Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Brinque de médico com o Google

O Google disponibiliza um monte de ferramentas interessantes, não é só um mecanismo de pesquisa. Entre alguns serviços como agenda, caixa de e-mail, mapas, rede social, suite de escritório e até sistema operacional, o Google disponibiliza também on-line e gratuitamente uma espécie de mapa do corpo humano, onde você pode ver a estrutura óssea, o sistema sanguíneo, nervoso, órgãos, etc.

Curiosidade

Ao acessar o site, talvez você veja uma página como é mostrado na imagem abaixo.


Clique no botão "Go to Google Body" e espere o carregamento que pode demorar um pouco. Não será pedido a instalação de nenhum item. Tudo roda diretamente do seu navegador, mas ele tem que estar atualizado. Aqui por exemplo, usei o Firefox 4.0.1 para conseguir abrir tudo corretamente.

Depois do site ter carregado você verá a imagem em 3D de uma ginasta.


Mas você pode mudar para um personagem masculino clicando no ícone na barra lateral, abaixo dos controles de navegação, os mesmo controles que você também vê no Google Maps.


A forma feminina me agrada mais, então eu vou continuar com ela.

Veja que além dos controles que se pode ver nessa página, você pode com o "mouse" girar o corpo do boneco. Dá também para diminuir ou aumentar o zoom usando o scroll - a rodinha no botão do meio do "mouse".

Na barra de ferramentas da esquerda tem um controle deslizante. Com ele dá para selecionar o que queremos ver do corpo humano. A primeira opção abaixo que tem o ícone de um braço por exemplo, mostra os músculos.


Mas não mostra somente os músculos, apenas os realça. Para mostrar somente os músculos você deve clicar no último ícone dessa barra de ferramentas e irá aparecer um controle deslizante para cada sistema do corpo, como se fosse um equalizador de som.  Assim você pode aumentar ao máximo a exibição dos músculos e reduzir ao mínimo a exibição dos demais, ou ainda criar mesclagens diferentes para cada sistema do corpo, como exibir o sistema ósseo e vascular ao mesmo tempo.


Na barra de controles na lateral direita, tem uns comandos bem legais. A primeira seta é a normal que você está usando para navegação, mas a segunda, com o desenho de um alfinete, faz com que ao se clicar em qualquer parte do corpo, apareça uma legenda com o nome daquela parte.


O único inconveniente é que a legenda está toda em inglês, mas acredito que isso ainda será traduzido.

Abaixo dessa seta tem um ícone de lanterna, que só fica disponível quando você marca alguma parte do corpo com a seta com alfinete. Serve para destacar essa parte do corpo das demais. O que ao mesclar com outros comandos para equalizar a exibição das partes, pode fazer alguns efeitos interessantes. No caso da imagem abaixo por exemplo, deixei alguns músculos destacados sobre a exibição da estrutura óssea.


O ícone da borracha desfaz tudo, mas se quiser ocultar alguma parte do corpo use o ícone da seta com "x".

Veja na imagem abaixo que com esse recurso, ao mesmo tempo que escolhi a exibição de órgãos, ocultei o fígado e o estômago para conseguir ver o pâncreas.


O ícone de lápis permite que você escreva uma anotação. Os demais são ícones de compartilhamento.


Com a exceção do ultimo ícone antes do "X", que na verdade é um atalho para várias partes do corpo.


É tudo muito simples de usar, se a barra da lateral direita sumir, é por que provavelmente você clicou no "X" para fechá-la. Para reabri-la, procure pelo sinal de "+" que deverá surgir ao lado do campo de pesquisa.

Percebeu que eu me diverti fazendo essa publicação? Fiquei brincando com esse negócio e fui descobrindo as funções enquanto redigia esse texto. É bem legal e deve ser útil para quem está nas aulas de biologia ou de repente até para estudantes de medicina.

Ficou interessado? Vá e teste o Google Body você também.

A propósito, essa ferramenta tem um easter egg escondido.

Quem descobrir coloca aí nos comentários.

Eu sei qual é, foi minha noiva quem descobriu por acaso na hora em que eu estava mostrando para ela, mas não vou contar porque senão perde a graça da procura.

Acho que você vai ficar surpreso.

Só vou dar uma dica, está acessível pela barra de ferramentas da direita do Body Browser.

ATUALIZAÇÂO 06/12/2112: O site agora se chama zygotebody, mas os recursos são os mesmos, nada mais mudou.

Até a próxima. :-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.