Uma tática que é adotada por quem propaga spam é enviar mensagens que exibem o endereço de e-mail do remetente igual ao do destinatário. Você recebe o e-mail e quando vai verificar quem enviou não consegue, pois é como se você mesmo tivesse enviado a mensagem. É um método de camuflagem chamado "spoofing" que alguns "spamers" usam. Assim fica mais difícil de bloqueá-lo e identificá-lo. Vou mostrar como como impedir esse tipo de e-mail no OUTLOOK.COM (Antigo Hotmail). Uma mensagem que chega a você dessa maneira nunca será boa coisa. Alguns desses e-mails dizem que você foi sorteado em alguma promoção, que há uma intimação expedida no seu nome ou que seus dados bancários estão desatualizados. São e-mail falsos que trazem em anexo algum vírus ou link onde geralmente são solicitadas informações. Assim quem enviou captura dados importantes como números de documentos e até senhas.
DICALeia toda a publicação antes de começar qualquer procedimento. Serão apresentados dois métodos. Veja qual é melhor para você.
1º Método:
COMO OBTER O E-MAIL REAL DO REMETENTE
Ao receber uma mensagem assim não precisa nem abrí-la. Clique com o botão direito do mouse sobre ela e depois escolha a opção "Exibir origem da mensagem".
O navegador vai abrir outra aba onde estarão várias informações.
Você deverá procurar por "Return-Path:".
Para facilitar você pode pressionar as teclas "CTRL + F" para abrir uma caixa de pesquisa no navegador e colar o termo para encontrá-lo mais rápido.
Na frente desse termo estará o e-mail verdadeiro do remetente.
Você deverá copiar o e-mail do remetente para poder bloqueá-lo. Agora preste atenção na próxima dica. Ela deve ser usada com cuidado.
Se o remetente não enviou esse e-mail de nenhum serviço reconhecido como UOL, GMAIL, YAHOO, R7, etc. Então é recomendado que você copie apenas da "@" pra frente. Como está marcado na imagem acima onde o trecho está mais escuro. Exemplo:
E-mail completo do remetente:
www-data@li1027-109.members.linode.com
Parte que devemos copiar:
@li1027-109.members.linode.com
Faremos isso para, na próxima etapa, bloquear qualquer e-mail proveniente desse domínio e não apenas de um remetente específico. Alguns domínios são registrados apenas para a prática de SPAM. Bloqueando o domínio, você já bloqueia e-mails falsos de vários outros remetentes.
No entanto, fazer o bloqueio dessa forma quando o serviço de e-mail é conhecido, como os já mencionados acima e também alguns outros que deixei de mencionar, impedirá que você receba e-mails genuínos.
Portanto, tenha certeza do que está fazendo. E se essas explicações não foram suficientes para esclarecê-lo, então é melhor copiar o endereço completo do remetente.
COMO BLOQUEAR O REMETENTE
Agora que você já sabe e já copiou o endereço de e-mail real do remetente é hora de colocá-lo na lista de bloqueados.
No canto superior direito do seu Outlook há uma engrenagem. Clique nela e depois em "Opções".
Localize a opção "Remetentes confiáveis e bloqueados".
Clique nela e depois em "Remetentes bloqueados".
Aparecerá uma caixa de texto e é nela que você deve colar o e-mail do remetente.
Depois clique no botão"Adicionar à Lista" e o bloqueio estará aplicado.
Na imagem acima decidi bloquear o domínio, mas como já havia dito, no caso de dúvida cole o endereço completo do remetente.
Caso queira reverter o bloqueio, selecione-o na lista da direita e depois clique no botão "Remover da Lista".
Esse é um método que não só serve para bloquear spam, mas também todo o tipo de mensagem que você não deseja receber. Se você estiver sendo incomodado com mensagens de e-mail de uma pessoa, basta seguir esses procedimentos colocando o endereço de e-mail completo dela. Mas aqui fica um aviso. Se esse for o caso, prefira sempre bloquear o endereço completo e não o domínio. Ao bloquear um domínio você impedirá que outras mensagens desse mesmo domínio também cheguem. Por exemplo: Se você fizer o bloqueio de domínio com alguém que tem o e-mail "chatopracarvalho@gmail.com", então você não receberá mais nenhum e-mail de qualquer um que utilize o domínio do GMAIL. Espero que agora tenha ficado claro. Por isso, e sei que estou sendo prolixo, para esses casos bloqueie o endereço completo do remetente.
2º Método:
Há um método ainda mais fácil que é fazer uma denuncia de "Phishing".
Phishing é um tipo de fraude eletrônica onde a vítima é enganada e induzida a fornecer informações pessoais como números de documentos e senhas, pensando estar fornecendo essas informações para uma fonte confiável quando na verdade não está.
Marque a mensagem e caso ela esteja na caixa de entrada haverá um menu "Lixo Eletrônico" e se a mensagem já estiver no lixo aparecerá um menu "Não é lixo eletrônico". Seja como for, clique na seta que aponta para baixo ao lado do menu e vá em "Tentativa de phishing".
Só isso já resolve o problema e ajuda a comunidade que utiliza o serviço de e-mail.
É isso aí e até a próxima. ;-)