Dizendo querer promover uma padronização em prol da preservação ambiental e diminuição da geração de lixo eletrônico, uma empresa de telefonia móvel decidiu que não irá mais vender seus telefones celulares com carregadores a partir de 2015. Ao invés deles, irá junto na caixa do produto um cabo USB. Esse cabo deveria ser ligado a um carregador comprado separadamente e seria padronizado para todos os modelos de celulares. Dessa forma, ao comprar um telefone novo você poderia utilizar o carregador antigo.
A empresa O2 de telefonia móvel usa como argumento a preservação ambiental para vender aparelhos sem carregadores. Ao invés de carregadores os aparelhos virão com um cabo USB.O motivo foi justificado dizendo que após uma pesquisa foi constatado que existem mais de 100 milhões de carregadores sem utilização no Reino Unido e que esse número aumenta a cada ano devido a venda de aparelhos novos.
É claro que o objetivo é a preservação ambiental e nada tem haver com aumento dos lucros e diminuição de custos na produção mesmo sabendo que cabos USB são muito mais baratos que carregadores convencionais e que eles continuarão vendendo carregadores separadamente.
Penso que a padronização teria que ir além dos carregadores e alcançar baterias e aparelhos de todas as marcas e modelos.
Apesar de não entender muito bem de eletrônica para não dizer quase nada, imagino que a coisa não seja tão simples quanto a Britânica O2 quer fazer parecer. Cada aparelho de celular tem seu próprio carregador não é por uma questão de egoísmo das empresas atuais. Acontece que a fonte que alimenta um Nokia qualquer mais baratinho, não passa para a bateria do aparelho a mesma "amperagem" que um Smartphone precisaria para carregar a sua.
OBS: Amperagem é uma palavra utilizada coloquialmente para designar a intensidade da corrente elétrica cuja unidade de medida é o Amper.
Será que as empresas vão querer mesmo preservar o meio ambiente quando tiverem que investir dinheiro pesquisando uma maneira de padronizarem seus aparelhos com a concorrência?
Além do mais, quando foi a última vez que você jogou um carregador no lixo?
wired.co.uk