Cada GPU (Graphics Processing Unit) possui diferenças físicas que as tornam únicas assim como impressões digitais. Pensando nisso, o projeto Puffin desenvolveu um software capaz de identificar e essas peculiaridades com o objetivo de criar mais uma barreira contra as ações de Hackers. A GPU é o processador dedicado e responsável pelo vídeo no seu computador cuidando da renderização dos gráficos. Renderização é o processamento de imagem digital. Basicamente são cálculos que devem ser feitos para transformar dados em imagens. As GPU's também estão presentes nos console de video games.
O Projeto Puffin desenvolve mecanismos de segurança baseados no fato de que nenhum computador é igual ao outro e que é possível identificá-los individualmente através de diferenças físicas em seus componentes.Uma idéia - dizem os desenvolvedores do projeto - é usar essa tecnologia para impedir ações hacker de invasões de contas de usuários de jogos on-line.
O projeto ainda precisa evoluir para permitir que várias pessoas possam se registrar para usar contas diferentes no mesmo computador ou console.
Por exemplo, a conta que você criou só poderia ser acessada através do seu computador, ao qual possui uma GPU com características únicas. Você poderia dividir esse computador com outra pessoa que teria outra conta associada a esse mesmo computador, mas nenhum dos dois o qualquer outra pessoa conseguiria acessar essas contas de outro computador, pois as características físicas e individuais da GPU de um outro computador não iriam conferir com as da GPU associadas as contas.
Essa seria uma camada extra de segurança contra invasões e roubos de contas de usuários de games on-line.
O projeto pretende se estender também para tablets e smartfones e sua conclusão está prevista para 2015.
techtudo.com.br