Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Números aleatórios no Excel

O Excel possui funções interessantes que servem para gerar números aleatórios. Facilitam bastante quando queremos criar uma planílha para testar algumas fórmulas. Evita que precisemos digitar um a um todos os valores, bastando apenas criá-las e depois copiá-las para os demais campos. Assim, teremos uma planílha preenchida com vários números diferentes em poucos segundos.

Excel

Vamos imaginar que queiramos fazer simulações utilizando fórmulas, com uma planílha que conteria os gastos diários de uma pessoa que passa o dia inteiro fora de casa.


A simulação que, hipotéticamente iríamos querer fazer, não é o foco da questão. A questão é gerar os tais números aleatórios para preencher essa planílha de maneira rápida, sem ter que digitar cada valor em sua célula.

Para isso existe a função "=Aleatório()" do Excel. Bastaria colocá-la e copiá-la para os demais campos.


O problema é que essa função só gera números aleatórios entre 0 e 1. O que é facilmente resolvido com um incremento simples.

Para gerar números aleatórios entre 0 e 100, bastaria multiplicar por 100. A fórmula ficaria:

=ALEATÓRIO()*100


Sabendo disso você pode criar outras implementações. Por exemplo, se quiséssemos gerar números aleatórios entre 22 e 56, a fórmula ficaria.

=ALEATÓRIO()*(56-22)+22

Ou entre 200 e 600.

=ALEATÓRIO()*(600-200)+200

Portanto, a fórmula para gerar números aleatórios que estão presentes em um intervalo de valor é:

=ALEATÓRIO()*(Limite máximo do intervalo - Limite mínimo do intervalo) + Limite mínimo do intervalo.

Existe outra função muito mais fácil de se trabalhar, que a partir do Excel 2007 em diante já vem habilitada por padrão.

=ALEATÓRIOENTRE(Limite mínimo do intervalo; Limite máximo do intervalo)

Mas no Excel 2003 é necessário realizar um procedimento antes de usá-la.

Se você usa o Excel 2003 vá ao menu "Ferramentas" e clique em "Suplementos". Na janela que se abrir marque a checkbox "Ferramentas de análise" e pronto. Talvez seja necessário o CD de instalação do Office.


Por exemplo, para obter números aleatórios entre 45 e 110 a fórmula ficaria.

=ALEATÓRIOENTRE(45;110)

Muito mais simples não é?


Uma característica das funções "ALEATÓRIO" e "ALEATÓRIOENTRE" é que sempre que houver qualquer alteração na planílha, mesmo que seja só o fechamento e reabertura da mesma, os campos serão atualizados com novos valores.

Se você usa o Excel 2003, pode evitar isso indo ao menu "Ferramentas", depois em "Opções" e dentro da aba "Cálculo" marcar como "Manual". Pode também desmarcar a checkbox "Recalcular antes de salvar".


Já no Excel 2010 por exemplo, é preciso clicar na aba "Arquivo" e depois em "Opções". Na janela que se abrir, procure pela opção "Manual" e  "Recalcular antes de salvar" que estarão em "Fórmulas".


Dessa forma, somente pressionando a tecla "F9" do teclado é que as células com as funções aleatórias serão recalculadas.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.