Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Condicional SE no LibreOffice Calc - Parte I

Nessa primeira parte sobre a função da condicional SE, veremos como usá-la para formatar células de acordo com determinado critério. No caso do exemplo, a formatação de algumas células irão variar conforme alteramos o valor em outra. Isso serve para organizar e facilitar a busca de informações específicas que estão em uma planilha muito grande.  Como a condicional "SE" pode ser aplicada de várias formas diferentes, resolvi dividir o assunto em partes sempre abordando exemplos.

LibreOffice Calc

Vamos partir de uma planilha hipotética bem básica da qual precisamos saber dentre algumas vendas quais se encaixam em uma determinada faixa de valores.


Na imagem acima o que interessa são os valores na coluna "H" em "Total" e a célula "J7" onde definiremos um valor como critério. Se os valores na coluna "H" forem maiores que o valor definido na célula "J7", então esses valores na coluna "H" adotarão uma formatação diferente. Assim fica fácil e rápido identificar visualmente quais são esses valores.

Vamos precisar selecionar todos os valores na coluna total. No exemplo, o primeiro valor está na célula "H7" e o último está em "H21". A maneira fácil e rápida de selecionar várias células em sequência com valores é clicar na primeira célula (no caso "H7"), segurar "Shift+Ctrl" e pressionar a tecla de "seta para baixo". Ou para outro lado se for o caso.

Agora que as células estão selecionadas vamos aplicar nelas a formatação condicional.

Vá ao menu "Formatar" e clique em "Formatação condicional".


Vai abrir uma janela e é nela que você vai configurar o comportamento da função "SE".

Para o nosso exemplo, na "1ª Condição" deixe selecionado "O valor é", "maior que" e depois clique no campo de texto a frente. E em seguida clique na célula que conterá o valor que iremos definir como critério dessa condicional.

Ou seja, serão formatados de forma diferente os valores maiores que o definido nessa célula.

Essa célula no caso do exemplo é a "J7".


Feito isso vamos definir a formatação para os valores que estiverem dentro das condições que determinamos.

Para fazer isso clique no botão "Novo estilo" e personalize a sua maneira. Lá você consegue definir cor de fundo, cor do texto, fonte, tamanho da fonte, etc.

Não esqueça de definir um nome para esse estilo. Assim fica mais fácil localizá-lo e modificá-lo caso seja necessário.


Por exemplo, a formatação que eu fiz deixou os valores difíceis de enxergar. Nesse caso é só ir ao menu "Formatar" » "Estilos e Formatação" ou simplesmente pressionar "F11".

Vai abrir uma janela com os estilos que foram criados nesse documento. Clique com o botão direito do mouse sobre aquele que você quer editar e escolha "Modificar".

NÃO DÊ DUPLO CLIQUE NO ESTILO, USE O BOTÃO DIREITO DO MOUSE PARA MODIFICAR.


Agora coloque um valor como critério e veja o resultado.


No exemplo, todos os valores com mais de R$ 65,00 ficaram com outra formatação.

Se quisermos podemos editar essa regra. É só selecionar todas as células onde a regra foi aplicada e voltar ao menu "Formatar" » "Formatação condicional".

Da mesma maneira podemos definir mais de uma regra para a condicional "SE" nessas células.

Vamos definir que sejam formatadas também as células que possuírem valor menor que a definida na célula de critério.

Selecione novamente as mesmas células e reabra a janela de formatação condicional.

Marque a checkbox "2ª Condição", deixe "O Valor é", "menor que", clique na caixa de texto e depois na célula de critério e defina um estilo para essa condicional em "Novo estilo".

OBS: Se quiser desabilitar uma regra na condicional "SE" é só desmarcar a checkbox referente a ela.


Faça uns testes, mude o valor na célula de critério e veja como a coluna onde foi definida as condicionais mudam sua formatação.

Através do uso da condicional "SE", definimos o comportamento das células se o valores forem maiores ou menores que o colocado na célula de critério. Mas não definimos nada se o valor for igual.

Adicione então uma 3ª regra condicional para as células da mesma forma como mostrado antes.


Dá para adicionar mais regras se você precisar, é só clicar no botão adicionar e configurar a nova regra.

Bom, essa é só a primeira parte sobre condicional "SE", ainda haverá outra.

Se quiser baixar a planilha usada nesse artigo clique no link abaixo.

Link da planilha: Download
Senha para descompactar: lomeutec

Até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.