Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Qual é a música computador? Cante e descubra

De vez em quando gente gosta de uma música sem saber o nome e as vezes nem mesmo sabemos o nome de quem canta. Agora tem um jeito divertido de descobrir. Existe um site que diz o nome da música e do artista apenas com um trecho cantado por você. Obviamente, para usar o site o seu computador terá que ter um microfone instalado e configurado. Não será necessário cadastro além do serviço ser gratuito. O site reconhece uma gama enorme de músicas do mundo inteiro.  Se não tiver o microfone ou não quiser cantar, há também a opção de digitar o trecho da música que você lembra em uma caixa de pesquisa e o site tenta localizar para você.

Curiosidade

Fiquei surpreso com os resultados que o site me apresentou, na maioria das vezes ele acertou. E eu não sou nenhum Pavarotti!

Mas não foi só por causa de, mesmo com os meus desafinos, o site ter sido capaz de identificar a música. Foi porque eu cantei em outros idiomas (eu penso que cantei em outros idiomas) e mesmo assim o resultado foi certeiro.

Para usar o serviço é muito fácil, ao acessar o site você vai ver um botão com a descrição "Click and sing or Hum".

Se você tem um microfone devidamente configurado no computador clique nesse botão.


Vai aparecer uma caixa de confirmação do flash player, clique em "Permitir".


Depois disso será dado um tempo para que você cante enquanto o site grava a sua voz. Não existe tempo mínimo, mas é recomendado que se cante por pelo menos 10 segundos. Tente cantar um trecho de 30 segundos da música que é o tempo máximo de gravação.


Se você acha que não precisa dos 30 segundos clique em "Click to Stop" para parar a gravação antes.

Depois disso o site irá apresentar os resultados, geralmente o resultado certo é apresentado primeiro.


Olha só que curioso, cantei em inglês, japonês e francês e o site acertou as músicas de primeira. Quando fui cantar em português precisei repetir a música três vezes até dar certo. o_O


Meu inglês é péssimo, o japonês é horrível e francês eu realmente não sei nada. A conclusão que tiro é que na verdade o que importa mesmo é a sonoridade em si e não a fluência no idioma. Cante no tempo certo da música e se por acaso o site não reconhecer cante um trecho diferente.

O site também funciona como uma comunidade onde pessoas podem gravar músicas como em um karaoke on-line e fazer amizades. Para isso é necessário um registro, mas que também é gratuito.

 Acesse o midomi.com e descubra qual é a música. Até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.