Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Controle as conexões dos programas com a internet

Vou mostrar um software gratuito que vai ajudar a você a controlar o consumo de banda dos programas que acessam a internet no seu computador. Isso servirá para que, além de melhorar um pouco a qualidade da sua conexão, também ajudará a descobrir se existe algum processo no seu PC que esteja usando uma parcela exagerada de banda ou até mesmo softwares desconhecidos que estejam acessando a internet do seu computador, fazendo com que ela fique lenta.

Tutorial

O software ao qual me refiro pode ser baixado no link abaixo:

Download do NetBalancer
Senha para descompactar: lomeutec

OBS: Não instale se seu sistema for x64! Se você fizer isso faça por sua própria conta e risco e não diga que não avisei!

O NetBalancer é uma ferramenta que tem a maioria das funcionalidades gratuitas, com uma limitação apenas de permitir o controle de 5 processos somente. Mas é também uma ótima opção para mostrar o que realmente está acessando a internet e ajudar assim a descobrir se algum programa está prejudicando a conexão. Muito bom também para ser usando por quem se coneta à internet através daqueles planos com limitação de downloads, onde após um valor x de arquivos baixados a velocidade da conexão passa a ser reduzida.

Baixe e instale o programa e durante a instalação a sua conexão será resetada. Então se estiver baixando alguma coisa da internet é melhor esperar terminar antes de fazer a instalação. Aliás, o melhor mesmo é que qualquer outro programa esteja fechado para evitar problemas no processo. Se mesmo assim algo der errado não se preocupe, o próprio programa de instalação cria um ponto de restauração no sistema, bastando apenas que você reverta seu computador para um estado anterior. Correndo tudo bem você deverá reiniciar o PC.

Com o PC reiniciado abra o programa. Não existe a opção de idioma português, a primeira vista não parece, mas tudo é muito fácil e intuitivo. Vou mostrar a funções mais básicas do programa para que você já possa tirar proveito dele.


Abaixo dos menus você vê uma série de ícones que servem para estipular regras para as conexões dos programas. Os mesmos ícones aparecerão ao clicar com o botão direito do mouse sobre algum processo.


Abaixo desses ícones estão todos os processos identificados e organizados em uma tabela onde explicarei as  colunas mais importantes.

  • Nome é o do processo que identifica um programa e que nem sempre tem a mesma designação. Por exemplo o java, que é identificado pelo processo "jusched.exe". 
  • Download Rate mostra a taxa de download que um processo está usando.
  • Upload Rate mostra a taxa de upload que um processo está usando.
  • Priority é onde você define qual a prioridade que um programa deve ter sobre outros quanto a conexão.
  • Download Limit mostra qual o limite máximo que um programa pode usar de taxa da conexão para baixar arquivos da internet. Essa taxa é configurada por você.
  • Upload Limit mostra qual o limite máximo que um programa pode usar de taxa da conexão para mandar arquivos para a internet. Essa taxa é configurada por você.
  • Connections mostra quantas conexões um programas está usando ao mesmo tempo. Gerenciadores de downloads e programas P2Ps por exemplo, usam várias conexões.
  • Downloaded mostra quanto um processo já baixou de arquivos para o seu computador.
  • Uploaded mostra quanto um processo já enviou de arquivos para a internet.
  • Path mostra o local onde está instalado o programa ao qual o processo se refere. Esse é bem importante, poque se você desconhece o processo poderá olhar nessa coluna da tabela para poder identificar de qual programa ele é. 

As vezes o programa reconhece que há um processo se conectando a internet, mas não consegue identificá-lo corretamente e aparece escrito "Unidentified or service traffic". Aí é só você olhar na coluna "Path" para ver ser é um processo legítimo ou algum software não autorizado por você. Se nem o caminho ele identificar, então você poderá bloquear as conexões do processo e observar que tipo de impacto isso terá no sistema. Se impedir alguma atualização de um programa legítimo ou interferir em alguma função, então é só remover o bloqueio.

Aqui por exemplo, eu fiz o bloqueio de um processo que não foi identificado e nem o caminho do programa ao qual ele era vinculado. Após ter feito o bloqueio o meu MSN desconectou. Removi o bloqueio e ele voltou a conectar.

A maioria das funções que você irá usar estão nos botões com ícones que eu destaquei na imagem mais acima e são elas que irei fazer uma breve explicação agora.

Define uma baixa prioridade para a conexão de download do processo.

Define uma prioridade normal para a conexão de download do processo. É o padrão.

Define uma prioridade de download na conexão maior sobre os outros processos.

Define um limite de taxa de download para o processo.

Ao clicar com o botão direto do mouse sobre um processo e escolher essa opção, surgirá uma janela onde você deverá definir um valor para limitar a taxa de download.


Para retirar limites e bloqueios é só clicar com o botão direto do mouse sobre o processo novamente e escolher a seta com dois pontinhos para definir uma prioridade normal.

Bloqueia as conexões de download de um processo.
Ignora um processo deixando de monitorar as suas conexões de download.

Os ícones vermelhos de setas para cima exercem funções parecidas, mas referem-se as conexões de uploads.

Retira a configuração de limites e bloqueios em todos os processos.

Bloqueia todas as conexões de upload e download inclusive o acesso a outros computadores da rede.

Reabilita todas as conexões de upload e download.


Para facilitar o uso do programa e torná-lo mais funcional, faça as seguintes configurações:

Clique no menu "Edit" e depois em "Settings". Será aberta uma janela.

Selecione a checkbox "Start tray icon automatically when starting Windows". Isso fará que o programa seja carregado na bandeja do sistema junto com o Windows aplicando as suas preferências de conexões.


Selecione também a checkox "Show only online processes". Isso vai diminuir muito a poluição visual no programa que exibirá somente os processos que estão conectados.

Nessa mesma janela um pouco mais abaixo tem a área "Limit all sytem traffic", onde você poderá definir valores de download e uploads máximos para todos os processos do sistema simultâneamente.

Eu não aconselho a limitar processos de navegadores, pois isso iria prejudicar a sua navegação, mas outros processos como atualizações de programas como o Acrobat Reader e instant messengers como o MSN não há porque não fazer. Meu MSN deixo com uma limitação de 3,00KB/s. É mais que suficiente para mensagens, já que não costumo transferir ou receber arquivos grandes.  Já o "svchost.exe" é um processo do sistema e é melhor deixar ele quieto. Bloquear ele vai impedir que seu Windows atualize e interferir diretamente no funcionamento de vários programas.

Faça um bom proveito do software e se você usa ou conhece outro similar comente ai!

Até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.