Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

App de celular que pode ajudar vítimas de sequestro

Quem é honesto geralmente tem que viver de forma programada e bem previsível. Sempre saindo de casa no mesmo horário para trabalhar ou estudar, passando pelos mesmos lugares diariamente, esperando rotineiramente pelo transporte, fazendo todas essas coisas repetidas e outras mais por causa de obrigações e responsabilidades que uma vida correta exige. E sabendo disso fica fácil para um vagabundo marginal qualquer criar um plano e tirar proveito dessa situação. Mas um grupo de desenvolvedores conseguiu ter uma idéia que diminui a desvantagem em que a rotina nos coloca em algo que pode ajudar vítimas de sequestro.

Entre os dias 22 e 24 de fevereiro desse ano, em uma competição na Universidade de Brasilia para apresentação de idéias inovadoras na área de tecnologia, um administrador, um designer, um especialista em marketing e cinco programadores apresentaram um projeto que começou na startupweekend.org.

Startup é uma nomenclatura utilizada para designar uma empresa ainda em fase de implementação e organização e que nasce com baixos custos, possui potencial para um crescimento acelerado com a receita aumentando em um ritmo maior que seus gastos. Geralmente surge com uma boa idéia e um modelo de negócios ainda não explorado parecendo promissora, mas mesmo assim possui grande incerteza quanto ao sucesso e aceitação de seu produto pelo mercado consumidor.

O projeto desse grupo baseia-se na criação de um aplicativo para ser usado em celulares que avisaria a parentes e/ou amigos do dono do aparelho se algo tivesse saindo da rotina daquela pessoa.

O dono do aparelho instala o aplicativo e define os locais pelos quais ele costuma passar e frequentar. Há ainda a opção para que o aplicativo vá registrando sozinho ao longo do tempo a rotina e o trajeto feito pelo usuário. Caso o dono do celular saia do trajeto esperado passando por um lugar não registrado ou por uma região considerada de risco, o aplicativo aguarda cinco minutos e depois envia uma mensagem ao usuário perguntando se ele está em um local seguro. Se depois da terceira mensagem enviada a pessoa não responder o próprio aplicativo envia mensagens automáticas à aparelhos de parentes e amigos cadastrados informando que algo parece estar errado e disponibiliza através de um site a possível localização do dono do aparelho.

Além disso o App disponibiliza um relatório dos locais por onde o usuário do aparelho passou. Útil para dar pistas e ajudar a localizar a pessoa caso a bateria do celular acabe ou em situações onde o aparelho entre em uma área sem cobertura de sinal.

O aplicativo chama-se HelpMeNow e ainda não está disponível. A previsão é que ele seja lançado até junho desse ano.

Vídeo explicando o funcionamento do aplicativo.


Inicialmente será gratuito e terá versões para Android e iOS. Se houver interesse e procura do público poderá ser criada também uma versão paga com mais recursos disponíveis.

Você pode acompanhar notícias sobre esse projeto através da página dos desenvolvedores no Facebook.

O objetivo do aplicativo é ajudar pessoas vítimas de sequestro, mas me parece que também possa ser útil para localizar o aparelho caso ele seja roubado.

Outra publicação que pode ser interessante é "APP PARA IDENTIFICAR E BLOQUEAR NÚMEROS TELEFÔNICOS" onde falo sobre o WhosCall.

correiobraziliense.com.br