Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Converter vídeo em .GIF animado ou outro formato de vídeo

Achar bons softwares que façam esse tipo de conversão bem e ainda por cima gratuitamente não é muito fácil. Geralmente o programa é trial ou quando é realmente gratuito insere uma marca d'água no trabalho convertido. Outra dificuldade também é configurar todos os parâmetros que estes softwares exigem para fazer a conversão sem transformar um arquivo de 30 MB em um de 300 MB. A idéia dessa publicação é ajudar a você a criar uma imagem de ".GIF" animado a partir de paraticamente qualquer formato de vídeo ou teóricamente converter qualquer formato de vídeo para qualquer outro formato de vídeo com apenas dois programas e de modo simples.

Gifs

Sempre enfrentei alguns problemas na hora de fazer uma conversão. O primeiro é achar bons softwares e que sejam gratuitos. Eu não tenho hábito de ficar convertendo vídeos, só faço isso muito de vez em quando. Sendo assim, não tenho grande conhecimento nisso, mas o pouco que eu sei vou passar aqui para você.

Outro problema é a configuração desses programas. Se o programa não for configurado o resultado pode ser um arquivo muito maior que o original.

E por fim outros problemas que costumam acontecer. Como telas de erros saltando na tela, vídeos com áudio atrasado ou imagem embaralhada.

O que acontece é que eu não tenho interesse em me aprofundar muito nisso porque eu faço conversões de vídeo muito raramente. Aqueles que tem o hábito de realizar essas conversões entendem os por menores das configurações de cada codec. Não é o meu caso, eu instalo um pacotão de codec e pronto! É o suficiente para assistir meus vídeos. Acredito que você também seja assim.

Chega de enrrolação e vamos ao que interessa. Só para deixar você informado, eu estou fazendo esse tutorial usando o Windows 7 de 64 bits que tem instalado os codec's que estão nos links abaixo.

Download do pacote de codecs para Windows 7
Senha para descompactar: lomeutec

Download dos componentes de codec para Windows 7 64 bits
Senha para descompactar: lomeutec

OBS: Se você instalou outro pacotão de codec qualquer deixe como está. Não precisa desinstalar, mas também não instale os que estão nos links acima. Só instale os que estão no link acima se seu computador não tiver nenhum pacotão de codec já instalado ou se o que você instalou estiver com problema. Daí então remova o pacotão antigo e instale estes dos links.

Você vai precisar de dois programas. Faça o download pelos links abaixo.

Download do SUPER

Download do VirtualDub
Senha para descompactar: lomeutec

O problema do VirtualDub é que ele não reconhce muitos formatos. Eu quero criar um ".GIF" animado a partir de um vídeo em ".RMVB", então vou usar primeiro o SUPER para converter o arquivo para ".AVI para depois poder editá-lo no VirtualDub

O VirtualDUB não necessita de instalação, mas o SUPER sim.

Durante a instalação do SUPER ele oferece que você altere a página inicial do navegador para uma sugerida por ele. Se não quiser que ele faça isso desmarque a checkbox como mostrado na imagem abaixo. Fora isso é só ir confirmando e clicando em "Avançar".


Há duas maneiras de abrir um arquivo no SUPER. Ou você clica com o botão direito do mouse sobre o programa e seleciona a primeira opção ou simplesmente arrasta o arquivo para cima do programa.


Vamos as configurações básicas do SUPER.

Na parte de cima do programa é onde você seleciona para qual formato quer converter. São muitos, mas no caso do exemplo é necessário criarmos um arquivo ".AVI", já que depois o abriremos no VirtualDub.

Deixe também marcada a checkbox "Direct Show Decode".


Mais abaixo nas opções de vídeo em "Video Scale Size" Selecione uma das opções já pré determinadas para o tamanho da resolução vídeo ou defina você mesmo selecionado a checkbox "More" e digitando valores personalizados. Se quiser manter a resolução do arquivo original marque "NoChange".


Do lado em "Aspect", deixe em 4:3 ou 16:9 para formato widescreen e em "Frame/Sec" selecione 30. Em "Options" deixe selecionada as checkboxes "Hi Quality", "Stretch It" e "48K Audio". No caso eu vou usar 4:3 pois o vídeo que eu escolhi possui essa configuração.


Como nós iremos criar um arquivo de ".GIF" animado o som é totalmente desnecessário. Então em "AUDIO" marque a checkbox "Disable Audio".

Mas se a intenção é converter o vídeo mantendo o som eu sugiro deixar na parte de configuração de "AUDIO" selecionado 44100 em "Sampling Freq". Deixe também marcado 2 em "Channels".

A configuração está pronta. Certifique-se de que o arquivo etá selecionado e clique em "Encode (Active Files)"


Se aparecer outra janela de configuração apenas confirme.


Aparecerá outra janela avisando que a conversão poderá levar o dobro do tempo normal por ter sido marcada a opção "Hi Quality". Apenas clique em "Sim" para iniciar a conversão e espere.

O tempo que leva a conversão depende das configurações feitas, do tamanho do arquivo e da capacidade de processamento do seu computador, ou seja, não dá para saber quanto tempo vai levar, mas geralmente demora e tem uma barra no programa que indica o progresso da conversão.


Pode ser que essa barra reinicie algumas vezes, isso é normal.

Para você ter uma idéia, para fazer essa conversão eu usei um computador com processador Core 2 Duo de 2,80 GHz e 4 GB de RAM, para transformar um arquivo ".RMVB" de 66,3 MB em um arquivo no formato ".AVI" sem som de 48,4 MB e o processo demorou 7 minutos.

Agora nós vamos precisar do VirtualDub.

Descompacte a pasta do VirtualDub e procure pelo arquivo "VirtualDub.exe". É ele que é o executável principal do programa.

Na primeira execução ele mostra uma janela com a licença de uso. Depois de confirmar ele vai mostrar outra janela com o botão "StartVirtualDub". Clique nele e o programa vai abrir finalmente.

Bom, o interesse da publicação é mostrar principalmente como converter um vídeo para uma imagem de ".GIF" animado. Sendo assim, você não vai converter um filme de 1 hora direto para ".GIF" e é por isso que vamos usar o VirtualDub, para separar só o trecho do vídeo que a gente quer para gerar a imagem.

Clique no menu "File" e depois em "Open video file..." e selecione o video no formato ".AVI" que você quer abrir. No caso abrirei o que acabei de converter no SUPER.

Arraste a barra de progresso do vídeo até o ponto do início do trecho que interessa e pressione o botão que parece uma seta virada para esquerda. Esse botão está na parte de baixo do VirtualDub. É o botão "Mark in".


Ele marcará o início do ponto que queremos no vídeo, para marcar o ponto final coloque a barra de progresso do vídeo no lugar e pressione o botão que parece uma seta virada para a direita. É o botão "Mark out".


Já marcamos o início e o fim do trecho que queremos, vamos agora separar esse pedaço do vídeo do resto.

Vá ao menu "Edit" e clique em "Crop to selection". Isso vai eliminar o restante do vídeo deixando só o trecho que a gente definiu.

Teóricamente o arquivo já está pronto para ser salvo, mas salvá-lo agora o deixaria muito grande já que não foi aplicado a ele qualquer tipo de compressão.

Veja que se eu salvo esse arquivo do exemplo agora, só esse trecho de 29 segundos que eu separei fica com mais de 128 MB.

Sendo assim primeiro vá ao menu "Video" e clique em "Compression...". Lá selecione "Xvid MPEG-4 Codec".


Deixe também marcada a opção "Full processing mode" no menu "Video". Isso já deve ser o suficiente para aplicar uma boa compressão no arquivo final.

No caso do exemplo, o arquivo que antes estava sendo salvo com pouco mais de 128 MB passou a ter 820 KB.

Foi feito o processo de salvar o arquivo editado no formato ".AVI" para convertê-lo em ".GIF animado" usando o SUPER.

O VirtualDub já poderia fazer essa conversão diretamente para ".GIF animado", pois ele tem essa opção no menu "File" ► "Export" ► "Animated GIF". Então porque já não fiz isso?

Não fiz porque o VirtualDub não é muito bom para fazer essa conversão, o SUPER é melhor nessa tarefa.

Eu sei que parece ser alguma coisa na configuração dos codec's que eu não consegui resolver. Quando crio um ".GIF animado" pelo VirtualDub o arquivo final fica muito grande. Com o arquivo usado para fazer esse artigo por exemplo, o resultado final era um ".GIF animado" com mais de 14 MB. Totalmente inviável.

Se mesmo assim você quiser tentar fazer a conversão diretamente com o VitualDub e der algum erro, tente salvar como ".AVI" e depois sim tente converter o arquivo salvo para ".GIF animado".

Vamos voltar para o SUPER. Abra o arquivo que foi editado no VirtualDUB e escolha "GIF (for making Avatars)".


Bom, a parte de configuração do SUPER eu já expliquei, é só se orientar pelo que eu escrevi antes nesse tutorial. Depois de configurar é só converter.

Veja abaixo dois exemplos de ".GIFs animados" criados a partir dos passos que foram descritos nesse artigo.


OBS: Os ".GIFs animados" acima foram criados a partir de cenas do anime Samurai Champloo.

Se mesmo assim você achar que ao salvar o ".GIF" animado foi gerado um arquivo grande, tente diminuir o "Frame/Sec", desmarcar a opção "Hi Quality" e desmarque também o "Direct Show Decode". Diminuir o "Video Scale Size" e o "Aspect" também ajuda. Veja na imagem abaixo a configuração que eu usei para criar os ".GIFs" acima.


Com o que foi explicado aqui é possível fazer conversões de vários formatos de vídeo sem ter que usar programas pagos. Eu mostrei o pouco que eu sei. Você tem alguma dica, correção ou sugestão? Deixe aí nos comentários.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.