Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Aparência de foto antiga com o GIMP

Nessa publicação vou mostrar duas formas de dar uma aspecto envelhecido a fotos usando o GIMP. Uma vai te deixar surpreso de como é fácil e rápido dar uma aparência de foto antiga de forma profissional e uma outra mais difícil para aqueles que gostam de entender como a coisa funciona. Tutorial voltado para quem não tem nenhuma familiaridade com o software. O Gimp é gratuito e a versão que eu estou usando é a 2.6.12 mo meu Ubuntu 12.04. Sim, eu ainda não atualizei a minha versão, mas isso não importa, nem mesmo se você estiver usando o Gimp no Windows.

Gimp

As duas formas que irei mostrar não diferem só na execução, mas também no resultado final. Eu particularmente prefiro o jeito mais difícil porque nele eu fico mais livre para alterar uma coisa aqui e outra ali, mas para quem está com pressa o melhor é a segunda forma que irei explicar. Vamos embora então.

Primeiro eu vou mostrar o jeito difícil. :-)

Veja abaixo como é a imagem original e como ela vai ficar.

Imagem normal.


Imagem envelhecida.


Durante o processo irei sugerir alguns valores para serem usados nos filtros e camadas, mas são só sugestões, você pode experimentar outras fórmulas se quiser. Use esse tutorial como uma referência.

Comece duplicando a camada dessa imagem. Faça isso clicando com o botão direito do mouse sobre a camada e selecione "Duplicar camada".


Altere o nome da camada duplicada para ficar mais fácil trabalhar. A minha eu chamei de "Envelhecida e desfocada". Para poder renomear dê um clique duplo no nome da camada.

Reduza a "Opacidade" dela para 85 e depois vá ao menu "Cores" → "Colorizar".


Clique em "Cor personalizada" e na Janela seguinte no campo "Notação HTML" coloque o código de cor "ffb57e".


Vá novamente ao menu "Cores" e clique em "Curvas". Na janela que abrir, clique no meio da linha e arraste para cima para formar um arco como mostrado na imagem abaixo.


Agora vá ao menu "Filtros" → "Desfocar" → "Desfocagem gaussiana" e dê "Ok".


Já terminamos com essa camada, crie uma nova clicando com o botão direito do mouse na área das camadas e selecione "Nova camada". Dê a ela o nome que quiser, a minha eu chamei de "Borda enevoada".


Trace uma elipse nessa camada, depois vá ao menu "Seleção" e clique em "Inverter". Depois volte ao menu "Seleção" e escolha "Enevoar". Coloque o valor "150,000".


Pegue a "Ferramenta de preencimento", a da Lata de tinta e pinte as bordas de "preto".


Vá ao menu "Seleção" e clique em "Nada" para desfazer a elipse e mude a "Opacidade" dessa camada para um valor entre 15 e 20. Isso vai dar aquele efeito de borda escurecida de câmera antiga ou de qualidade ruim. Muito conhecido por quem adquiriu uma câmera como aquela que anunciavam na TV  e que prometiam fazer várias funções. Você deve saber de qual estou falando. ;-)

Agora crie uma nova camada e dê um nome a ela. A minha em batizei de "Ruído arremesso". Pinte ela com a "Ferramenta de preenchimento" usando a cor preta

Depois vá ao menu "Filtros" → "Ruído" → "Arremesso" e coloque a "Randomização" em 100


Diminua a "Opacidade" dessa camada para 15 e altere o "Modo" para "Mesclar grãos".



O último passo é ir ao menu "Cores" e em "Níveis" alterar os "Níveis de saída". 

Na seta que indica o nível de saída mais a esquerda coloque o valor 30 e na seta que indica o nível de saída mais a direita coloque o valor 235.


E isso conclui o jeito difícil de fazer que nem é tão difícil assim. Vamos ao jeito fácil então.

Abra a imagem que você quer trabalhar e depois vá ao menu "Filtros" → "Decoração" → "Old Photo". Na janela de configuração do plugin pode deixar tudo selecionado se quiser. Eu desmarquei a última opção porque não queria que fosse criada uma cópia da imagem, eu quis que os efeitos fossem aplicados diretamente nela.


Isso é tudo. Veja o resultado.


Você deve estar se perguntando porque raios eu não expliquei só desse jeito.

Bom, como eu já havia dito no começo, o primeiro jeito que expliquei permite uma personalização maior já que você acompanha cada etapa. Com o plugin "Old Photo", a aparência é de uma foto ainda mais antiga, sem cor, amarelada pelo tempo.

Escolha a maneira que preferir e dê uma aparência mais artística para aquela foto que não ficou tão interessante.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.