Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Porque modero os meus comentários

Durante muito tempo deixei que pudessem ser postados aqui, comentários de visitantes sem fazer qualquer moderação. Inclusive comentários anônimos. É claro que depois eu fazia uma avaliação e via se estavam dentro das regras, se não estivessem eu apagava, afinal, isso aqui não é "casa da mãe Joana".

Matéria

Apesar de não gostar de fazer essa moderação antes e achar que isso atrapalha um pouco, principalmente a parte de matérias para concursos que está sendo criada aqui, pois a idéia inicial era que as pessoas pudessem aprender e trocar informação de forma dinâmica e imediata, sem ter que esperar pela liberação do comentário por mim. Bom, apesar disso, depois de quase um ano de blog me vi obrigado a fazer a tal moderação. Afinal, infelizmente, algumas pessoas não conhecem limites e confundem liberdade com libertinagem. Não sabem onde termina a liberdade de expressão e começa o desrespeito ao outro. 

Eu pensei bastante antes de tomar essa decisão e fiquei com uma dúvida terrível. Se bloqueava comentários anônimos, ou se moderava todos os comentários. Comecei a "pesar numa balança" as vantagens e desvantagens de tomar uma atitude ou não tomar atitude alguma. 

Primeiro, eu tinha a opção de continuar deixando os comentários sem moderação, mas impedir a inclusão de comentários anônimos. Afinal, analisa comigo: 

Alguém que quer fazer algo escondido tem boa intenção?

Eu não atendo nem chamada sem identificação no meu celular, porque deveria manter comentários anônimos em meu blog?

Geralmente quando se quer fazer algo escondido é por que aquilo vai contra alguma regra. Mas isso não é sempre assim quando se trata de internet. Acontece que muitas pessoas comentam anônimamente por não possuírem uma conta OpenID, conta Google ou qualquer outra conta que seja na internet. São pessoas boas que simplesmente gostam de navegar e quando vêem algo decidem comentar e dar a sua contribuição. Tenho ótimos comentários de pessoas anônimas, mas algumas pessoas se aproveitam desse anonimato para disparar ofensas e com uma tentativa lamentável digna de pena, tentam ridicularizar um trabalho feito com dedicação e muito tempo gasto. 

Tem gente que simplesmente faz comentários do tipo:

Isso é uma merda, não funciona.

Eu testo e faço passo a passo cada tutorial desse blog e confirmo que só publico aquilo que comprovo funcionar. Todas as imagens das dicas e tutoriais são snapshots (printscreens se preferir) dos procedimentos que eu executo ao elaborar as explicações. Tudo aqui funciona, se não deu certo para você é porque alguma coisa errada você fez. 

Sendo assim, não diga que não funciona, diga que você não conseguiu.

A essas pessoas quero deixar claro, que só mantenho esse blog porque é um "hobby" para mim e uma ótima maneira de aprender mais. Não é porque ganho rios de dinheiro com ele, porque não ganho. Não é o blog que paga minhas contas e nem poderia ser. Quem tem blog ou site sabe muito bem do que estou falando. Não preciso tolerar grosserias, não sou empregado seu e nem tenho a obrigação de te dar qualquer tipo de suporte.

Vez ou outra recebo comentários assim:

Não gostei.

Se você não gostou, Beleza! Eu respeito isso, mas pelo menos diga porque. Esse tipo de comentário não me incomoda por ser uma crítica e sim por não acrescentar nada à publicação. Se a pessoa que não gosta do que leu, falar o porque de não ter gostado, tenho certeza de que na próxima publicação ela vai achar que o conteúdo está bem melhor.

Veja bem. Com isso, não quero dizer que são somente comentários com elogios que são bons. Um comentário pode ser uma crítica e ser muito bom ao mesmo tempo. Desde que haja algum embasamento argumentativo sobre a sua opinião. 

Um comentário bom, é aquele que agrega mais valor à uma publicação, sendo crítica ou não.

Quando digo "agrega mais valor", me refiro a comentários que complementam o texto de alguma forma, mostrando soluções alternativas, acrescentando informações ou que contam sobre experiências do leitor ou resultados obtidos com a leitura. 

Por outro lado, existem comentários que elogiam, mas que também não acrescentam nada de bom. Como por exemplo, quando alguém comenta:

Legal! gostei. Agora olha o meu: http://blogousite.com.br/

É obvio que o objetivo do sujeito nesse caso foi somente divulgar o próprio blog ou site. Talvez nem tenha lido do que trata o texto, e mesmo sendo um elogio, não vale nada.

Um outro ponto é que em tratando-se de comentários anônimos, devemos ter cautela quando permitimos que eles sejam mantidos em nossos blogs ou sites. Pensando nisso, foi que me lembrei do caso de um blogueiro que foi condenado a pagar uma indenização de 40 salários mínimos à uma diretora de uma escola lá em Fortaleza. 

É meu camarada, faz as contas. Na época dava uns R$16.000,00 de indenização. São muitos zeros não é mesmo? 

Esse fato ocorreu porque não havia moderação nos comentários dos visitantes e um "espírito de porco" qualquer, lançou insultos à diretora. Como o comentário foi feito anônimamente, não foi possível identificar o mencionado "suíno", recaindo assim, a culpa sobre o dono do blog. 

Fique atento! Comentários anônimos, também incluem comentários feitos com perfis falsos. Preste atenção ao que é escrito pelos seus visitantes.

Mesmo assim, decidi por manter os comentários anônimos em consideração às pessoas boas que gostam de navegar  e participar, mas que não possuem conta em lugar algum na internet. Em contrapartida, desde o dia 28/02/2011, todos os comentários estão sendo moderados e somente liberados após a minha aprovação. Não gosto de tomar nenhuma medida restritiva, mas acho que nesse caso a moderação irá melhorar a qualidade do blog.

Fica aí o relato da experiência que adquiri nesse pouco tempo como blogueiro. E você, tem site ou blog? Como lida com essa situação? Você modera ou não seus comentários. Permite ou não comentários anônimos. Gostaria de saber como você age nessas circunstâncias. Responda aí nos comentários. Vou tentar publicá-los o mais rápido possível.  (^_^)v 

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.