Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Mude a cor dos seus lábios com o GIMP

Acredito que essa publicação vai interessar mais as mulheres, Já que elas poderão ver quais cores de batom ficam melhor em seus tons de pele. Mas com os passos que serão mostrados pode se chegar a outros resultados, não precisa necessariamente ser aplicado apenas dessa forma. Você pode por exemplo fazer aquele efeito de destacar um objeto ou algo na imagem dando a ele uma cor mais forte, um foco. Não serve só para modificar a cor dos lábios, depende da sua imaginação. Veja mais um tutorial Gimp para iniciantes explicado passo a passo.

GIMP

Abra a foto que você quer trabalhar no Gimp. No caso eu usei a foto que está abaixo.


Não consegui identificar essa modelo para colocar os créditos. Peguei a foto dela em um site de papéis de paredes gratuitos já faz um tempo.

Depois de abrir a foto no Gimp, a primeira coisa que precisa ser feita e duplicar a camada.

Clique com o botão direito do mouse sobre a camada e escolha "Duplicar camada".


Aumente bem a foto para ficar fácil selecionar a área dos lábios. Para dar zoom é só pressionar a tecla + e para tirar o zoom é só pressionar a tecla - ou pressione a tecla "Ctrl" enquanto roda o scroll (Rodinha do botão do meio) do mouse.

Selecione a "Ferramenta de vetores". Com essa ferramenta criaremos alguns pontos que serão interligados para criar uma área de seleção.


Clique em um ponto qualquer na beirada externa do lábio para definir o primeiro dos pontos que marcarão a área que queremos selecionar. Depois clique para criar o segundo ponto. Você terá que criar vários pontos circundando a área do lábio para selecioná-lo.


Essa ferramenta pode causar estranheza para que não está acostumado, mas com alguns minutos treinando você pegará o jeito.

Quando você criar o segundo ponto da seleção, mantenha pressionado o botão do mouse e arraste um pouco. Você vai ver que a linha começa a curvar. Isso vai ajudar a criar um contorno mais preciso.

Quando você faz isso, no ponto criado aparecem duas hastes com uns quadradinhos nas pontas. Essas hastes também influenciam na curvatura da linha. Arraste para melhorar ainda mais a seleção.


Crie o terceiro ponto, o quarto, o quinto e quantos mais forem necessários para contornar o lábio superior na figura. Depois clique no botão "Seleção a partir do vetor. Veja:


Clique sobre a camada com o botão direito e selecione "Adicionar canal alfa".


Oculte a camada de baixo. Você faz isso clicando no olho que fica do lado esquerdo da camada.


Certifique-se de que a camada ativa ainda é a camada de cópia, ou seja, a camada que viemos trabalhando até agora e pressione a tecla "Del" do seu teclado. Isso irá apagar o conteúdo da seleção.

Depois vá ao menu "Seleção" e clique em "Nada". Isso irá desfazer a seleção.


Faça o mesmo procedimento com o lábio inferior. Demarque, selecione, e apague da mesma forma como foi explicado para ser feito com o lábio superior.

Depois, se precisar, dê retoques apagando com a ferramenta "Borracha" qualquer parte que ainda faça parte dos lábios.


Desoculte a camada inferior. Clique no lugar onde havia o ícone do olho.


O lábio vai voltar a aparecer como se não tivesse feito nada na imagem. Clique na camada de baixo para que ela fique ativa.


Agora vá ao menu "Cores" e clique em "Matiz-saturação".


Mexa nos controles deslizantes de "Matiz", "Luminosidade", "Saturação" e veja o resultado.


Na verdade quando você mexe nesses controles a cor dos lábios mudam sem modificar outras partes porque no geral você vê a camada de cima e só na parte dos lábios é que você está vendo as alterações da camada de baixo. Por isso você consegue modificar as cores da boca sem alterar toda a foto.


Bom, como eu disse no início, fica por conta da imaginação criar outras variações desse mesmo método, como mudar a cor dos olhos, cor da roupa ou um objeto qualquer na foto.

Um efeito bem simples e que dessa forma permite que você salve o arquivo como um projeto do Gimp. Assim sempre que você quiser, poderá modificar a cor do batom sem ter que recriar todo o efeito.

Se quiser também pode salvar como formato de imagem. Aí é só ir ao menu "Arquivo", clicar em "Exportar" e escolher o formato de imagem que se quer salvar.

Nesse tutorial eu usei o Gimp versão 2.8.0 no Ubuntu 12.04, mas existe Gimp também para o Windows e o software é gratuito.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.