Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Retirar Sufixos e seta dos atalhos no Windows 7 32 e 64 Bits

Você já deve ter visto sites e blogs na internet falando sobre como retirar a seta que fica nos ícones de atalhos, mas a maioria ou não funciona no Windows 7 x64 ou exige a alteração manual do registro do sistema, o que para alguns pode parecer complicado. Então resolvi mostrar um meio mais prático e que funciona em qualquer versão do Windows 7, seja 32 ou 64 Bits, que é feito por meio da instalação de um software que originalmente foi criado para o Windows Vista.

Dica

Como eu já disse você vai precisar instalar um software, mas existe um para ser instalado no Windows 7 32 Bits e outro para ser instalado versão Windows 7 64 Bits. Baixe nos links abaixo a versão correta para o seu sistema.

Remover setas de atalhos em sistemas Vista e Seven 32 Bits
Remover setas de atalhos em sistemas Vista e Seven 64 Bits

Senha para descompactar: lomeutec

Se você não sabe qual é a versão do seu sistema é muito simples descobrir. Segurando a tecla com o logotipo do Windows pressione a tecla "Pause/Break" (geralmente essa tecla fica no canto superior direito do teclado). Isso vai abrir as propriedades do computador e lá estará informando a versão do sistema que você está usando.


Baixe a versão correta de acordo com o seu sistema, comece a instalação normalmente como qualquer programa, escolha "Everyone", vá pressionando "Next" e confirmando até o final.


Depois de instalado, execute o programa e vão aparecer algumas opções. Na primeira o atalho fica com uma seta grande, na segunda o atalho fica com uma seta pequena, na terceira você define como serão representados os atalhos colocando nele um ícone personalizado a sua escolha e a última opção retira a seta. Ainda tem mais abaixo uma checkbox que se selecionada retira o sufixo "Atalho" que é gerado no nome de uma atalho quando ele é criado. Sendo assim, marque a última opção (No Arrow) e também a checkbox e depois confirme em "Apply".


Ao clicar em "Apply" aparecerá uma mensagem dizendo que para aplicar as alterações será necessário  "deslogar" e logar novamente. Clique em "Sim" para fazer isso já, ou em "Não" caso você precise salvar algum trabalho ou documento antes e deixe isso para depois ou quando for reiniciar o computador.


E está pronto! Agora os atalhos não terão mais aquela seta, os atalhos que já haviam sido criados ainda terão o sufixo "Atalho" no nome e para mudar isso você terá que renomear manualmente mesmo, mas o novos atalhos que forem sendo criados não terão mais esse sufixo.

Você pode estar se perguntando, para que eu vou ter esse trabalho só para tirar uma setinha de um ícone de atalho?

Resposta?

Sei lá! Cada um com suas manias, pode ser questão estética para alguns, besteira para outros, mas para mim além de estética tem também uma função prática.

Eu tiro essa seta por que eu gosto de deixar a área de trabalho do meu Windows livre de ícones, mas eu estou sempre jogando alguma coisa lá e toda hora vira uma bagunça. Fica tudo desorganizado. Daí eu tive a ideia de de criar um atalho na área de trabalho que estivesse ligado a uma pasta no meu HD e tudo que eu fosse salvando na área de trabalho eu já ia arrastando para lá. Tipo jogar a sujeira para baixo do tapete. Só que ainda ficava um ícone na área de trabalho.

O tal atalho. Lógico!

Resolvi isso colocando um ícone transparente e renomeando o atalho de modo que ele ficasse sem nome (renomeando com as teclas "Alt + 255"), mas a seta continuava lá. Então retirei ela usando esse método e agora minha área de trabalho fica organizada. Isso tudo torna o ícone invisível, o que é diferente de colocar nele a propriedade "Oculto". Assim, sabendo onde ele está, posso clicar nele, ou arrastar itens para ele, sendo que se ele estivesse oculto isso não seria possível. Como eu disse antes, cada um com a sua mania e eu também tenho as minhas.

Até a próxima. ;-) 

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.