no roteador e direcioná-las para o computador;
3º - Abrir portas no modem e direcioná-las para o roteador;
A primeira coisa que você terá que fazer é definir um número IP fixo para o seu computador. Lembre-se de que ele deve respeitar a faixa de IPs da sua rede.
Geralmente as redes domésticas ficam com IPs de 192.168.0.1 até 192.168.0.254.
Meu roteador está configurado para usar o IP 192.168.0.1, e distribui IPs nas faixas de 192.168.0.100 até 192.168.0.200. Portanto terei que colocar o IP fixo do meu computador nesse escopo.
Decidi então que iria usar o IP fixo no computador sendo ele 192.168.0.105, que fica dentro da faixa de IPs mencionadas acima.
Para isso vá ao "Painel de Controle" ► "Rede e Internet" ► "Conexões de Rede" ► clique com o botão direito do mouse sobre o ícone que representa a placa de rede que fica conectada a internet e clique em "Propriedades".
Ache a opção "Protocolo TCP/IP Versão 4 (TCP/IPv4)" dê duplo clique nela para abrir as configurações e configure com um IP fixo de acordo com a faixa de IPs da sua rede.
Na minha rede ficou assim. Lembre-se de que a imagem abaixo é só um exemplo.
Confirme e vamos então a configuração das portas no roteador. Abra o seu navegador e digite o IP do seu roteador para acessar a interface de configuração. Logicamente você deverá saber qual é o IP do seu roteador e também a senha e logon para acessar o mesmo.
As interfaces de configuração variam muito entre os modelos de roteador, mas quase todos compartilham as mesmas opções. Localize uma área na configuração no seu roteador que se pareça com a mostrada na imagem abaixo:
Essa área deve chamar algo como "Virtual Server".
Na imagem acima já existe uma configuração feita. É a configuração que uso para abrir as portas do meu servidor de jogo do Team Fortress.
Observe como foi feita a configuração.
Em "Start Port" coloquei a porta inicial que queria abrir que no caso era a 27000 e em "End Port" coloquei até onde as portas deveriam ser abertas. Ou seja, tudo entre 27000 e 27050 está aberto.
Coloque a faixa de portas que você deseja abrir aí nessa parte. Se você quiser abrir apenas uma porta repita ela em "Start Port" e em "End Port".
No campo onde você deve completar o endereço IP complete com o IP que você fixou no seu computador.
Na opção seguinte defina se a porta que você quer abrir é TCP, UDP ou se é as duas ao mesmo tempo. Nesse último caso escolha "Both" ou "ALL", depende de como estiver aí no seu roteador.
E por fim ative a opção e salve a configuração. Os ajustes no roteador já estão prontos, vamos as configurações do modem.
Já configuramos o IP fixo no computador, já configuramos o redirecionamento de portas do roteador para o PC, agora iremos configurar o redirecionamento de portas do modem para o roteador.
Abra o seu navegador e digite o IP do seu modem para acessar a interface de configuração. Mais umas vez, logicamente você deverá saber qual é o IP do seu modem e também a senha e logon para acessar o mesmo.
Procure novamente a opção "Virtual Server" dentro das configurações. Ao encontrar você deverá fazer uma configuração muito parecida com a feita anteriormente no roteador, no entanto, ao invés de apontar para o IP do computador, o modem deverá apontar para o IP do roteador.
Como identificar o IP que o roteador está recebendo do modem?
Aqui a coisa talvez complique um pouco. No meu caso o roteador usa o IP 192.168.0.1. Esse é o IP que uso para acessar a interface gráfica do roteador.
O meu modem está configurado no IP 192.168.1.1. Esse é o IP que uso para acessar a sua interface gráfica do modem.
O meu roteador distribui IPs na faixa de 192.168.0.100 até 192.168.0.200 e por isso defini o IP fixo do computador em 192.168.0.105
Mas meu modem que trabalha em outra faixa de IPs e fornece IPs a partir de 192.168.1.2 até 192.168.1.253.
Meu roteador pega o IP 192.168.1.2 do modem, pois é o único dispositivo conectado diretamente ao modem. Se quiser tirar a dúvida e saber qual é o IP que o seu roteador está pegando do seu modem é só procurar por uma opção no seu modem que mostra o endereço IP e o endereço MAC do dispositivo que está conectado a ele.
No caso desse modem do exemplo basta clicar no botão "Current Pool Summary" mas como são vários modelos de modens e varias interfaces diferentes não tem como eu explicar cada uma e você terá que achar isso sozinho ou lendo o manual do seu modem.
Saber qual é o IP que seu roteador está pegando do seu modem é crucial para completar a configuração. Sem isso não há como continuar.
Mas como dito antes, sabendo qual é o IP, e continuando baseado no exemplo da configuração que uso, bastará achar na interface de configuração do modem a opção "Virtual Server"
Configure as portas como explicado anteriormente, só que o IP colocado para o redirecionamento terá que ser o IP do roteador. Veja o exemplo:
Eu sei que essa não foi uma leitura muito fácil, mas tentei simplificar o máximo possível levando em consideração as várias possibilidades de interfaces e configurações de modens e roteadores disponíveis.
É isso aí e até a próxima. ;-)