Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Como substituir o sistema de comentários do Blogger

A muito tempo que eu estava insatisfeito com o sistema de comentários que o Blogger disponibiliza nativamente e aguardei a cada mudança feita na plataforma que essa estivesse incluída. O sistema não mudou mantendo uma estrutura arcaica que só permite que você faça o seu comentário sem poder responder ou avaliar os comentários dos demais. O que me deixava mais insatisfeito era o tal do comentário anônimo, que não podia ser desativado sem desativar também os comentários feitos com a opção Nome/URL. Vai entender porque! Mas ao se pensar em substituir a caixa de comentários nativa do blogger por uma outra qualquer eu esbarrava em alguns problemas. Em primeiro lugar o novo sistema a ser implementado teria que ser confiável e não me deixar na mão de uma hora para outra. Vai que depois de implementado o sistema fique caindo ou o serviço seja desativado. Em segundo lugar, teria que ser um sistema gratuito. Afinal de contas eu sou um pobretão rapaz latino americano sem dinheiro no banco. Em terceiro lugar teria que manter todos os comentários que já recebi aqui no LTI. Os comentários dos visitantes que possuo aqui considero  tão importantes quanto as publicações e não poderia perdê-los de jeito nenhum. Em quarto lugar teria que ser um recurso que depois de implementado poderia ser revertido sem causar qualquer problema. Como você já deve ter percebido, eu sou muito exigente e estava difícil achar algo que me satisfizesse. Mas achei! E é sobre isso que tratará essa publicação.

Blogueiro

O que eu vou mostrar aqui é o sistema de comentários do DisqUS e como implementá-lo no Blogger. Como já enrolei bastante e fiz uma introdução bem maior que o habitual vamos logo ao que interessa.

Sempre que se vai modificar algo no seu template é essencial que se faça o backup dele. Sendo assim, antes de mais nada faça isso!


Salve o arquivo e guarde em algum lugar seguro e caso dê algo errado você poderá reverter as alterações.

O próximo passo é criar uma conta no DisqUS. O processo de criação de conta é como o de qualquer outro site. Clique no botão "Sign UP" do site e mãos a obra!

Crie sua conta no DisqUS.


Faça o preenchimento do formulário conforme o solicitado.


Como eu já tinha uma conta lá e se esse for também  o seu caso, é só logar e na área de "Dashboard" clicar no botão "+ADD" em "Your Sites".


Agora preencha o formulário para cadastrar o seu blog e clique em "Continue" para seguir para a segunda etapa do processo.


A segunda etapa é uma configuração que você deverá fazer. Aqui tem algumas opções que você poderá ou não marcar.


Vamos ser francos! A verdade é que eu estou com preguiça de ficar explicando cada um deles e você poderá depois configurar isso, marcando ou desmarcando opções e vendo na prática o que cada uma faz. O mais importante nesse momento é selecionar o idioma correto em "Language".

A terceira etapa é muito importante. É a hora da escolha da plataforma correta. Como esse tutorial é para quem usa o Blogger você irá clicar aonde? No ícone do Blogger, é claro! A não ser que você esteja acompanhado esse texto e use outra plataforma, mas aí já não saberia como seriam os passos a seguir daqui para frente no seu caso.


Clique e será aberta a quarta e última etapa da instalação da caixa de comentários. É só clicar no botão que está destacado na imagem abaixo.


Ao clicar ele vai tentar instalar o sistema de comentários do DisqUS no blog como se fosse um gadget qualquer.


Esse procedimento tenho certeza que você já conhece muito bem e depois disso está quase tudo pronto! Veja como ficou aplicado aqui. Substituiu completamente os sistema de comentários nativo do Blogger.


Eu disse quase tudo pronto porque a essa altura os comentários do seu blog sumiram todos. Calma! Não precisa ficar irritado comigo não! Tem jeito de importar tudo que havia sido comentado no seu blog para o DisqUS. Vou explicar isso agora e pelo caminho já vou mostrando outras coisas também.

A primeira coisa que você deverá fazer é, estando logado e no "Dashboard" da sua conta no DisqUS,  clicar onde está o nome do blog que você cadastrou.


Daí você vai para outra janela que é onde você poderá ver os comentários feitos no seu blog através da caixa de comentários do DisqUS que você acabou de implementar. Ela estará vazia até que você importe os que estavam no Blogger ou até que alguém use esse novo sistema de comentários no seu blog. Mas seguindo adiante clique na guia "Tools".


Em "Tools" clique em "Import / Export". Já estamos quase lá!


Clique no ícone do Blogger ou o referente a plataforma que você usa e seguiremos para página onde importaremos os comentários.


Certo, agora vem o "pulo do gato"! Clique no botão "Import".


Será solicitado acesso à sua conta no Blogger. Não se preocupe. Embora apareça esse aviso, é só permitir que é tudo seguro.

Feito isso é só aguardar, já que o processo pode demorar um pouco. Aqui para mim demorou pouco mais de 5 minutos para começarem a aparecer os comentários que eu já tinha antes.

Agora você já pode configurar o modo como as pessoas irão interagir no seu blog, deixando ou não habilitados vários recursos como positivar ou negativar, ocultar um comentário, organizar a ordem em que são exibidos os comentários, exigir ou não um login para comentar, etc. Isso tudo você faz através da guia "Settings", onde também poderá definir a aparência do formulário de comentários.

Agora eu vou deixar aqui uma explicação de um problema que encontrei e como foi que resolvi. Não sei se é um problema do DisqUS ou se o problema era com o template do LTI mesmo. Acontece que depois de implementado eu não conseguia personalizar nada que já não tivesse configurado durante a instalação. A solução que encontrei foi fazer a configuração da aparência como eu queria que ficasse, mesmo que não conseguisse aplicá-la ao formulário no blog. Embora no DisqUS aparecia como se as mudanças haviam sido feitas, no LTI eu não via mudança alguma. Depois de ter feito isso, eu voltei a parte de "Layout" do LTI e removi o gadget do DisqUS. Eu fiquei meio preocupado ao fazer isso, pensando se não ia "ferrar" tudo de vez e perder todos os meus comentários, já que eu tinha importado todos, e me surpreendi ao ver que estavam todos lá de volta com o sistema nativo do Blogger. Pois bem, tendo feito isso, voltei a minha conta no DisqUS e repeti o procedimento de instalação da caixa de comentários e correu tudo perfeitamente, e tudo ficou configurado como eu queria.

Conclusão.

Esse sistema do DisqUS atendeu a todas as minhas exigências. É gratuito, cheio de recursos, bonito e se ajusta bem ao template, não apaga os comentários antigos, serviço estável e permite uma melhor experiência para quem  usa.  

Agora eu gostaria de falar de algo que nada tem haver com a publicação. Em primeiro lugar quero muito agradecer a todos que visitaram o LTI esse ano de 2011 e aos visitantes assíduos agradecer ainda mais pela paciência que tiveram ao continuarem acessando e aguardando novas publicações mesmo sendo tão esporádicas. Em 2012 pretendo me dedicar mais e muitas coisas irão mudar por aqui, com a intenção de que agrade ainda mais aos visitantes, que na verdade são os que mantém a minha vontade de continuar publicando. Sem a participação de vocês o LTI não seria o que é hoje.

Desejo que todos tenham um ótimo ano em 2012 e em todos que se seguirão. Que o LTI seja sempre muito útil a vocês.

Abraços a até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.