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Transforme uma pessoa em estátua no Photoshop

Vamos ver como aplicar efeitos que farão a foto de uma pessoa se parecer com uma estátua de pedra através do uso de texturas. Este tutorial serve para aqueles que não tem qualquer conhecimento de Photoshop, não será necessário nenhum conhecimento prévio e os arquivos para acompanhar as explicações estarão disponíveis para download. Para fazer esse tutorial usei o Photoshop CS4, mas isso não tem importância. Se você estiver usando outra versão isso não irá interferir em nada. As ferramentas que serão usadas estão em todas as versões.

Photoshop

Vi que há alguns tutoriais com o mesmo tema e também usando a imagem da Kate Moss como exemplo. É mesmo uma excelente imagem para fazer essa demonstração.

Mostrarei detalhadamente a seguir a minha forma de chegar a um resultado que transformará a modelo em uma estátua grega. Na verdade, tudo que for mostrado serve como orientação e aprendizado para que você descubra como usar as ferramentas de modo que em seus projetos você dê seu toque pessoal.

Se quiser repetir os passos explicado aqui salve a imagem abaixo no seu computador.


A Primeira coisa que faremos depois de abrir o arquivo de imagem é duplicar a camada "Plano de Fundo".


Dê a essa nova camada o nome de "Modelo" e na camada "Plano de Fundo" clique no ícone do "olho".

Isso irá ocultá-la e a partir de agora não mexeremos mais nela, ela é só uma cópia de backup.

Na camada "Modelo" iremos recortar a foto do fundo. A maneira que usei para fazer isso foi usando a "Ferramenta Caneta".


Para usar essa ferramenta dê um clique onde será o início do corte e depois clique para demarcar um outro ponto mais adiante. Depois de dar o segundo clique mantenha segurado e arraste para moldar a linha. Dessa forma, quando você arrastar o ponteiro do mouse irá alterar a forma da linha e isso será necessário para que você consiga contornar a imagem. Assim que você achar que o contorno está adequado poderá soltar o clique.


Agora segure a tecla "Alt" e clique sobre o segundo ponto que você definiu.

Clique mais adiante para definir o terceiro ponto de corte e ajuste com o arrastar do mouse do mesmo jeito que você fez antes para contornar a imagem.


De novo segure a tecla "Alt" e clique sobre o terceiro ponto que foi definido e mais adiante, crie o quarto ponto de corte e vá fazendo isso quantas vezes forem necessárias para contornar a imagem ou áreas que se deseja recortar.

Quando tiver feito isso, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e selecione "Criar Seleção".


Apenas clique em "Ok" na próxima janela.


A imagem ficará demarcada com uma linha pontilhada onde foi usada a ferramenta caneta.

Vá ao menu "Camada" ► "Nova" ► "Camada por Cópia".


Isso irá criar uma camada só com o que tiver dentro da seleção. Dê a essa camada o nome de "Base".

Para renomear uma camada dê dois cliques rápidos sobre o nome para que ele possa ser editado.

Clique no ícone do olho na camada "Modelo", vai ver que o fundo foi retirado. A partir de agora deixe sempre as camadas "Plano de Fundo" e "Modelo" ocultas. Não mexeremos mais nelas.

Com a camada "Base" ativa, vá ao menu "Imagens" ► "Ajustes" ► "Remover Saturação".


Vamos aplicar a nossa primeira textura para dar o aspecto de pedra.

Salve a imagem abaixo no seu computador e abra no Photoshop.


Gire a imagem em 90º para que as rachaduras fiquem na horizontal.


Usando a ferramenta "Mover" - a primeira na barra de ferramentas com ícone de seta - Clique no meio da imagem da textura e arraste para cima da imagem que estamos trabalhando. Depois ajuste o tamanho e a posição.

Para alterar o tamanho da imagem que estamos trabalhando vá ao menu "Editar" ► "Transformação" ► "Redimensionar" e ajuste arrastando os cantos.


Observe por onde as rachaduras passarão e ajuste a posição da textura como achar melhor e de modo que cubra toda a imagem.

Quando você arrastou essa imagem para a área da figura que estamos trabalhando, acabou criando uma camada para ela. Dê o nome dessa camada de "Pedra Rachada".

Com a camada "Pedra Rachada" ativa, clique na miniatura da imagem na camada "Base" segurando a tecla "Ctrl".

Isso criará uma seleção em volta da imagem. Agora clique no ícone "Adicionar Máscara de Camada". Procure por esse ícone próximo ao rodapé do Photoshop.


A textura ficará cobrindo a área da imagem. Diminua para 90% a opacidade e selecione "Multiplicação" onde está "Normal".


Essa textura precisa ser trabalhada também.

Vá ao menu "Camada" ► "Nova Camada de Ajuste" ► "Matiz e Saturação".


Na próxima janela marque a checkbox "Usar Camada Anterior Para Criar Máscara de Corte" e confirme em "Ok".


Na janela seguinte retire toda a saturação e confirme.


A estátua já começou a tomar forma. Vamos aplicar outra textura para dar a ela um aspecto envelhecido.

Salve a imagem abaixo no computador e abra no Photoshop.


Depois arraste para a área da imagem que estamos trabalhando e ajuste o tamanho da mesma forma que foi feita com a primeira textura.

Dê o nome a essa nova camada de "Envelhecido".


Faça o mesmo que foi feito com a camada "Pedra Rachada". Ou seja, com a camada "Envelhecida" ativa, clique sobre a minuatura da camada "Base" com a tecla "Ctrl" pressionada e depois clique no ícone mais abaixo para "Adicionar Máscara de Vetor", deixe a camada em "Multiplicação" e a opacidade em 50%.


Nessa camada também deve ser retirada a saturação. Portanto vá ao menu "Camada" ► "Nova Camada de Ajuste" ► "Matiz e Saturação" faça o mesmo que foi feito com a camada "Pedra Rachada".

Feito isso, clique na camada "Envelhecido" e vá ao menu "Filtro" ► "Tornar Nítido" ► "Mascara de Nitidez".


Deixe um valor alto em "Intensidade". Coloque 150%.


Nenhuma estátua tem os olhos tão bem detalhados. Vamos deixá-los mais parecidos com os de uma estátua de verdade.

Clique na camada "Base" e depois clique em "Editar no Modo Máscara Rápida".


Clique na ferramenta "Pincel" e escolha o diâmetro de 3px para pintar toda a área dos olhos.


Agora clique em "Editar no Modo Padrão". Se seu Photoshop for o CS4 então estará no mesmo lugar onde estava a opção "Editar no Modo Máscara Rápida".

Isso criará uma seleção no lugar dos olhos.

Observe se a borda da imagem também está com a linha pontilhada. Se estiver vá ao menu "Selecionar" e clique em "Inverter". Nós só queremos selecionar os olhos.


Selecione a ferramenta "Degradê", certifique-se de que a cor do primeiro plano seja branco e a cor do plano de fundo seja preto.

Traçe uma linha reta na vertical no meio dos olhos pegando um pouco acima dos olhos e terminando um pouco abaixo deles.


Pode desfazer a seleção. Vá ao menu "Selecionar" e clique em "Cancelar Seleção".

Não é o caso, mas na maioria da vezes você terá que corrigir a parte de cílios e sombrancelhas, já que estátuas também não possuem esses detalhes bem definidos.

Se for necessário clique na ferramenta "Subexposição" e defina 10px e intervalo de "Tons Médios" com exposição em 20%.


Vá passando sobre os cílios e sombrancelhas para corrigir.

Com isso a imagem fica praticamente pronta, vamos adicionar o fundo. Salve a imagem abaixo no seu computador e abra no photoshop.


Depois arraste essa imagem para cima da imagem da estátua para que seja criada uma nova camada.

Dê o nome de "Fundo" para essa camada e posicione ela para que fique abaixo da camada "Base".

Ajuste o tamanho da imagem.

Com a camada "Fundo" ativa, oculte as demais para ficar mais fácil enxergar o que estaremos fazendo.

Para ocultar as camadas é só clicar no ícone de olho do lado da camada.

Selecione todo o céu da imagem. Você pode usar o método que foi explicado antes ou usar a ferramenta "Varinha Mágica".

Depois de selecionar todo o céu vá ao menu "Selecionar" e clique em "Inverter".


Isso porque o que nos interssa na verdade são os pilares e não céu.

Vá ao menu "Imagens" ► "Ajustes" ► "Remover Saturação".

Defaça a seleção. Menu "Selecionar" ► "Cancelar Seleção".

E reexiba as camadas que haviam sido ocultadas. Menos a camada "Modelo" e "Plano de Fundo" é claro, já que essas foram apenas backups no projeto.

Veja o resultado.


As imagens que usei nesse tutorial são de baixa resolução, o certo mesmo é trabalhar com imagens com grandes dimensões, mas já dá para você ter uma idéia e produzir seus prórpios trabalhos.

Se quiser pode baixar o arquivo em PSD no link abaixo.

Download do projeto PSD
Senha para descompactar: lomeutec

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.