Foi através da CES (Consumer Electronics Show), uma feira realizada anualmente em Las Vegas entre os dia 10 e 13 de janeiro, e que apresenta ao público novos conceitos de produtos eletrônicos que poderão estar disponíveis para mercado em breve, que a empresa Displair fez a demonstração de uma tela de vapor de água capaz de se comportar como uma tela sensível ao toque. A tecnologia apresentada por essa empresa russa parece ainda estar "engatinhando" e por enquanto está mais para algo interessante do que realmente útil.
Basicamente é um "trambolho" que cria uma parede de vapor de água onde é exibida a imagem que pode vir de um dispositivo móvel ligado a um projetor na parte de trás. Possui uma câmera embutida que capta os gestos e interações do utilizador no vapor e os converte em comandos.Veja o vídeo de apresentação feito durante a feira.
Como você deve ter percebido, há atrasos na captação dos movimentos que também nem sempre são muito bem interpretados pelo equipamento. Mesmo assim pode ser o início de mais uma tecnologia usual.
Talvez o alvo dessa tecnologia nem seja o usuário comum. Talvez seja o mercado publicitário. Algo que substituiria por exemplo, letreiros ou aqueles bonecos de ar em porta de lojas e postos de gasolina que existiam ao montes espalhados por aí há algum tempo atrás.
A previsão é que esta tecnologia esteja disponível ao consumidor em até cinco anos pela bagatela de US$ 10.000,00 e até lá ela ainda passará por mais fases de testes, desenvolvimento e aperfeiçoamento.
huffingtonpost.com