Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Criar cartão de visitas no Word

Criar um cartão de visitas é uma tarefa fácil. Principalmente porque pode ser feito no Word, um programa que a maioria das pessoas têm. Veja nessa publicação como fazer você mesmo de maneira simples e rápida o seu próprio cartão.



Word

Word 2000:

Em um documento novo do Word, vá ao menu 'Ferramentas' e clique em 'Envelopes e etiquetas'. Será aberta uma janela. clique na aba 'Etiquetas' e depois em 'Opções'.


Na próxima janela, na caixa de menu suspenso 'Etiquetas' deixe 'Every padrão' e na caixa de seleção 'Número de série' selecione '5371 - Cartão de visita'. Perceba que existem mais opções para cartões de visitas. Confirme em 'OK'.


Voltará então para a janela anterior, aí é só clicar no botão 'Novo documento' e o Word irá criar layouts de cartões. É nesses layouts que iremos trabalhar.


Vamos inserir uma imagem de fundo que pode ser o logotipo da sua empresa ou alguma figura que esteja dentro do contexto. Não use cliparts, é de péssimo gosto. A não ser que você só esteja testando para depois fazer o cartão que irá realmente usar. Vá ao menu 'Inserir', depois em 'Figura', e em seguida 'Do arquivo'. Escolha uma imagem a partir do seu computador.


Depois de inserida, ajuste a imagem tomando o cuidado para não alterar o tamanho do layout do cartão. Com ela selecionada, clique no menu 'Editar' e depois em 'Editar figura.


Vá ao menu 'Inserir' e clique em 'Caixa de texto'. O cursor do mouse tomará a forma de uma cruz. Clique e arraste para formar uma caixa. Dentro digite as suas informações e formate o texto para que fique com um bom visual. Clique com o botão direito do mouse em cima da borda da caixa de texto e selecione 'Formatar caixa de texto'.


Em cor de preenchimento deixe 'Sem preenchimento' e em cor da linha deixe 'Sem linha'. Dê um clique em 'OK'.


Veja que nesse caso, as informações ficaram ilegíveis. É só mudar a cor da fonte de modo que se ajuste à imagem.


Insira outra caixa de texto mais abaixo com informações sobre o local de trabalho e contato por telefone. Faça os ajustes necessários como você fez na caixa de texto acima. Aqui por exemplo o cisne na imagem estava atrapalhando a leitura quando a cor da letra estava branca e o resto da imagem atrapalhava quando a letra estava com a cor preta. A solução foi, em 'Cor de preenchimento' - dentro das propriedades da caixa de texto - deixar a cor preta e marcar a checkbox 'semitransparente'.


Depois ajustei a cor da fonte para branco, dei os retoques finais no cartão, verifiquei se havia erro na digitação e havia. Jamais entregue um cartão com qualquer erro para alguém. Para finalizar a edição, clique em 'Fechar figura'.


Agora é só copiar e colar nos outros layouts vazios.


Está pronto. Salve como modelo, assim você poderá alterar o cartão sempre que quiser sem ter que fazer outro. Para salvar como modelo vá ao menu 'Arquivo', clique em 'Salvar como', na caixa de menu suspenso - abaixo do lugar onde se define o nome do arquivo - escolha 'Modelo do documento (*.dot)' e clique em salvar.

Word 2003:

No Word 2003 faremos as coisas em uma ordem um pouco diferente. Primeiro abra um documento novo, vá ao menu 'Ferramentas', clique em 'Cartas e correspondências' e em 'Envelopes e etiquetas'. Depois disso acredito que você não terá dificuldades, basta que você siga os mesmo passos explicados acima para o Word 2000.


Agora vá ao menu 'Inserir' e clique em 'Caixa de texto'. Trace com o mouse uma caixa e digite dentro as suas informações. Trace outra caixa de texto mais abaixo no cartão e coloque as informações de endereço.


Clique no menu 'Inserir', depois em 'Imagem' e 'Do arquivo' para selecionar e aplicar uma figura do seu computador.


Redimensione a imagem para que se ajuste ao cartão. Clique com o botão direito do mouse em cima da figura e em 'Ordem' clique em 'Enviar para trás'.


Clique com o botão direito do mouse sobre a borda da caixa de texto e em 'Formatar caixa de texto' faça os ajustes necessários como foi explicado no exemplo acima sobre o Word 2000.


Uma aperfeiçoamento que o Word 2003 tem em relação ao Word 2000 é que nele é possível aplicar o nível de transparência para o fundo da caixa, da maneira que você escolher.


Depois de ter feito os ajustes, ter verificado se não havia nenhum erro nas informações do cartão, faça o seguinte procedimento do jeito que está explicado abaixo:

você deverá clicar sobre a primeira caixa de texto, depois segurar a tecla 'Shift' e mantê-la segura enquanto clica sobre a outra caixa de texto e ainda com a tecla 'shift' pressionada clique em alguma área da imagem. Clique com o botão direito do mouse e em seguida selecione 'Agrupamento' e clique em 'Agrupar'.


Isso unirá o texto à imagem. Clique sobre o cartão, copie e cole para preencher os layouts vazios.
Se você quiser redimensionar o cartão, tem uma barra flutuante - Tela de desenho - que tem um botão chamado 'Dimensionar desenho'. Use ele.


Isso conclui a explicação sobre a criação de cartão de visitas no Word 2003. Recomendo salvar como modelo.

Word 2007:

É claro que há a opção de baixar aqueles modelos já prontos, mas este não é o interesse dessa publicação. Aqui o importante é mostrar como fazer. Pegar feito qualquer um pode. Vamos lá então. Em um documento vazio do Word 2007 vá até a aba 'Correspondências' e clique no botão 'Etiquetas'. Faça como foi explicado anteriormente no Word 2000. Aqui, quase nada muda.


Na guia 'Inserir' clique no botão 'Formas' e selecione 'Nova Tela de Desenho'.


Ainda nessa guia, clique no botão 'Imagem'. Escolha uma e aplique. Ajuste a imagem tomando o cuidado para que ela não desconfigure as medidas do cartão. Ainda na guia 'Inserir' clique no botão 'Caixa de texto' e depois em 'Desenhar Caixa de Texto'.


Clique e arraste o mouse para aplicar a caixa sobre a imagem no cartão. Escreva e formate o texto, aplique a outra caixa e deixe o texto formatado também.


Clique com o botão direito do mouse sobre a borda da caixa de texto e clique em 'Formatar caixa de texto'. Faça as configurações como foi explicado no exemplo sobre o Word 2003. Depois você terá que agrupar o texto à imagem. Clique na caixa de texto, mantenha pressionada a tecla 'Shift' enquanto clica sobre a outra caixa de texto. Sempre mantendo o 'Shift' pressionado, clique também sobre a imagem. Isso marcará todos os itens do cartão. Clique com o botão direito do mouse e em 'Agrupamento' clique em 'Agrupar'.


Depois é só copiar e colar nos layouts vazios.


É isso aí, agora só falta salvar como modelo e imprimir. Para imprimir você poderá usar papel fotográfico mesmo. Acontece que eu aconselho a imprimir do lado oposto ao lado liso do papel fotográfico. Apesar do lado liso ser o correto, ele deixa seu cartão mais suscetível a riscos e a borrões, por isso imprima do outro lado e seu cartão terá uma vida útil bem maior. Existem muitas outras formas de se fazer cartões de visitas. Mas em informática é assim mesmo, vários caminhos levam a Roma. Agora faça o seu, eu não dou o peixe, ensino a pescar.

Veja também como criar cartão de visitas usando o CorelDraw.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.