Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Sistema solar em 3D, online e em tempo real

Se você gosta de astronomia vai gostar dessa novidade. Quatro eslovacos fãs de astronomia criaram um site que mostra o nosso sistema solar em tempo real e em 3 dimensões. Você poderá mudar o ângulo de visão apenas usando mouse. Tudo foi feito para que fosse fácil, intuitivo e divertido para incentivar o aprendizado da astronomia entre os jovens.

Curiosidade

O Solar System Scope ilustra em tempo real o sistema solar e várias constelações. É possível ver qual será a posição dos planetas em determinada data. Poderá também saber a distância entre eles e observá-los através de vários ângulos, como por exemplo, com o uso da visão panorâmica, onde você visualiza o universo como se usasse um telescópio a partir de um ponto qualquer da Terra. Há também um outro tipo de ângulo onde você visualiza um planeta específico e outro que mostra o sistema solar todo. Fora a liberdade de movimentação da câmera com o uso do mouse. Em breve será possível saber de horários precisos sobre mudanças de fases da lua, solstícios, equinócios e muito mais. Tudo isso é possível porque a ferramenta utilizou cálculos feitos pela Nasa. Veja abaixo dois vídeos feitos por usuário que mostram um pouco da utilização do Solar System Scope.


Os vídeos são dos canais EUFISICA e The Daily DOOOOOM no Youtube. O site pode ser acessado através do endereço solarsystemscope.com

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.