Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Vídeo como fundo da área de trabalho

O DreamScene é um recurso nativo do Windows Vista. Ele mostra um vídeo na área de trabalho no lugar onde ficaria o seu papel de parede. Quando você migrou para o Windows 7 deve ter sentido falta dessa "firula" assim como eu não é? Pois saiba que é possível ativá-lo no Windows 7 também. Para ver como, siga os passos descritos abaixo.

Tutorial

Antes de tudo, recomendo que o habilite em uma máquina com boa configuração. Lembre-se que executar um vídeo o tempo todo na sua área de trabalho exige uso do processador e alocação de memória, portanto não acho que é boa idéia manter esse recurso habilitado em um notebook funcionando com a bateria. Fiz esse tutorial usando o meu Windows 7 Ultimate x64, não testei em outras versões. Se você usa outra versão do sistema faça esse procedimento por sua conta.

Para começarmos baixe o arquivo que irá habilitar o DreamScene no seu computador.

Download aqui do DreamScene para Windows 7
Senha para descompactar: lomeutec

Depois de baixá-lo, execute o arquivo como administrador. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção "Executar como administrador".


Depois de aberto escolha a opção "Enable DreamScene".


O sistema vai reiniciar o Explorer. O Explorer é o programa responsável pela área de trabalho do seu Windows. Será tão rápido que talvez você nem perceba. Mas se por um acaso seu explorer não reiniciar corretamente, pressione as teclas "CTRL + ALT + DEL" e na tela que surgir escolha a opção "Iniciar Gerenciador de Tarefas". Com o gerenciador de tarefas aberto, vá ao menu "Arquivo" e escolha "Nova Tarefa (Executar...)".  Digite "explorer" no campo da janela que irá surgir e confirme.


Após isso seu desktop estará normal e você já será poderá utilizar vídeos em sua área de trabalho, desde de que estejam no formato ".MPG" ou ".WMV". Seria bom reiniciar o computador completamente.

Agora vou mostrar como colocar o vídeo na área de trabalho. Baixe o pacote de vídeos do DreamScene.

Download do pacote de vídeos do DreamScene.
Senha para descompactar: lomeutec

Depois de baixar e descompactar o arquivo, clique com o botão direito do mouse sobre um vídeo e selecione a opção "Set as Desktop Background".


Pronto, sua área de trabalho já deverá mostrar o vídeo que você escolheu.

Eu só tive um problema, por algum motivo os nomes dos ícones que estão na área de trabalho ficaram transparentes. Vou falar como resolvi no meu caso e você repete os passos aí caso precise.

Vá em "Painel de Controle", "Aparência e Personalização" e depois em "Opções de Pasta". Na guia "Modos de Exibição" encontre a opção "Mostrar, arquivos, pastas e unidade ocultas" deixe-a marcada e confirme.


Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, escolha "Personalizar" e depois clique "Escolher Plano de fundo da área de trabalho". Você deverá ver dois arquivos de vídeo do DreamScene iguais, um estará mais opaco indicando que ele estava oculto, selecione-o e confirme. Antes não esqueça de selecionar a opção "Estender".


Isso deverá resolver o problema, agora você já pode voltar em "Opções de Pasta" e desfazer aquela alteração para esconder as pastas e arquivos ocultos novamente.

Se quiser desabilitar o DreamScene basta executar o arquivo em modo administrador e escolher a opção "Disable DreamScene".

Agora eu vou falar três coisas que provavelmente seriam perguntadas.

  1. Não é possível fazer qualquer configuração;
  2. Mesmo que o vídeo tenha som ele não será executado com o DreamScene;
  3. Só é possível implementar isso se o seu computador for capaz de rodar temas Aero;

É isso aí, agora aproveite. E se você testou no seu computador com uma versão do Windows 7 diferente da minha, diga aí nos comentários qual foi o resultado. Você poderá baixar mais vídeos para o DreamScene em vários locais na internet.  (^_^)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.