Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Controle o PC por voz - Instalação e ajuste do Motrix

Há uma grande variedade de softwares para controlar o computador com a voz, mas infelizmente encontrar um que seja gratuito e realmente bom não é tarefa fácil. Após muito pesquisar encontrei o Motrix, um programa criado para ser usado principalmente por pessoas que possuem algum tipo de deficiência motora. Esse é um trabalho de desenvolvedores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que portanto, merecem todo o mérito. Essa é a primeira de duas publicações. Nessa primeira parte explico como instalar e preparar o software para utilização. Na segunda publicação darei dicas que irão facilitar o uso, mais alguns ajustes e apresentarei os comandos.

ACESSIBILIDADE

Recomendo fortemente que não pule etapas durante a leitura desse tutorial e que o leia por completo pelo menos uma vez antes de dar início a qualquer prática.

Os procedimentos aqui demonstrados foram feitos no Windows 8.1 64 bits, mas o programa é compatível com versões anteriores do Windows também e acredito que funcione melhor no Windows XP. No entanto, não testei em demais plataformas. Se você possui outra versão do Windows algumas etapas serão apresentadas de forma diferente para você, porém semelhantes. Execute os procedimentos com atenção e sem pressa. Se você possui dificuldades motoras, peça para alguém ajudá-lo na instalação e configuração do Motrix. É preferível que a pessoa tenha pelo menos algumas noções de inglês para que possa passar a pronúncia correta dos comandos. É preferível, mas não é obrigatório.

CONFIGURAÇÃO DO MICROFONE

Antes de instalar o Motrix certifique-se de que seu microfone está plugado e devidamente configurado.

Para configurar corretamente o seu microfone sigas as sugestões que são dadas a seguir. Esteja em um ambiente livre de ruídos. Feche a porta e desligue aparelhos que produzam algum tipo de som ou barulho como rádios, televisores e ventiladores.

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de som no canto inferior da tela e vá em "Dispositivos de Gravação".


Clique com o botão direito do mouse no ícone que representa o microfone que está plugado no seu computador e vá em propriedades.


Vá na aba "Níveis" e ajuste como na imagem abaixo. Com volume do Microfone em 100 e aumento da sensibilidade em +10 dB. Essa é a configuração que usei e ficou perfeita, mas isso pode variar dependendo do tipo de microfone que você tem. Eu tenho um "Headset com microfone" simples. E imagino que seja o que a maioria das pessoas tem em casa.


Confirme e fale ao microfone para testar a captação. O correto é que a barra que aparece ao lado direito do ícone do microfone fique vazia quando não é falado nada e que vá subindo conforme você aumenta a sua voz. Dessa forma ele estará configurado de maneira que não fique captando ruídos do ambiente, mas faça a captação corretamente da sua voz.


Se quando você não fala nada a barra ainda demonstra estar captando sons, será necessário diminuir o volume do microfone. Volte até a aba "Níveis" dentro das propriedades do dispositivo e faça o ajuste.

Após configurar o microfone já poderá dar início a instalação do Motrix.

INSTALAÇÃO DO MICROSOFT SPEECH RECOGNITION

Acesse o link abaixo para fazer o download do programa Motrix. O "Microsoft Speech Recognition" será instalado no processo.

Download do Motrix.

O procedimento de instalação inicialmente é como o de qualquer programa. Será aberto um assistente onde você terá apenas que confirmar as opções que irão surgir. No entanto, e um momento será iniciado o processo onde serão necessárias algumas configurações.

Dessa forma, irei explicar as etapas mais importantes começando do ponto onde é inciado a instalação do "Microsoft Speech Recognition". Veja abaixo.


Após confirmar em "Yes" a instalação do componente irá mostrar uma tela com um aviso e algumas instruções, apenas confirme em "Continue" para dar sequência na instalação.


Na próxima tela do assistente clique no botão "Avançar". Não há nada para ser feito aqui.

Na tela seguinte olhe com atenção nas opções que podem aparecer. Escolha corretamente o dispositivo na lista que representa o microfone que será usado para a captação da voz e só depois clique em "Avançar".


Nessa etapa do assistente é feito o ajuste do volume do som. Clique em "Play" para ouvir um som e ajuste de modo que fique confortável.


Na próxima tela do assistente também não há nada para configurar. É somente uma tela de aviso alertando para que você certifique-se de que o microfone esteja configurado corretamente. Apenas clique em "Avançar".

Na próxima etapa de configuração, você verá várias opções que representam tipos de microfones. Escolha o que mais se aproximar do modelo que você possui.


Ao confirmar, será mostrada uma janela onde o assistente faz algumas recomendações. Não há nada para ser feito, apenas confirme em "Avançar". Infelizmente o texto está em inglês e as recomendações irão variar dependendo do tipo de microfone que você está usando.

Nesse momento será necessário que você esteja em um ambiente sem muito ruído. O assistente recomenda que você feche a porta e desligue qualquer coisa que esteja provocando algum barulho ou reproduzindo som. Portanto, desligue aparelhos de som, televisão, ventilador e qualquer outra coisa que provoque algum ruído e tente deixar o ambiente o mais quieto possível.


Na próxima tela você terá que ler um texto para que o programa possa configurar a captação do som. Procure ler a sentença que é exibida entre aspas no assistente.


Não se preocupe se não souber inglês. Não há problema algum em ler errado o que está lá. O programa está avaliando somente o volume de captação e fazendo os ajustes. Use tom e o volume normal da sua voz.


Ao terminar clique em "Avançar".

Na sequência, o assistente pede que você diga outra sentença, dessa vem bem mais curta. "This is a test". Novamente não há necessidade de saber inglês. Apenas diga algo para que possa fazer o ajuste do volume corretamente. Diga algo com tom e volume normal de voz. Você deverá ouvir a sua própria voz sendo reproduzida pelo seu computador logo após falar. Se não conseguir ouvir nada, aumente o volume até que fique em um nível agradável e depois clique em "Avançar".

Isso irá concluir o assistente. Clique em "Concluir". Será perguntado se você quer checar seu microfone novamente. Se você já fez todas as etapas anteriores corretamente não há necessidade disso. Apenas clique em "Não".


Aqui pode aparecer uma janela de erro. Clique em "OK".


Esse erro ocorre dependendo da versão do Windows. Não se preocupe. Há como corrigir, mas não há nada que precise ser feito por enquanto. Depois corrigimos isso. Não causará problemas quando formos usar o Motrix.

A janela do motrix irá abrir. Ela deverá estar no canto inferior direito da sua tela.


CONFIGURAÇÃO INICIAL DO MOTRIX

O programa foi instalado e já deve estar rodando embora precise ser configurado. Veja que há um botão "Treino" no Motrix que fica ao lado do nome do usuário. Clique nele. Se não estiver sendo exibido nenhum nome de usuário digite um para criar um perfil novo no Motrix ao qual a configuração ficará vinculada.


Mais uma tela de configuração será mostrada. Dessa vez a do próprio Motrix que servirá para calibrar o programa de acordo com a voz de quem irá utilizá-lo.


Na segunda tela desse assistente é perguntado se a pessoa que irá utilizar o programa é homem ou mulher. Se tem 13 anos ou mais ou 12 anos ou menos. Responda de acordo.


A próxima tela do assistente explica que você deverá a seguir ler alguns textos. Esses textos estarão em inglês. Você deverá ler com fluência e tom normal. Nada muito rápido e nem muito devagar. Há um botão nessa tela que demonstra a forma correta de se fazer a leitura.


Se você não souber inglês peça para alguém que saiba ensiná-lo a pronúncia correta das palavras. Caso não tenha ninguém para ajudá-lo nesse aspecto, poderá utilizar o Google Tradutor. O Google Tradutor possui um botão que lê o texto para você. Assim você poderá aprender a pronúncia correta das palavras. Mas lembre-se de que só você pode configurar o programa para reconhecer a sua voz. Será você quem deverá ler o texto para o Motrix no final das contas, pois o programa está sendo ajustado para o seu uso, para reconhecer a sua voz.


Quando estiver no Google Tratudor clique no ícone de alto-falante para ouvir a pronúncia das palavras.

Ao clicar em "Avançar" o assistente faz uma última recomendação de que você esteja em um ambiente livre de ruídos antes de iniciar a leitura do texto.


Serão mostrados vários textos e você deverá lê-los para que o programa seja calibrado. Abaixo está o link onde o texto completo para que você copie e cole no Google Tradutor caso ache necessário.

Link para o texto completo apresentado durante a configuração.

Conforme você lê corretamente uma palavra ela é marcada pelo programa. Caso você queria reiniciar a leitura do texto clique em "Voltar" e depois em "Avançar". No entanto isso irá reiniciar a leitura de todo o texto. Ou seja, se você estiver na última etapa de leitura e clicar em voltar, terá que repetir todo o processo. Caso precise parar de fazer a leitura por um momento pressione o botão "Pause" e depois em "Resume" para retomar a leitura. Caso não queira ler ou não consiga ler a palavra apresentada pressione o botão "Skip Word", mas isso não é recomendado. Utilize esse botão como último recurso..


Ao final, o assistente irá dar a opção de treinar mais em "More Training" ou concluir. Eu recomendo que se treine pelo menos 3 vezes. Quanto mais treinar mais eficiente ficará o programa.


Você poderá treinar quantas vezes e quando quiser. É só clicar no botão "Treino".

O ERRO DA DLL E O AJUSTE DO RECONHECIMENTO DE VOZ

O passo descrito a seguir não é obrigatório, mas ajuda a melhorar o reconhecimento do programa.

Passemos então a próxima etapa e isso exigirá que tenhamos corrigido o erro que ocorre durante a instalação do "Microsoft Speech Recognition" por causa do arquivo "MSVBVM50.DLL".

Feche o programa Motrix. É importante que ele não esteja sendo executado.

Corrigir é bem simples. Abaixo deixo dois links. Os dois levam para o mesmo programa e portanto não será necessário baixar dos dois. Apenas de um. Baixe e instale esse pacote. Ele será necessário para executarmos o "Testa Reconhecedor", outro programa que serve para afinar o ajuste do reconhecimento de voz.

Link de download direto da Microsoft.

Link de download alternativo no 4Shared.
Senha para descompactar: lomeutec

Esse instalador é na verdade é um pacote de bibliotecas do Windows.

Após ter instalado abra o "Testa Reconhecedor". Se ele não executar, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa e mande "Executar como administrador". Novamente tente manter o ambiente livre de ruídos para que o programa possa captar corretamente o som.


Ao abrir o programa você verá uma janela com 3 palavras em inglês. Diga cada uma delas e enquanto você as diz verá que ela é escrita no lado direito do programa. Isso indica que o software conseguiu entender qual foi a palavra dita por você.

Você também pode adicionar mais palavras e isso irá melhorar ainda mais o entendimento da máquina, mas as palavras também precisam estar em inglês. Para fazer isso escreva a palavra na caixa de texto e depois clique em "Add Command". Na imagem abaixo você vê a janela do programa onde já adicionei algumas palavras.


Existe um manual da UFRJ que pode ser acessado através do link que deixo abaixo. Recomendo-o como complemento. Também para o caso em que as explicações contidas nessa postagem não tenham sido suficientes ou para situações em que o sistema operacional seja uma versão anterior do Windows a esta apresentada nessa publicação.

Manual de instalação do Motrix.

Encerro aqui a primeira parte dessa publicação.

Lamento que tenha que dividir essa postagem. Particularmente não gosto de fazer isso, mas quando tive a idéia de falar sobre o Motrix não imaginei que o assunto se estenderia tanto. Não tenho muito tempo para publicar no blog e faço isso em minhas folgas. Publicar no LTI exige antes, entre outras coisas, pesquisa e muitos testes e essa é com certeza a parte que mais leva tempo para concluir. Por isso peço a compreensão do leitor. Deixarei abaixo a publicação que encerrará o assunto assim que ela estiver concluída, pois ela exigirá outras publicações paralelas.

É isso aí e até a próxima. ;-)

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.