Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Imprimir etiquetas adesivas com o Word

Veja como imprimir na sua própria casa com uma impressora simples etiquetas adesivas que você poderá usar como rótulos de potes na sua cozinha ou para organizar pastas de documentos. É um procedimento simples e essas etiquetas podem ser compradas em qualquer papelaria.


Word

Primeiro veja como fazer o procedimento no Word 2003, depois mostrarei como alcançar o mesmo efeito com o Word 2010, mas para isso será necessário que você leia toda a publicação, independentemente da versão do Word que você possua.

Word 2003:

Como exemplo vamos usar etiquetas de 101,6 mm x 50,8 mm em papel tamanho carta de 215,9 mm x 279,4 mm.

Em centímetros cada etiqueta terá aproximadamente 10 cm de largura x 5 cm de altura, um tamanho muito bom para criar rótulos.

Todas estas medidas você vê na embalagem das etiquetas, se você comprar etiquetas de dimensões diferentes destas é só adaptar o tutorial às medidas das etiquetas que você adquiriu.

Abra o seu Word e clique no menu "Ferramentas", "Cartas e correspondências" e depois em "Envelopes e etiquetas..."


Ao abrir a nova janela clique na aba "Etiquetas" e escreva o seu texto. Não se preocupe com a formatação, isso fica para depois.

Abaixo da caixa de texto, em "Imprimir", deixe como "Página inteira - mesma etiqueta".


Agora clique no botão "Opções" para podermos configurar as medidas.

Na janela que irá surgir deixe "Avery Padrão" ou procure pelo nome do fabricante da etiqueta que você comprou e também pela medida certa para a etiqueta em "Número de série". No caso desse exemplo, a medida certa é "2163 Mini - Remessa", mas cada caso é um caso, então observe bem qual medida se aplica para você.

Veja que em "Informações sobre as etiquetas" que as medidas aparecem em centímetros, mas é possível que na embalagem das etiquetas as medidas estejam em milímetros, sendo assim é só você converter para achar a medida correta.

101,6 mm = 10,16 cm
50,8 mm = 5,08 cm


Ainda precisamos configurar a página para o tamanho da folha de etiquetas. No caso do exemplo a medida é  tamanho carta 215,9 mm x 279,4 mm. Clique no botão "Detalhes...".

Em tamanho da página escolha o valor correto. Defina também quantas etiquetas deverão ser impressas por linha e quantas linhas serão.

O tipo de papel de etiquetas desse exemplo dispõe de duas etiquetas por linha e 5 linhas perfazendo um total de 10 etiquetas por folha. Veja quantas etiquetas têm por folha no seu caso e ajuste a configuração para se adaptar as suas necessidades. Não esqueça de dar um nome em "Nome da etiqueta".

OBS: Não mexa em mais nada, a menos que haja instruções para isso na embalagem das etiquetas ou que você não tenha encontrado as medidas corretas para o seu tipo de etiqueta, sendo assim, poderá ajustá-las manualmente agora.


Percebeu que as medidas para a folha que eu selecionei são "Carta 216 x279 mm"?

Fiz isso, pois este é o valor arredondado para o  tamanho carta 215,9 mm x 279,4 mm.

Clique em "Ok" e em "OK" novamente para retornar à janela onde digitamos o texto da etiqueta. Clique no botão "Novo documento" e veja o resultado.


Agora sim você pode formatar o texto como faria normalmente com qualquer documento do Word, modificando as fontes, inserindo figuras ou criando desenhos.


É só imprimir.

Word 2010:

Leia toda a publicação se quiser saber como imprimir etiquetas no Word 2010. Aqui vou mostrar somente algumas diferenças entre existente entre as versões.

No Word 2010 clique na guia "Correspondências" e achará o botão "Etiquetas".


Na janela que irá surgir, nada difere do que foi explicado na versão 2003 do Word, então clique no botão "Opções".

Na próxima janela você não encontrará a opção "Avery Padrão", mas a opção "Microsoft" atende bem as dimensões da maioria das etiquetas que você encontrará nas papelarias. Observe as medidas do tamanho da página para selecionar a medida correta.


Clique no botão "Detalhes..." e faça os mesmo ajustes necessários, partir deste ponto tudo que deve ser feito será igual ao que já foi explicado na versão 2003 do Word.

Até a próxima. :-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.