Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Inserir marca d'água em documentos do Word

Uma maneira de deixar seus documentos do Word com um aspecto mais profissional é colocar nele uma marca d'agua, que pode ser um texto ou uma imagem de logotipo. Além é claro de dificultar o plágio do seu trabalho por aquele sujeito que tem gosta de copiar tudo que vê.

Word

Word 2000:

Abra um documento vazio do Word, vá ao menu 'Exibir' e escolha 'Layout de impressão'. Depois coloque o zoom em modo de página inteira.


Depois vá ao menu 'Exibir' e clique em 'Cabeçalho e rodapé'.


Primeiramente irei demonstrar um exemplo de aplicação de marca d'agua com uma imagem. Vá ao menu 'Inserir' e clique em 'Figura' e depois em 'Do arquivo' para selecionar a imagem a partir do seu computador. Eu irei usar um clipart como exemplo.


Depois de aplicada, clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione 'Formatar figura'. Uma nova janela irá se abrir. Na aba 'Figura' em 'Controle de imagem', há uma caixa de seleção. Escolha 'Marca d'agua'.


Clique na aba 'Layout', escolha a opção 'Atrás' e confirme clicando em 'OK'.


Agora clique sobre a imagem, dimensione e arraste para onde quiser para posicioná-la. Depois poderá fechar a barra de cabeçalho e rodapé e estará pronto. Veja um exemplo com uma página preenchida e com marca d'agua.


Vamos ver agora como se faz marca d'agua com um texto qualquer. Com um documento novo do Word, vá ao menu 'Exibir' e escolha 'Layout de impressão'. Depois coloque o zoom em modo de página inteira. Volte ao menu 'Exibir' e clique em 'Cabeçalho e rodapé'. Em seguida vá ao menu 'Inserir', clique em 'Figura' e depois em 'WordArt'.


Selecione o primeiro estilo do WordArt e dê 'OK'.


Na próxima tela você deverá digitar o texto que será a sua marca d'agua. Depois de digitar, confirme. Depois de aplicado, clique com o botão direito do mouse sobre o texto e selecione 'Formatar WordArt.


Na janela que se abrirá, escolha uma cor de preenchimento para as letras, o ideal é que seja uma cor acinzentada, marque a checkbox 'Semitransparente' e em cor da linha selecione 'Sem linha'.


Agora clique na aba 'Layout', selecione o quadro 'Atrás' e confirme em 'OK'.


Vamos então rotacionar a palavra. Para isso clique no ícone de seta torta na barra de ferramentas do WordArt. Aparecerão alguns pontos em volta da palavra. Quando você para o cursor do mouse sobre um desses pontos o cursor toma a forma dessa seta torta. Quando isso acontecer, clique, segure e arraste para girar a palavra.


Depois de colocá-lo na posição correta, dê um clique em qualquer área do documento para que os pontos do WordArt mudem para uma forma onde se permite alterar o tamanho. Da mesma maneira, clique, segure e arraste até alcançar o tamanho desejado.


Após esse ajuste você já poderá fechar a barra de ferramentas do WordArt e do cabeçalho e rodapé.


Você víu que fazer isso no Word 2000 toma um pouco do seu tempo. O ideal é que você faça a marca d'agua em um documento vazio e depois o salve como modelo. Para salvar como modelo vá ao menu 'Arquivo', clique em 'Salvar como' e na caixa de seleção em baixo escolha 'Modelo do documento (*.dot)'.


Assim você terá essa trabalheira toda somente uma vez.

Word 2003:

Para começar abra um documento novo no Word e no menu 'Exibir' escolha 'Layout de impressão'. Aplique um zoom de página inteira no documento. Vá então ao menu 'Formatar', clique em 'Plano de fundo' e depois em 'Marca d'agua impressa'.


Abrirá uma janela onde você terá opções para colocar uma marca d'agua a partir de uma imagem no computador ou um texto que você digitará ali mesmo e o próprio Word se encarregará de fazer os ajustes finos necessários. Para inserir uma imagem como marca d'agua deixe marcada a opção 'Marca d'agua de imagem', clique no botão logo abaixo 'Selecionar imagem' e escolha uma a partir do seu comptutador. Depois é só confirmar.


Para deixar um texto como marca d'agua deixe marcada a opção 'Marca d'agua de texto'. Digite-o em 'Texto'. As outras opções permitem que você personalize. Depois é só confirmar.


Muito mais fácil do que na versão 2000 do Word. É tão fácil que nem precisa se dar ao trabalho de salvar como modelo.

Word 2007:

Nessa versão do Word é ainda mais fácil. Em um documento novo vá até a guia 'Layout da Página', clique no botão 'Marca d'agua' e veja várias opções disponíveis. Clique em 'Personalizar Marca D'agua'.


Irá aparecer uma janela muito parecida com a do Word 2003.


Faça as configurações da mesma maneira que foi explicado no exemplo sobre o Word 2003 e você terá o seu documento com marca d'agua.

Veja também como criar envelopes personalizados com o Word.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.