Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Envelopes personalizados no Word

Mesmo com os recursos do Email, Messengers e outros mais que a internet e os computadores nos oferecem, às vezes ainda precisamos enviar uma carta para alguém de maneira tradicional. Vamos ver como personalizar o envelope de acordo com informações personalizadas e uma imagem que pode ser o logotipo da sua empresa.

Word

Word 2000:

Abra o Word e salve um documento novo com o nome de 'Envelopes'. Na mesma pasta crie e salve outro documento do word com o nome de 'Fonte de dados'. Nele vá ao menu 'Tabela', clique em 'Inserir' e depois em 'Tabela'.


Escolha número de colunas 2 e números de linhas 2 e dê 'OK'. Digite qualquer coisa nas células, salve e feche o documento.


Volte ao documento 'Envelopes', vá ao menu 'Ferramentas' e clique em 'Mala direta' para abrir o assitente de criação. Clique no botão 'Criar' e depois escolha 'Envelopes'.


Se você já estiver com uma janela de documento do Word aberta, ele perguntará se deseja criar na mesma janela ou abrir uma nova e trabalhar nela. Escolha a opção 'Janela Ativa' e continuemos. Clique no botão 'Obter dados' e selecione 'Abrir origem de dados'.


Ele irá solicitar que você indique um arquivo que contenha uma fonte de dados qualquer. Selecione aquele documento que você criou e deu o nome de 'Fonte de dados'. Ele só foi criado para conseguirmos passar dessa etapa. O Word irá solicitar que você faça uma configuração. Vamos ver como fazer isso. Primeiro você deve saber as dimensões do envelope onde iremos imprimir as informações.


Deverá informar como ele será colocado na impressora. Configure isso na aba 'Opções de impressão'. Essas opções são importantes e devem ser configuradas de maneira correta.


Confirme e verá uma janela onde você deverá inserir o endereço do destinatário, mas o nosso objetivo é somente criar o layout do envelope, por isso apenas clique em 'OK'


Depois disso você já pode fechar a janela do assistente. Perceba que o documento do Word tomou a forma de um envelope, esperando apenas que você insira as informações nele. Se quiser, poderá até inserir um logotipo que o tornará bem mais personalizado. Para isso vá ao menu 'Inserir' depois em 'Figura' e em seguida 'Do arquivo'.


Selecione a imagem do seu logotipo a partir de algum lugar do seu computador. Depois de inserir o logotipo, você poderá redimensioná-lo e ajustar a sua posição em relação ao texto também.


Veja que ao invés de usar um logotipo eu usei um clipart. Fiz isso somente como um exemplo de como ficaria uma imagem no envelope. Jamais use clipart para isso. Perceba também que, no exemplo acima, o campo do destinatário já está preenchido. O ideal é que você deixe esse campo para ser preenchido somente na hora da impressão e que salve esse documento como um modelo. Observe como fazer.

Vá ao menu 'Arquivo' e escolha 'Salvar como'. Em seguida, escolha a opção 'Modelo do documento (*.doc)' e clique em 'Salvar'.


Já pode fechar o documento. Agora quando você precisar, abra o Word, vá ao menu 'Arquivo' e depois em 'Novo'. Escolha o modelo de envelope que você salvou, abra, edite a informação de destinatário e imprima.


Aquele arquivo que foi criado com tabela e que foi nomeado como 'Fonte de dados', não tem mais nenhuma serventia e já pode ser eliminado sem problema.

Word 2003:

Mostrarei apenas os pontos que divergem no Word 2003 em relação ao Word 2000. Para iniciar o assistente de criação por exemplo, você deve ir ao menu 'Ferramentas', clicar em 'Cartas e correspondências' e em seguida em 'Mala direta'.


Perceba que o assistente no Word 2003 se apresenta de maneira diferente do Word 2000. Você o verá na parte direita do editor.


Depois de selecionar 'Envelopes' clique em 'Próxima: Documento inicial' que fica mais abaixo. Clique em 'Opções de envelope' para ajustar as configurações e defenir o tamanho adequado do envelope que você usará para imprimir as informações. Depois pressione 'OK' para confirmar.


Tendo feito isso, aparecerá a página já do tamanho do envelope bastando apenas que você personalize.


Lembre-se de deixar em branco a parte do preenchimento do destinatário e salvar esse documento como modelo. Veja que ao tentarmos abrir um modelo já pronto no Word 2003, encontraremos uma pequena diferença em relação ao Word 2000. Vá ao menu 'Arquivo' clique em 'Novo' e do lado direito do editor você verá um link 'No meu computador'. Clique nele e aí então você poderá abrir o seu modelo.


Veja que no Word 2003 nem houve a necessidade de criar um segundo arquivo para burlar a etapa que, no Word 2000, exige uma fonte de dados.

Word 2007:

Mais uma vez, apresentarei apenas os pontos divergentes no processo de personalização do envelope no Word 2007 em relação as outras versões do Word.

Depois de abrir o Word 2007 clique na guia 'Correspondências', clique sobre 'Iniciar Mala Direta' e selecione 'Envelopes'.


Surgirá a janela onde você poderá definir as opções de impressão no envelope. Depois de fazer os ajustes clique em 'OK'. A folha do Word ficará do tamanho certo para trabalharmos. Para inserir o seu logotipo clique na guia 'Inserir' e em seguida no botão 'Imagem' para selecioná-lo a partir do seu computador. Depois faça o resto inserindo os seus dados ou da sua empresa.


Lembre-se de salvá-lo como modelo e que para isso você deve deixar o campo do destinatário por preencher. Clique no Botão do Office, depois em 'Salvar como' e em seguida em 'Modelo do Word'.


Você pode observar que conforme a versão do Word vai sendo atualizada, também vão sendo necessários menos etapas para se fazer a mesma coisa.

Veja também como criar cartões de visitas no Word.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.