Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Jolicloud - Sistema operacional para netbooks

O Jolicloud é um Línux - derivação do Ubuntu - que se propõe através de uma interface gráfica otimizada para telas pequenas, tornar mais proveitosa a experiência com netbooks associando recursos da internet e redes sociais com softwares instalados no sistema. É um híbrido que mescla aplicativos locais com outros na web como o Google Docs, GMail, Facebook, etc. Suas configurações são armazenadas em um servidor remoto de modo totalmente seguro, facilitando ao usuário restará-las em outro computador que possua o sistema Jolicloud instalado. A aparência de seu desktop é totalmente diferente do Microsoft Windows ou de qualquer distribuição Línux de que já se tenha visto. Se parece mais com a interface de um aparelho celular moderno. Acompanhe abaixo um tutorial de instalação e alguns recursos disponíveis nele.

Tutorial

Este é um sistema operacional de distribuição livre e você pode baixá-lo neste link:

http://www.jolicloud.com/

Depois de baixar você terá gravar em um cd. É um arquivo de imagem e portanto deve ser gravado como tal, e não como um cd de dados comum. Se você não entendeu o que eu disse, procure no Google "O que é arquivo de imagem" antes de queimar o seu cd.

Para dar início aos procedimentos tenha em mente que o tutorial se aplica a quem deseja instalar o sistema em um HD vazio. Se você já possui um sistema operacional instalado e deseja se aventurar deverá ter um pouco mais de conhecimento sobre o assunto. Faça cópias dos seus arquivos importantes antes de continuar.

Depois de gravar o cd, coloque-o na gaveta e reinicie o computador. Seu computador deve estar configurado para iniciar a leitura de boot pela unidade de cd, se não estiver, entre no Setup Cmos da sua máquina e altere a configuração. Para fazer isso, você deve ao iniciar o seu computador pressionar a tecla que permite a entrada no mesmo, mas isso varia de computador para computador. No meu caso por exemplo, eu estou usando uma máquina virtual que imita totalmente um computador real e neste caso a tecla que eu devo pressionar é "F2", mas na maioria dos casos a tecla é "Delete".


Dentro do Setup Cmos existem muitas opções que também variam muito de computador para computador, lá você deve procurar pela configuração se seqüência de leitura de boot.


Salve a configuração e saia para quando reiniciar ver uma tela como esta abaixo.


Depois de selecionar o idioma serão apresentadas algumas opções. Se você escolher a primeira, poderá testar o sistema sem instalá-lo no seu computador. Essa é a melhor opção para quem só quer sanar a curiosidade sem efetuar qualquer modificação, mas como a proposta do tutorial é a instalação, escolha a segunda opção.


Aguarde o carregamento da próxima tela e escolha o idioma do sistema. Clique em 'Avançar'.


Escolha o fuso horário e clique em 'Avançar'


Na próxima tela você terá a oportunidade de mudar e testar a configuração do teclado. No campo reservado para digitação, confira se os caracteres especiais do seu teclado estão devidamente configurados, se não estiverem você poderá alterar clicando em 'Escolha o seu próprio' e depois corrigindo para o tipo correto na seleção abaixo. Não há segredo, ao terminar clique em 'Avançar'.


Partindo da premissa de que o sistema está sendo instalado em um HD formatado e vazio apenas selecione-o e clique em 'Avançar' para 'Usar o disco inteiro'. Para usar a opção 'Especificar particionamento manual (avançado)' você deve conhecer bem o assunto e como estão definidas as partições do disco. Tome muito cuidado se decidir escolher essa opção, afinal operações a partir deste ponto não podem ser revertidas. Você poderá perder dados e arquivos caso já haja um sistema instalado no computador. Poderá sobreescrever, formatar, redimencionar ou apagar qualquer partição durante esse processo. Insisto que só continue se souber claramente o que está fazendo, ou se o HD estiver vazio, ou se não há problema algum quanto a qualquer perda acidental de dados. Você foi avisado, continue por sua própria conta e risco. Clique em 'Avançar'.


Por seguinte, aparecerá um formulário onde no primeiro campo você coloca o seu nome, no segundo campo digita o login do sistema e logo abaixo a senha de login do sistema. O último nome será o nome dado ao computador. Preencha todos e clique em 'Avançar'.


Aparecerá uma tela para que sejam conferidas as configurações antes de dar início a instalação. Caso necessite configurar um proxy para conexão com a internet clique no botão 'Avançado' antes de continuar. Se tudo estiver certo clique em 'Instalar'.


Terminado o processo, será solicitado o reinício do computador. Confirme para reiniciar e retire o cd quando for mandado. É possível que o processo evolua rápido até próximo de 82% e permaneça nessa porcentagem por bastante tempo. Isso é normal, apenas aguarde que a instalação será concluída.

_______________________________________

Quando o reinício estiver completo será pedido o login e a senha cadastradas durante a instalação. Depois de logar você verá uma tela como mostrado na figura abaixo.


O lado esquerdo funciona como o menu iniciar no Windows. É aonde estão os programas, as configurações do sistema e utilitários. O meio da tela mostra os componentes do item selecionado no menu do lado esquerdo. Do lado direito da tela você encontra os atalhos para as pastas particulares, rede, unidades de cd, pen drives, atalho para área de trabalho e o botão para desligar o sistema. As janelas ativas ocupam praticamente toda a tela e os aplicativos minimizados são representados por ícones no topo perto do ícone de casa, que na verdade é um botão que oculta as janelas ativas e mostra a área de trabalho. Também no topo, mas do lado direito, estão outros ícones que mostram algumas informações para o usuário como por exemplo se há atualizações disponíveis, conectividade com os recursos do Jolicloud na Web, conectividade de rede, status do processador, áudio do sistema, funções ativas no seu teclado como o Num Lock e o relógio do sistema.


Praticamente toda a configuração é feita automaticamente pelo Jolicloud durante a instalação, inclusive configuração básica da rede mesmo quando há máquinas Windows compartilhando pastas. É tudo muito fácil e intuitivo, basta apenas um pouco do seu tempo para se acostumar com esse layout diferente. Mas para usar todos os recursos disponíveis você deve criar uma conta de usuário no servidor do Jolicloud na internet. Clique no ícone de nuvem azul no menu 'Favoritos' e você será enviado para uma tela de login. Se você já possui uma conta no Facebook poderá utilizá-la para logar, mas se esse não é o seu caso clique em 'Create new account' e faça um cadastro gratuito.


Ele insistirá que você pode usar uma conta do Facebook, mas como esse não é o caso clique em 'click here'.


A tela de cadastro não poderia ser mais simples, mas depois de preencher os campos não deixe de marcar a checkbox para que seu sistema receba novas atualizações.


Nas próximas duas telas confirme e você voltará para a página de login. Antes de logar você deve confirmar o cadastro clicando no link na mensagem que foi enviada para o seu email.


Depois disso, volte a tela de login do Jolicloud onde você deverá preencher os dois campos em acordo com os dados que você acabou de cadastrar e depois clicar em 'Sign in'.



Será solicitado que você informe o modelo do seu computador e que dê a ele um nome para identificá-lo. Se o modelo do seu computador não está na lista ou se você não sabe, poderá rolar a lista até o final e escolher a opção 'Unknown Other computer', embora o melhor mesmo é colocar o modelo certo, ou seja, se você não sabe, dê uma olhada no manual do seu computador. Quanto ao campo 'Choose a name for your computer' pode ser preenchido à sua escolha.


Depois disso a primeira tela que você verá será uma que informa sobre as atualizações pendentes. Clique em 'UPDATE ALL' e digite a sua senha.


Enquanto atualiza clique no link 'APP DIRECTORY' e veja que aí estão as aplicações disponíveis para o seu sistema separadas por categorias. Para instalar alguma basta clicar em 'INSTALL' e fornecer a sua senha que ele se encarregará de baixar o pacote do programa e deixá-lo pronto para uso. Se preferir, use a caixa de pesquisa para buscar uma aplicação específica.



O link 'SETTINGS' lhe permite ajustar as informações do seu perfil que é criado automaticamente durante o cadastro, já que o Jolicloud tem o foque nas redes sociais.


Testei a reprodução de arquivos MP3 e vídeos e não tive nenhum problema sem que eu precisasse instalar qualquer codec.



Na verdade só tive problema com reprodução de arquivos WMV, nada que faça falta realmente. E quanto ao flash player também já vem instalado junto com o sistema. Para testar acessei meu site que é inteiramente feito em flash e carregou tudo normalmente.


Só senti falta mesmo foi do Java, que é essencial para quem usa os serviços de intenet bank, mas nada que tirasse a minha empolgação com o sistema que me deixou impressionado pela facilidade de uso. Confesso que ao perceber que era um sistema que possui a mesma "alma" do Ubuntu fiquei meio com o "pé atrás", já que é uma distribuição que não me agrada muito. Este é um sistema que eu recomendo a instalação em seu netbook ou notebook, pois se apresentou estável, rápido, de fácil instalação, fácil adaptação, fácil entendimento para o usuário e exige pouca configuração. Cabendo somente aproveitar os recursos disponíveis e cuidar da personalização da aparência.

Veja também sobre cloud-computing - Os sistemas operacionais das nuvens.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.