Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Ajude a melhorar a qualidade da internet no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações já havia aprovado em 27 de outubro de 2011 uma regulamentação para os serviços das redes de telefonia tanto fixas quanto móveis que provém acesso de banda larga. Até então não havia nada nesse sentido. (Banda larga é toda a conexão que supera os padrôes das linhas telefônicas convencionais de 56 Kbps.) Era de se esperar que o próprio mercado e a livre concorrência melhorasse a qualidade dos serviços e tornasse valor mais baixo para o consumidor. Na prática isso não vem acontecendo e as operadoras estão nivelando por baixo fazendo o cliente de "gato e sapato", que fica preso em cláusulas que garantem apenas 10% da velocidade que é contratada. É como se você fosse no açougue, pagasse por 1 quilo de alcatra e o vendedor entregasse só 100 gramas sem que você pudesse reclamar.

Matéria

A partir de novembro de 2012 está definido que as operadoras (Oi, Net, Telefônica/Vivo, Telefônica Data, Ajato Telecomunicações, GVT, CTBC Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom) que possuem mais de 50 mil assinantes deverão entregar pelo menos 20% da velocidade instantânea e 60% da velocidade média contratada pelo assinante. Esses valores irão aumentar gradualmente.

Isso significa que se você contratou 1 MB de conexão, não poderá registrar menos que 200 Kbps de velocidade instantânea e sua média mensal não poderá ficar abaixo de 600 Kbps.

Em 2013 o valor da velocidade instantânea não poderá ficar abaixo de 30% e a velocidade média mensal da conexão deverá ficar sempre acima de 70%.

No ano da copa as operadoras terão que entregar pelo menos 40% da velocidade instantânea e a média mensal da velocidade não poderá ficar abaixo de 80%.

A regulamentação trata também de outros fatores de medição como latência bidirecional, perda de pacotes e disponibilidade da conexão.

Mas para que isso seja aplicado na prática é importante que a Anatel saiba como está sendo oferecido esse serviço e se as operadoras estão mesmo obedecendo as regras. A  maneira encontrada foi envolver os usuários de internet em uma espécie de censo.

Para participar inscreva-se no site brasilbandalarga.com.br até o dia 29 de outubro. Os inscritos deverão ser voluntários interessados em receber em sua casa um aparelho que fará a medição em tempo integral da conexão. Nem todos os inscritos receberão o equipamento. Será feito um sorteio. Destes, 12 mil serão selecionados e ajudarão a criar um relatório para manter da qualidade da internet oferecida ao brasileiro.

Se você não quiser fazer a inscrição ainda sim poderá ajudar fazendo a avaliação da condição da sua conexão com um software de medição on-line no site simet.nic.br  ou no site brasilbandalarga.com.br. Os dados das medições servirão para mapear as velocidades, latências e qualidade de entrega dos pacotes de dados das conexões em sua região.

Nenhum dado pessoal é coletado, apenas dados referentes aos serviços oferecidos pelas operadoras.

Para usar o medidor on-line você precisa ter o Java instalado no seu computador e permitir a sua execução quando for solicitado durante o teste.

Ao medir é importante colocar corretamente a velocidade contratada da sua conexão e o C.E.P para que o software possa avaliar corretamente a qualidade da internet na sua área.


O não cumprimento das metas de qualidades definidas acarretarão em sanções as operadoras com multas que podem chegar a 25 milhões de reais.

Se você ainda tem dúvidas sobre o programa de voluntários veja se consegue esclarecê-las nas respostas dadas as perguntas frequentes nesse link ou nesse outro link que direciona para o site da Anatel. Em ambos você vai precisar ter um leitor de arquivos ".PDF" instalado no seu computador.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.