Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Boa educação ao enviar emails

A um tempo eu fiz uma matéria falando de como a ingênuidade de alguns usuários é explorada por pessoas que se aproveitam de um conhecimento mais apurado na área de informática, para se beneficiarem de forma ilícita através do envio de emails e sites fraudulentos. Essa matéria também é sobre email, mas dessa vez, será mais um aglomerado de dicas, para que possamos interagir de forma agradável através destes, sem que deixemos exposto o endereço eletrônico de amigos e o nosso próprio.

Matéria

A primeira abordagem que irei fazer é sobre emails que tem em seu corpo um histórico completo de todos os endereços ao qual foi enviada, parecendo mais uma lista de Schindler. O que é muito imprudente, antiestético e irritante. Você rola a página "meia hora" até chegar a mensagem e quando finalmente vê é na verdade somente uma única frase enfadonha que você já havia recebido em outro email. Enviar emails desse tipo é uma atitude imprudente porque na verdade esses emails têm uma outra finalidade, do que somente mostrar alguma imagem bonitinha, uma apresentação interessante ou aquela frase de ânimo. Eles são uma forma de capturar endereços eletrônicos e depois acabam retornando aos seus criadores, que muito provavelmente vão usar essa lista para "apurrinhar" a sua vida, enchendo a sua caixa de propagandas e algumas vezes aqueles emails que dizem que você foi sorteado e pede para que clique em algum link ou que diz que você tem um problema com a receita federal e que você deverá atualizar seus dados através de uma página que eles indicam e que na verdade, serve para roubar os seus dados, entre vários outros tipos de tentativa de fraude. Tenho certeza que você não quer que esse tipo de coisa aconteça com você ou com seus amigos. Não retorne email que peça para que você o reenvie de volta a menos que seja algo sério e de alguém que você conheça. Sua vida não vai ficar arruinada por causa de um email que você não enviou à outras quinze pessoas - ameaça típica de corrente - mas poderá começar a ter "dores de cabeça" se o fizer imprudentemente. Está claro que um email assim tem o objetivo de acumular mais emails. Um amigo verdadeiro não deixará de ser seu amigo porque você não quiz responder à uma mensagem que solicita confirmação de amizade. Será que seu amigo é tão inseguro assim? Amizade não precisa ser provada dessa forma e se precisar, realmente você deveria rever seus padrões de escolha de amizade. Essa imagem aí do lado é um exemplo típico de email que só serve para que alguém possa mais tarde distribuir spans. Saiba também que muitos spamers pegam emails como esse e que foram enviados por outros spamers, ou seja, a chance do seu endereço eletrônico começar a receber propagandas e email falsos e/ou com vírus é enorme. Vamos ver então a maneira correta de se enviar um email. Vamos tomar como exemplo a mensagem que está na imagem acima. Vamos supor que ela seja realmente interessante e que se queira enviá-la para alguém. Vou demonstrar fazendo pelo Hotmail, mas se aplica a qualquer serviço de email. Primeiro clique no botão encaminhar.


Na próxima tela estará a mensagem completa, com os emails de outras pessoas e muitas que você nem conhece. A primeira coisa que você tem que fazer é apagar essa lista que vem antes da mensagem e as propagandas que vem depois da mensagem deixando somente o que realmente interessa.


Perceba pela imagem que ficou muito melhor visualmente, assim a pessoa que receber o email não terá que rolar a página por "meia hora" até ver a mensagem real e também não receberá um monte de propagandas que geralmente vem ao final das mensagens nos serviços de emails gratuitos. Mas não é só isso. Veja que em emails como esse, sempre antes no campo assunto da mensagem, vem algo como: “EN”, “ENC”, “FWD”, “RE”, “RES”. Retire isso, é deselegante. E para enviar a mensagem, use o campo CCO onde deverá digitar o endereço eletrônico dos destinatários. CCO significa cópia carbono oculta. Assim, quem receber a mensagem saberá que foi você quem enviou, mas não saberá quais são os outros destinatários, pois estes estarão ocultos.


Como você deve ter percebido, a mensagem acima é aquele já conhecido pedido de ajuda que diz que cada vez que você a reenvia, você os ajuda com uma pequena quantia que seria paga pelo provedor de internet deles. Não posso garantir essa mensagem seja golpe, mas todos sabemos que empresas visam lucro. Então, que lucro levaria essa empresa com isso? Todos sabemos também que muitos fraudadores apelam para a nossa vaidade, ganância ou gentileza através de mensagens apelativas e comoventes. Quer realmente ajudar alguém? Veja se a história é verdadeira, se há relato dela em algum outro lugar. Ajude alguém próximo, assim todos acabaremos ajudando alguém que realmente precisa, em uma corrente de boas ações que beneficiará a todos. Sua ajuda será muito melhor aproveitada e você poderá ver de perto a conseqüência dela. Pense, pense muito em tudo que tentam te convencer a fazer. Seja inteligente, tome atitutes somente após refletir bastante e desconfie de tudo principalmente quando o assunto é internet. Anexos por exemplo, é uma das várias formas de propagar vírus. Muitos serviços de email hoje em dia, simplesmente bloqueiam anexos com extenção .EXE, mas não são só eles que são perigosos. É possível ocultar programas maliciosos em todo tipo de aquivo. Aquela apresentação do Power Point com musiquina e imagens bonitas pode ser um presente de grego. Só abra anexos de pessoas de confiança e mantenha sempre o antivírus ativo e atualizado, bem como o seu sistema operacional. Mensagens que avisam sobre a existência de algum vírus novo e extremamente perigoso também pode ser na verdade um artifício para coletar endereços de e-mail. Antes de enviar esse tipo de aviso à seus amigos, mesmo que seja uma atitude de boa vontade, pesquise e veja se a informação é verdadeira. Você não precisa ser avisado por email por exemplo, para não adicionar um tal de Fulano de Queiroz no seu MSN. Se você nem conhece essa pessoa, então porque adicionar? Aí cabe o seu bom senso. É a mesma coisa que atender chamada sem identificação no celular. Pode até ser que você realmente conheça essa pessoa que está tentando manter um contato com você, mas também pode ser um criminoso. Se você acabou de conhecer alguém e quer manter contato pelo MSN, comunique-se por email primeiro, aí então você adiciona. Quando receber aquela mensagem que você achou muito interessante e deseja reenviar a todos os seus amigos, siga os procedimentos descritos antes e não se esqueça de que aquele amigo que te enviou não precisa recebê-la novamente. E para finalizar, jamais, de forma alguma, sob nenhuma hipótese, divulgue dados reais de documentos ou qualquer outro dado pessoal, como por exemplo o seu endereço e telefone. Se tiver que fazer algo assim, que faça para alguém de inteira confiança e peça à essa pessoa que delete após ler. Igualzinho a James Bond.

Veja também sobre crackers, emails fraudulentoes e usuários ingênuos.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.