Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Download de música gratuita e legalizada

Existe música na internet que pode ser baixada legalmente sem qualquer problema com direitos autorais. Algumas são gratuitas por estarem em domínio público, outras por serem de bandas novas que querem dar uma "palhinha" do seu trabalho e torná-lo um pouco mais conhecido e existem ainda aquelas bandas que disponibilizam duas ou três músicas de alguns de seus álbuns para seus fãs. Nessa postagem você verá um coletânea de sites que disponibilizam downloads de músicas gratuidas.

Dica

Se você procura música de um artista que é bem conhecido e que está em evidência será um pouco mais difícil conseguí-la gratuita e legalmente. O primeiro passo é ir ao site oficial do próprio músico. Bob Dylan por exemplo, disponibiliza gratuitamente algumas faixas em seu site. Em algumas páginas de artistas você encontra músicas gratuitas através do sistema de streaming de audio (Mesmo sistema do You Tube e Last FM) ou por download direto.

Alguns sites de selos musicais também oferecem donwloads, especialmente de Rock Independente e música eletrônica, de forma legal e gratuita. Veja nos links abaixo:

http://www.matadorrecords.com/music/mp3s.html
http://www.vagrant.com/vagrant/audio/audio.jsp
http://www.barsuk.com
http://www.saddle-creek.com
http://www.tigerbeat6.com/html/catalogue.htm

Existem estações públicas que fornecem downloads gratuitos de seus acervos. Como o site da estação nova-iorquina WNYC que disponibiliza música clássica, ou a eclética WFMU da cidade de Jersey. Tem também a KCRW de Santa Mônica ou a MTV americana, que apresenta um álbum completo a cada semana para ser ouvido via audio stream.

Veja abaixo alguns sites onde você também poderá baixar ou ouvir via streaming, músicas de forma totalmente legalizada.

__________________________________________
EPITONIC

Site especializado em bandas com gravações independentes cheio de informações biográficas e links de artistas agrupados por gêneros.

BIBLIOTECA DO CONGRESSO

A maioria música dos anos 30 dos EUA - ^) - De qualquer forma aí fica a dica. São peças ao violino, música indígena, música de fronteira com o México e outras coisas com cheiro forte de nafitalina.

FOLKWAYS RECORDS

Com a proposta de mapear todas as sonoridades do mundo, a Instituição Smithsonian possui muitas gravações do catálogo da Folkways Records. Se você estava à procura de músicas da Indonésia, Clássicas do Irã e música Creole do Suriname, fique feliz pois sua busca chegou ao fim. 2p

O "ARQUIVO DA INTERNET"

A proposta do Internet Archive é preservar o material que poderia desaparecer da internet, incluindo páginas da rede, documentos, livros, video clips e também arquivos de áudio, incluindo uma seção de música ao vivo que dispõe de mais de 10.000 concertos através do etree.org. O tópico All collections mantém 131 canções extraídas de discos 78 rotações.

IUMA

O Internet Underground Music Archive foi inaugurado em 1993 como um ponto de encontro para que os músicos colocassem sua produção online. Foi um sucesso tão grande que encontrar uma boa canção por lá é tarefa para gente com muita sorte e tempo sobrando.

GARAGEBAND

É um serviço que oferece um tipo de competição aos músicos que só podem "uplodear" músicas que sejam de sua própria autoria e somente após votarem em trinta outras canções. Os artistas mais votados têm suas músicas reproduzidas na programação da rádio Garageband ou gravadas em coletâneas. Os ouvintes também participam da votação elevando assim o nível de qualidade das produções.

Last FM

Oferece um serviço de streaming de áudio com a possibilidade de alguns downloads além de ser um site de relacionamento que tenta aproximar pessoas com as mesmas preferências musicais. Sugere a instalação de um software que é muito útil, pois serve tanto para ouvir músicas online bem como apresentar informações sobre os artistas que você gosta ou que esteja ouvindo em seu player no computador. Esse eu uso e recomendo. ;)

VITAMINIC

Voltado mais para o streaming de áudio, tem em seu acervo dezena de milhares de bandas apirantes e alguns conjuntos um pouco mais conhecidos.

BESONIC

Mais um site para músicos europeus apresentarem seus trabalhos. Possui um sistema de recomendações e rankings que ajudam você a escolher o melhor material para ouvir. Permite downloads gratuitos desde que você faça um registro.

PURE VOLUME

Com inclinação forte para o rock, este site oferece mais de 76.000 canções de músicos aspirantes.

DMUSIC

Onde músicos também podem enviar suas próprias canções. O site ajuda os usuários a escolher o melhor entre mais de 17.000 bandas -na grande maioria catalogados como alternativos ou rock.

SMART-MUSIC

Possui alguns MP3 "audíveis", faixas de selos raros e música eletrônica com grupos relativamente conhecidos.

RAGGA-JUNGLE

Mais voltado para o Reggae, permite que os usuário ouçam as faixas através de streaming de áudio antes de baixarem. Cada faixa contém cotações e comentários. O serviço é gratuito, mas exige cadastro.

CLASSIC CAT

Site com várias composições clássicas, mas os links nem sempre funcionam. De qualquer forma vale a pena tentar.

CLÁSSICOS ASIÁTICOS

E você aí achando que não poderia satisfazer essa sua vontade tão comum de ouvir música clássica da Indonésia hein? Resultado do trabalho de um pesquisador, o site oferece para download músicas que estavam em fitas cassetes e foram convertidas para MP3, incluindo 28 minutos de música Gamelan da ilha de Java. O que você está esperando? Vái lá baixar, quem é que não gosta de ouvir música clássica? E sendo da Ásia é ainda melhor. xD

MÚSICA IRAQUIANA

Melhor que música clássica asiática só mesmo música clássica iraquiana. As clássicas improvisações chamadas de Maqams, podem ser baixadas neste site que oferece também gravações mais recentes baseadas em canções tradicionais e de domínio público. Ao clicar em 'Sister Sites', você encontrará links para outros sites com músicas do Oriente Médio. Irresistível não é?

TRAMA

Até que enfim, um site brasileiro. Oferece cerca de 10.000 MP3, principalmente bandas nacionais. Requer uma inscrição, mas é tudo muito intuitivo e fácil de achar.

MICROMUSIC

Hospeda músicas eletrônicas que remetem aos primitivos video games. Requer inscrição, um pequeno inconveniente para quem quer curtir obras como "How Bleep Is My Love".

FREE MUSIC ARCHIVE

Site de músicas do domínio público norte americano com ótimas opções de música country. Foi dele que eu tirei as músicas que são reproduzidas no player do meu site. Dê uma olhada, não existe só música country nele não.

__________________________________________

Como eu me cansei de fazer as descrições de cada um, afinal são muitos, veja outras opções de sites mais abaixo, alguns pedem um cadastro. Vale a pena conferir.

ILIKE - ALTSOUNDS - STEREOGUM - SXSW - UNSIGNED BAND WEB - SOUNDSCLICKS - MUSIC PAGE - HONC - INDIE ROCK CAFE - FUZZ - ICOMPOSITIONS - JAMENDO - PEOPLESOUND - ITSFREEDOWNLOADS HELLCAT RECORDS - SUBPOP - STEREOKILLER - ANTI'S - 3HIVE - MP3.COM - MUSIC DOWNLOAD.COM - ISOUND - WE7 - CELLWARE - BLENTWELL - SPINNER - FREE KIDS MUSIC - FAT WRECK CHORDS

Como você pode ver, são várias as alternativas para se manter na legalidade e baixar música gratuita, afinal de contas se você gosta do trabalho de um artista, nada mais justo que mostrar isso pagando pelo original. Se você é como eu, "um duro", então só resta as opções dos links acima.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.