Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

5 jeitos de usar o PC para lembrar dos compromissos

Para quem passa bastante tempo em frente ao computador nada mais lógico que usar o próprio PC para ajudar a lembrar dos vários compromissos que assumimos ao longo do dia. Ao distrair-se divertindo-se assistindo um vídeo no YouTube, jogando ou até mesmo no trabalho, quando ficamos completamente envolvidos com tantas coisas que precisamos fazer, podemos acabar esquecendo de tomar o remédio, fazer aquela ligação importante do dia ou atrasar naquele compromisso. Vou mostrar 5 boas maneiras que o ajudarão a lembrar de coisas importantes mostrando lembretes na tela e/ou tocando sons de alarme no seu computador.

Dica

O primeira opção é a mais simples que irei mostrar, mas é muito boa para você que deseja apenas se lembrar de algo sem ter que instalar programas e também não quer fazer muitas configurações. Trata-se de um serviço on-line e gratuito.


É o site onlineclock.net em que você apenas define a hora e os minutos em que o alarme irá tocar. No exemplo acima eu configurei para dar o alarme as 3h15min da tarde. Só não esqueça que não pode fechar a página. :-)

Uma outra dica de alarme on-line é o site music-alarm-clock.com que diferentemente do primeiro, tem mais opções para configurar, inclusive para escolher uma rádio ou alguma música pré-definida no site para usar como alarme.

Em "Step 1" você determina a hora em que a música começará a tocar.


Em "Step 2" você escolhe se o alarme será executado com uma música do próprio site, para isso basta deixar marcada a opção "Melody" e escolher a música, ou se você quer que seja tocada alguma das rádios disponíveis pelo site marcando a opção "Radio" e escolhendo uma de sua preferência. Para ouvir uma prévia do que irá tocar na hora determinada clique no botão "Test Sound".

Em "Step 3" Finalmente ativa o alarme marcando a opção "Alarm On". Só lembrando mais uma vez que não deve fechar a página.

Outra opção para lembretes é um recurso do próprio Windows 7. É um recurso muito simples e que muita gente desconhece. Não executa sons e nem agenda horários, mas deixa pequenos blocos de anotações no seu desktop (área de trabalho).  Trata-se das "Notas Autoadesivas".


Se você for acompanhar pela imagem acima verá que meu Windows 7 está com uma aparência bem diferente do habitual. É porque estou usando um tema que imita o Mac, mas aí no seu Windows, para achar as notas autoadesivas basta clicar no menu iniciar e digitar "Notas autoadesivas" na caixa de pesquisa que você também encontrará.

Ao clicar nela aparecerá uma nota na sua área de trabalho que você poderá deixar seus lembretes e anotações. Você poderá criar quantas quiser.


Poderá redimensioná-las e alterar as cores para que não fique tão confuso e mais fácil de visualizar as anotações. Para mudar a cor de uma nota basta clicar com o botão direito do mouse e escolher uma das cores disponíveis. Para redimensionar é só clicar no canto inferior direito segurar e arrastar. Se você precisar desligar o PC, suas notas voltarão a aparecer quando o ligar novamente.

A próxima dica é sobre o ATnotes. Esse programa é bastante configurável, mas pode confundir um pouco no início por causa da variedade de opções. Ele instala no idioma inglês, mas é possível traduzí-lo para português depois de instalado. Para baixá-lo clique no link abaixo:

Link para o programa: ATnotes
Senha para descompactar: lomeutec

Depois de baixar e descompactar instale normalmente como qualquer outro programa. Ele exibirá um ícone na bandeja do relógio. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone dele e escolha "Exit" para fechá-lo. Nós vamos traduzí-lo. Para isso copie o arquivo de nome "ATnote.ini" que está junto ao instalador para a pasta do programa.

Windows XP
C:\Arquivos de programas\ATnotes

Windows Vista e Seven x64
C:\Arquivos de programas (x86)\ATnotes

Se você quiser baixar tradução para outro idioma pode seguir no link abaixo:
Download de traduções do ATnotes: Clique aqui.

Agora já pode executá-lo novamente e ele já estará traduzido. Clique novamente com o botão direito do mouse sobre o ícone dele na bandeja e escolha "Configurações"


Vamos fazer uns ajustes para melhorar o uso do programa. Nenhum desses ajustes que vou ensinar é necessário para usar o programa, mas melhora muito a aparência e organização dos bilhetes e servirá para você entender como funciona a configuração do programa e depois criar os seus próprios ajustes.

Na janela que irá se abrir, na aba "Layout",  marque a checkbox "Usar cores aleatórias" ou "Usar cores aleatórias da lista". Se quiser pode até aplicar um efeito gradiente na e mudar o alinhamento onde serão criadas as novas anotações. É possível alterar o tipo e o tamanho da fonte do texto.


Agora clique na aba "Novo Lembrete" e depois mude os valores da posição de esquerda e topo que estarão em "200' para "10" cada um. Isso fará com que cada lembrete criado apareça por padrão no canto superior esquerdo da tela, mas depois você poderá arrastá-lo para onde quiser na sua área de trabalho. Mude também o valor "Para a base" de "20" para "60". Depois clique na caixa de texto "Texto Inicial" como se fosse escrever algo, mas não escreva nada, aperte a tecla "Enter" para descer uma linha e depois clique no botão "Inserir".


Aparecerão muitas opções, clique na que diz "%%P Posição do Cursor:" e pressione "Enter" no teclado novamente para dar mais um salto de linha na caixa de texto. Isso tudo irá melhorar muito a formatação na hora de criar uma nova anotação na sua área de trabalho.


Basta clicar em "OK" e vamos criar a primeira anotação. Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa na bandeja e escolha "Novo Lembrete", daí é só digitar o que você quiser e depois dimensionar e/ou arrastar para qualquer posição na tela. Se quiser poderá ainda adicionar um alarme ao lembrete. Para isso clique com o botão direito do mouse sobre o lembrete que você criou e selecione "Alarme".


Irá abrir uma janela com várias opções. Vou mostrar algumas, outras você mesmo descobrirá durante o uso do programa.

Em "Ativar alarme" é onde se define a data e a hora do alarme. Se decidir ocultá-lo ele aparecerá somente na hora em que o alarme tocar se você configurá-lo para isso, ou se clicar com o botão direto do mouse sobre o ícone do programa na bandeja do sistema e escolher a opção "Mostrar Lembretes".

Mais abaixo na aba "Tipo" você poderá definir se quer que o bilhete continue a ser exibido mesmo depois do alarme ou se quer que ele seja excluído automaticamente. Se quiser configure para só tocar o alarme em dias específicos da semana.


Agora clique na aba "Ação" selecione a opção "Trazer o lembrete para o topo e piscá-lo".


Clique na aba "Sinal de áudio" e marque a opção "Sinal padrão com auto-falante do computador" e ele tocará um bip através do auto-falante que está dentro do gabinete do PC, ou seja, mesmo que seu PC não tenha placa de som você ouvirá o alarme. Ou então escolha "Tocar aquivo de som". Nesse caso você terá que indicar algum arquivo de som que esteja no seu computador clicando no botão com as reticências e esse arquivo terá que estar no formato .wav para ser executado, além é claro que a placa de som deverá estar funcionando corretamente bem como as caixas de som externas do seu PC.

Tendo feito isso seu lembrete estará pronto.

Se quiser modificar a configuração do lembrete clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione "Alarme" novamente e poderá fazer as modificações que quiser. Essa explicação já é o suficiente para você descobrir o resto das funções do programa sozinho.

O última dica que irei mostrar é um programa que parece com um gadget de relógio comum, como o que vem com o Windows vista e o Seven. É muito fácil de usar e configurar. O nome dele é ClocX e você pode baixá-lo no link abaixo:

Link para o programa: ClocX
Senha para descompactar: lomeutec

Depois de baixar e descompactar é só instalar. A instalação é como de qualquer programa, sem qualquer complicação. Depois de instalado o relógio aparecerá no seu desktop (área de trabalho). Vamos então configurá-lo. A configuração em si  fica a seu critério, mas vou mostrar algumas coisas que você poderá personalizar. Clique com o botão direito sobre ele e escolha "Opções"


Na primeira aba (General) da janela que se abrir, você verá opções que interferem no comportamento do relógio. Eu por exemplo, deixei configurado para que ele ficasse transparente ao passar o mouse por cima, desabilitei a função que fazia com que ele ficasse sempre em primeiro plano para evitar que fique sendo exibido por cima de outras janelas e habilitei para iniciar junto com o Windows.


Na segunda aba (Appearance), existem configurações que modificam a aparência do relógio. Existem vários tipos de relógios e você encontrará um que irá combinar com a aparência da sua área de trabalho. Poderá também habilitar a exibição de data e aumentar ou diminuir o tamanho do relógio. Na terceira aba (Plugins) não haverá nada para mexer.


Quando quiser agendar algum lembrete, clique com o botão direito sobre o relógio e escolha "Alarmes".


Na janela que irá abrir clique no botão "Novo" para criar um lembrete.


Dê um nome ao lembrete, configure em "Recurrência" se o lembrete será exibido apenas uma vez, diariamente, semanalmente, mensalmente, anualmente ou de quanto em quantos minutos. Em "Hora" você define quando será exibido o lembrete. Se quiser um lembrete de texto marque a checkbox "Mostrar janela de alarme" e digite seu texto. Se quiser que seja  disparado um alarme na hora determinada, marque a checkbox "Executar em WAV" e escolha um dos sons que vem com o programa ou um outro que esteja no seu computador, como sua música preferida por exemplo. Nesse caso, acho melhor deixar marcada também a checkbox "Loping" para que o som não pare de tocar até que alguém o desative. Seu lembrete será exibido na tela como é mostrado na imagem abaixo.


Você poderá organizar vários lembretes. Se quiser criar novos, editar, excluir ou apenas desabilitar temporariamente os que já criou, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o relógio e selecionar "Alarmes". Assim você verá uma lista de todos os alarmes que estão configurados.


É isso aí, só não se esqueça que em nenhum dos casos você poderá deixar seu computador desligar, deslogar, entrar em stand by ou hibernar. Lembre-se também de checar se as caixas de som estão ligadas e com um bom volume.

Até a próxima ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.