Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Converse com uma inteligência artificial

A simulação da inteligência através de dispositivos computacionais é assunto antigo, mas nem por isso deixou de ser interessante com o passar do tempo. Inúmeros filmes abordam essa temática e quase sempre são sucessos devido ao fascíneo que despertam nas pessoas. Estou me referindo ao que se chama de inteligência artificial forte, aquela capaz simular inteligência, sentimento, consciência e desenvolver soluções para problemas. Precursores da inteligência artificial forte dizem que a atividade mental de um cérebro humano não passa de uma seqüência complexa de operações, assim como um procedimento. Quando essa complexidade for definida, de forma a ser possível reproduzi-la, o computador poderá processar de forma idêntica ao cérebro e todas as qualidades mentais - pensamento, sentimento, inteligência, entendimento e consciência - surgirão naturalmente. Em 1950, Alan Turing, um matemático, publicou um artigo chamado “Computing Machine and Intelligence” na revista filosófica Mind. Neste artigo Turing apresentou pela primeira vez o que hoje é conhecido por teste de Turing. O objetivo do teste é descobrir se uma máquina é ou não capaz de pensar. O teste consistia em submeter um operador, fechado em uma sala, a descobrir se quem respondia suas perguntas, introduzidas através do teclado, era um outro homem ou uma máquina. Sua intenção era de descobrir se poderíamos atribuir à máquina a noção de inteligência, simular respostas humanas tão bem que ficaria difícil perceber a diferença entre a máquina e um ser humano real. Já a inteligência artificial fraca, centra a sua investigação na criação de inteligência artificial que não é capaz de verdadeiramente raciocinar e resolver problemas. Uma máquina com estas características agiria como se fosse inteligente, mas não tem autoconsciência ou noção de si. Este último é o alvo dessa publicação. Imagine que você está acordado de madrugada, quer "jogar conversa fora" e nenhum contato seu no messenger está online. Você pode "quebrar o galho" com um dos serviços mencionados a seguir.

Curiosidade

O Robô ED é capaz de conversar com os usuários como se fosse um atendente real e falar sobre assuntos ligados ao uso racional de energia, derivados de petróleo, meio ambiente, gás natural, dicas de economia, qualidade do ar, biocombustíveis, programas educacionais e fontes alternativas de energia. Através do endereço conpet.gov.br é possível conhecer e conversar com o Robô. O CONPET é o programa nacional da racionalização do uso dos derivados do petróleo e do gás natural e fornece o conteúdo que forma a base de conhecimento do Robô. Através de uma simpática interface de comunicação, pessoas de todas as idades conversam com este robozinho inteligente sobre os assuntos relacionados às áreas do CONPET.


Sete Zoom é um chatter bot criado pela Insite para a Gessy Lever. Pode ser acessado através do link inbot.com.br. O projeto consistiu na criação da inteligência e conhecimento da personagem que tem a função de interagir com os internautas que acessam o site da Close Up. Ela se tornou uma modelo virtual famosa por sua personalidade atrevida e despojada aqui no Brasil.

• Mais de 1 milhão de frases conversadas em apenas 2 meses
• Mais de 40 matérias publicadas na imprensa
• A mais famosa modelo virtual brasileira
• 7 escritores, 1 roteirista, 2 programadores
• 2 meses de desenvolvimento
• Respostas para mais de 95% das frases dos usuários

Diversos conceitos existentes em uma conversa humana foram incorporados no programa como memória, contexto, aprendizado e aparente elaboração de idéias a partir de um assunto.

As respostas dadas pelo programa são criadas a partir de uma personalidade (consciência sintética) e de uma base de conhecimento criada pela equipe de escritores e programadores.

As frases com respostas são escolhidas e montadas automaticamente pelo programa de forma tão realística que fazem com que os usuários do chat fiquem em dúvida se estão conversando com uma pesosa ou com um programa de computador.

Este primeiro projeto desenvolvido teve um dos maiores índices de envolvimento do mercado mundial: mais de uma hora de conversação sem que o visitante percebesse que estava dialogando com um programa de computador.

Passos para desenvolvimento:

• Definição do perfil do personagem
• Definição das áreas de conhecimento (conteúdo)
• Coleta do conteúdo
• Criação e conversão do conteúdo no formato BDL
• Acompanhamento das conversas pelos logs e relatórios
• Manutenção de conteúdo


O Elbot foi o que mais se aproximou de passar no teste de Turing. Ele não tenta convencer que é humano, mas faz piadas de como é ser um robô. Senso de humor é uma de suas características mais marcantes por se tratar de uma simulação de inteligência artificial. Seu criador, Fed Roberts, quer tornar a interação entre humanos e máquinas menos fria. Pode ser acessado através do link elbot.com, mas diferentemente dos demais, este chat é em inglês.


Agora você tem três opções de chat caso sinta vontade de conversar quando seus contatos estiverem offline e em uma você ainda poderá praticar o seu inglês.

Veja também como será a sua aparência daqui a vinte anos.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.