Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Empolgação e frustração com Linux mais uma vez

Pois é, talvez muita gente já comece a ler essa publicação já com "fogo nas ventas", por ver um título com as palavras Linux e frutração na mesma frase. E já vai pensando: Quem esse cara pensa que é para falar de Linux? É verdade que eu sei muito pouco sobre Linux. Durante 5 anos fui um usuário muito medíocre desse sistema, do qual eu só deixava no meu computador se estivesse em dual boot com um Windows. Com pouco tempo e internet ruim para resolver a maioria das minhas questões, fui vencido pela série de limitações que encontrava ao usar o pinguim. E olha que não foi por falta de testar as distros. E depois que o Kurumin foi descontinuado então, usava cada vez menos e só mesmo quando precisava resolver algum "pepino" em alguma máquina com uma instalação do Windows corrompida. Sabe como é né? Só para fazer backup dos arquivos importantes como fotos daquela viagem à praia, aquela saga completa de anime, o save daquele jogo já quase no final ou os MP3 da vida. Mas recentemente reacendeu a chama da empolgação em mim e pensei. Será que é agora que eu finalmente, como usuário simplório que sou, conseguirei usar um Linux?

Matéria

Achei uma distro que, além de ser muito bonita, era tupiniquim. Quando vi me apaixonei, mas eu uso meu PC para trabalhar, uso ferramentas que são desenvolvidas exclusivamente para Windows e seus similares no Linux exigiriam de mim algum tempo de aprendizado, tempo que não tenho. E porque não instalar em dual boot? Só se eu tivesse espaço no meu HD, mas isso também faltava.

A distribuição que achei era o Metamorphose. Ótimo sistema que reconheceu todo o hardware do meu desktop sem problemas e me deixou com uma tremenda vontade de usá-lo com mais frequência. O tempo passou, dei um upgrade no meu PC, mas meu deslumbre com a novidade já tinha passado e aquela chama virou um foguinho. Só que recentemente usei o Live DVD do Metamorphose para restaurar em um PC de um escritório, arquivos realmente importantes de outra instalação do Windows XP que colecionava vírus. Aliás os vírus são outro motivo para eu querer abandonar o Windows.

Como adquiri um netbook com Windows 7 Starter, porque não agora? Porque não o Metamorphose? Comecei a pesquisar se havia alguma versão nova desse sistema e atualmente (vide data dessa publicação) ela está na versão 3.5.1 e carrega o nome de Lion. Achei interessante e como já era boa, imagina agora depois de tanto tempo do meu primeiro contato. Deve estar perfeita! Pensei.

Aí começou a minha "via crucis". É um netbook e por isso ele não tem o que? Unidade óptica. A solução é instalar pelo pen drive. No próprio Metamorphose tem um programa que cria uma instalação bootável em um pen drive. É só gravar ele em um dvd, carregar ele em um computador que tenha leitor de dvd, executar o programa e mostrar a ele onde está a imagem ".ISO" do sistema que você baixa no site da distro. O tal programa que faz isso tem uma versão para Windows e foi por ela que optei. Comecei o processo só que alguma coisa não parecia certa. A cópia de arquivos ia até 91% e depois não avançava mais. Decidido como estava, comecei a vasculhar a internet por programas de criação pen drivers bootáveis e testei vários.
E foram vários fracassos. Isso não diminuiu a minha determinação, repeti o processo com o primeiro programa que havia tentando, o mesmo que tem dentro da distro, e quando chegou a 91% a barra de progresso parou. E ficou lá por vários minutos. Cansei de esperar, chamei minha noiva e falei: "Vamos comer um pastel!"

Saímos e demoramos bastante até voltar para casa e quando cheguei, nerd como sou, fui direto para o computador. Finalmente a mensagem de que o processo tinha sido concluído com êxito. Faltava só testar se estava tudo ok realmente. E não é que estava? Ou quase! Espetei o pen drive no meu netbook Samsung N150, iniciei o sistema com um sorriso no rosto. Sorriso que se desmanchou quando achei 3 probleminhas.

O primeiro é que as teclas de atalho do teclado não funcionavam, somente as de volume. O segundo era o brilho da tela que não consegui ajustar de jeito nenhum. Isso eu até poderia ver se resolvia mais tarde. Mas
o golpe de misericórdia foi não reconhecer a placa wireless. Aí não dá! Com o trabalhão que havia me dado e a vontade que eu estava de manter o Linux Metamorphose no meu Net comecei a pesquisar na Web já sabendo que muito provavelmente, se achasse a solução, seria tudo através de comandos de terminal, com aquelas sintaxes nada amigáveis. Vi que outras pessoas passavam pelo mesmo problema e finalmente fui vencido. Derrotado, retornei de orelhas baixas para o Windows pensando: Ainda bem que não formatei!

Ao passar por isso, não sei dizer qual seria a maior dificuldade da maioria dos usuários de Windows que gostariam de mudar para o Línux, mas posso citar algumas. A maioria das pessoas quando migram para o Línux, não migram a mentalidade. Ou seja, acham que vão ter na máquina um Windows com uma cara diferente. Que vão instalar os mesmos programas que usavam e da mesma forma. Apesar do Wine ajudar bastante, não resolve tudo. Principalmente quando o assunto são os jogos. O tempo que você leva para aprender algo no Linux é bem maior do que seu equivalente no Windows. Exige muita pesquisa e consequentemente disposição. Talvez porque sejamos acostumados a ver e usar Windows desde de sempre. Escola que ensina a usar Linux é coisa rara de se ver, mas para usar Windows até o teu sobrinho de 4 anos ensina. Para quem usa computador diariamente, parar de usar Windows e mudar abruptamente para o Linux é sentir-se como se fosse para outro país sem conhecer ninguém, não entender nada do idioma local e ter na carteira somente o suficiente para comprar uma passagem de volta, que por analogia, a passagem seria reinstalar o Windows.

Eu ia fazer um tutorial de como instalar Metamorphose em um netbook através do pen drive, mas vou esperar uma versão que reconheça todo o hardware do meu netbook corretamente. Como usuário de Linux medíocre que sou, só me resta esperar e torcer pelo desenvolvimento do sistema.

Ia me esquecendo. Se quiser conhecer o Metamorphose Linux acesse o link abaixo. Eu não tive muita sorte no reconhecimento do hardware no meu netbook, mas no seu caso pode ser diferente. Acho que vale a pena testar mesmo que em um live DVD no seu desktop.


E viva o Linux!

Atualização 07/02/2012:

Refiz o processo de gravação da distro em outro pen drive e tudo fluiu normalmente sem demora. E o problema do brilho, como já havia imaginado, teve solução. Entrei no setup da Bios e lá tinha a opção para configurar o brilho, mas a placa Wireless não teve jeito. Estou aguardando ansioso por uma versão mais atual do Metamorphose, uma que reconheça a placa do meu netbook. Sabe como é né? É preguiça mesmo de tentar configurar na unha. Preguiça e falta de tempo também. Não faz sentido tirar um XP que está instalado e que está rodando tudo normal, para colocar um Linux que já vai começar dando dor de cabeça. Mas assim que esse problema estiver resolvido vou colocar o Meta.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.