Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Os sistemas nas nuvens (cloud computing)

Os sistemas operacionais nas nuvens (cloud computing) vem se tornando muito comuns. Para usá-los basta um dispositivo com acesso a internet com um navegador (Browser) integrado, como na maioria dos telefones celulares de hoje. Com a sua popularização o preço dos computadores tende a cair, pois não será necessário que sejam tão potentes para acessar os recursos que estarão disponibilizados remotamente. Devido o aumento do acesso pelas massas, uso da internet também ficará mais acessível. A pergunta que devemos fazer é: Será que o sistema brasileiro está preparado para um aumento tão significativo no tráfego de internet? É algo a se pensar, tendo em vista que esta é uma realidade já presente. Veja abaixo algumas alternativas de cloud computing já disponíveis e suas caracterísitcas principais.

Curiosidade

Windows4All

O primeiro é o Windows4All, com uma interface muito parecida com a do Windows Vista, possui barra lateral com Gadgets, gerenciador de arquivos para o disco virtual, Internet Browser, Editor de texto Rich, Bloco de notas, Calculadora, Player de vídeo, jogos básicos e outras aplicações. É possível acrescentar novos programas desde de que estejam no formato XAP do Silverlight. Não exige qualquer cadastro, talvez por ainda estar em uma versão beta. A única coisa necessária é que se tenha instalado em seu computador o Silverlight. Para instalá-lo tente usar o update, caso não consiga por lá utilize um dos links abaixo de acordo com o sistema operacional instalado no seu computador.

Silverlight Mac

Silverlight Windows

No línux você precisará procurar pelo pacote Moonlight de acordo com a sua versão.


Cique na imagem acima para testar o sistema.

______________________________________
EyeOS

Neste você precisará fazer um cadastro básico e muito rápido. Antes deverá escolher entre a versão clássica e a versão beta. Basta acessar um dos dois e escolher "novo utilizador" ou "new user".

Versão Clássica:


Versão Beta:


OBS: O sistema agora é acessado pelo link abaixo e foi muito modificado.

EyeOS

Este sistema pode ser usado também por organizações. Possui atualmente 67 aplicações e utilitários incluindo um processador de textos, uma agenda, um leitor de PDF e vários programas desenvolvidos pela comunidade. As imagens acima levam para o site do EyeOS.

______________________________________

Glide OS

Acessível a partir de computadores ou celulares, o Glid OS só exige um cadastro que não leva nem dois minutos para ser feito. Oferece 30GB de espaço, suíte com vários aplicativos inclusive com editor de imagem, conta de email, e a possibilidade de construir um site. Os recursos são muitos só mesmo acessando para conferir. Permite a criação de seis contas para utilização sendo uma para criança. Tudo nele é muito intuitivo e dentre os outros dois já apresentados até agora é o mais interessante, vale a pena conferir.


Para acessar o site clique na imagem acima

OBS: O serviço não existe mais.

______________________________________

Icloud

Este também exige cadastro, mas como nos outros é uma tarefa rápida de ser cumprida. Ele é excepcional, além de um visual bonito é muito profissional, de longe o melhor em minha opinião. Dispõe apenas de 3GB de espaço para guardar as suas "tranqueiras", mas em compensação é cheio de aplicações e tudo mais que um computador pessoal deve ter. O único problema é que se você tiver uma conexão ruim com a internet, não conseguirá aproveitar tudo que ele pode oferecer. Possui suíte de escritório, Unzip, Media Player, organizador de fotos e compartilhamento, Browser, rádio, etc. Você vai passar algumas horas se divertindo e descobrindo tudo que ele tem.


Para começar a brincar com ele clique na imagem acima.

______________________________________

Você pode ver que existem já disponíveis algumas opções de sistemas nas nuvens que podem ser aproveitadas principalmente por quem viaja muito e precisa ter a mão meios para armazenar, compartilhar e editar documentos.

Veja também o Jolicloud - O sistema operacional para Netbooks.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.