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Radiciação - Parte I

Você verá nessa publicação algumas revisões sobre raízes. A radiciação é a operação oposta à pontenciação. Geralmente é aprendida na 6º série do ensino fundamental, mas também é muito cobrada em concursos e vestibulares.

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Concurseiro

Veja:


A radiciação acima é o oposto de 42.

OBS: Apesar de, na imagem acima, mostrar o número 2 no índice, não há necessidade de escrevê-lo para representar a raiz quadrada. Só está sendo mostrado acima para ficar mais fácil de entender o que é o índice em uma radiciação.

Mais exemplos:

3√125 = 5, pois 53 = 125

5√1 = 1, pois 15 = 1

Radicais semelhantes

São radicais que possuem índice e radicando iguais.

Exemplos:

32  e  -52, pois o índice do radical é 2 no primeiro e no segundo e o radicando é 2 no primeiro e no segundo.

- 35  e  2 35, pois o índice é 3 no primeiro e no segundo e o radicando é 5 no primeiro e no segundo.

Redução ao mesmo índice

Para realizar operações matemáticas com raízes, precisamos que estejam reduzidas ao mesmo índice. Para isso devemos obter o M.M.C. a partir dos valores desses índices.

Exemplo:

3√2, 4√6 e 6√3

O M.M.C. dos índices {3, 4 e 6} é 12, portanto calculemos dividindo o M.M.C. obtido, pelo valor de cada índice e colocando o resultado como expoente de cada radicando. O valor do M.M.C. será usado como índice comum. Veja:

12√24, 12√63 e 12√32

Fica:

12√16, 12√216 e 12√9

Operações com raiz

Adição e subtração:

Só podemos adicionar ou subtrair radicais semelhantes.

Exemplos:

25 + 45 = (4)√5 = 6√5

-23 - √3 = (-2 - 1)√3 = -3√3

57 - 77 + 27 = (5 - 7 + 2)√7 = √7

Se não forem semelhantes deveremos usar o processo de redução ao mesmo índice antes de calcular.

Multiplicação:

Para multiplicar radicais de índices iguais, aplicamos a propriedade do radical de um produto.

Exemplos:

3 x √2 = √3 x 2√6

2 35 x 3 33 = 2 x 3 35 x 3 = 6 3√15

Se não forem semelhantes deveremos usar o processo de redução ao mesmo índice antes de calcular.

Divisão:

Para Dividir radicais de índices iguais, usamos a propriedade do radical de um quociente.

Exemplos:

14 ÷ √2 = √14 ÷ 2√7

6 364 ÷ 3 38 = 6 ÷ 3 364 ÷ 8 = 3√8

Se não forem semelhantes deveremos usar o processo de redução ao mesmo índice antes de calcular.

Raiz de fração:

Para obter o resultado de uma raiz onde o radicando seja uma fração, devemos resolver o numerador e o denominador separadamente.

Exemplos:

31/8 = 1/2
4/9 = 2/3

Potenciação:

Para realizar operações de potenciação em raízes devemos conservar o índice e elevar o radicando à potência indicada.

Exemplos:

(5√2)3 = 5√23 = 5√8

(4√16)2 = 4√162 = 4√256 = 8

Radiciação:

Em raiz de raiz conserva-se o radicando multiplica-se os índices.

Exemplo:


Simplificação de radicais:

Faremos a simplificação de radicais através da aplicação de algumas propriedades.

1ª - Quando o expoente do radicando for menor que o índice, poderemos reduzir o índice e o expoente através do método de M.D.C.

Exemplo:

12√46 

O M.D.C de {12 e 6} é igual a 6, portanto:

12÷6√46÷6 √4

2ª - Quando o expoente do radicando for maior ou igual ao índice, poderemos simplificar o expoente pelo mesmo valor do índice e então retiramos a base do radicando.

Exemplo:

3√27+24+253√33+24+253√33+23+2+23+22
3+2+2 3√2+22 7 3√6

3ª - Outro método é através da decomposição do radicando em fatores primos.

Exemplo:

3√54

Fatorando o radicando obtemos:

54 | 2
27 | 3
  9 | 3
  3 | 3            
  1 | 2 x 33

Aí então fica:

3√2x33 = 3 3√2

Racionalização de denominadores:

Racionalizar o denominador de uma fração significa eliminar os radicais que aparecem nesse denominador.

Exemplos:

1º Caso

  3   =      3√5     =   3√5   =  3√5 
 √5       √5 x √5        √52           5


  2   =     2√2     =   2√2   =   2√2   = √2
 √2      √2 x √2        √22            2


2º Caso

                         3                         3                  3
   3    =       3√22       =     3√4     =  3√4 
 3√2      3√2 x 3√22          3√2 x 22          2


                         4                               4          4
   5    =       5√5      =  5√5  =  5√5  = √5
4√53       4√54√5     4√54       5

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O que você deve lembrar sobre radiciação:

1º - Não existe raiz de número negativo com índice par. Lembre-se de que radiciação é a operação inversa à exponenciação, veja:

√-4 = b

O inverso seria:

b2

Sabemos que todo número elevado a expoente par tem como resultado um número positivo. Sendo assim √-4 não existe.

OBS: No caso acima, como estamos tratando de números do conjunto dos números Reais, a afirmação acima é verdadeira. Mas se estivéssemos tratando de números do conjunto dos números Complexos, aí sim  √-4 seria possível. Não se preocupe com isso. Primeiro porque é mais comum lidarmos com o conjunto dos números Reais em avaliações de vestibulares e concursos, e segundo porque o conjunto dos números Complexos serão abordados em publicações adiante. Ainda é muito cedo para isso.

E se você encontrar o seguinte caso? Veja:

-√4 = b

Qual seria o resultado?
Nesse caso o resultado seria:

-√4 = -2, pois o sinal de subtração está fora da raiz.

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2º - Quando o radicando for negativo e o índice for ímpar o resultado será um sempre um valor negativo, veja:

3√-4 = -64, pois é igual a -43

Já que:

(-4) x (-4) x (-4) = (16) x (-4) = -64

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3º - Quando o radicando for positivo sua raiz será sempre positiva.

Exemplos:

√36 = 6
3√27 = 3

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4º - Radicando nulo com qualquer índice,  tem como resultado zero.

Exemplos:

√0 = 0
5√0 = 0

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5º - Radiciação de índice 1 tem como resultado o mesmo valor do radicando.

Exemplos:

1√6 = 6
1√0 = 0
1√1 = 1
1√-74 = -74

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6º - Se o índice for ímpar e igual ao expoente do radicando, então a raíz será igual à base do radicando.

Exemplos:

3√23 = 2

5√(-3)5 = -3

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7º -  Toda potência com expoente fracionário pode ser escrita em forma de radical.

Exemplo:

  ¾
5  =  4√53

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8º - Não existe raiz com índice nulo. Como a raiz é a operação inversa da potenciação, o zero seria o denominador, e numeral com denominador nulo não é permitido.

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Exercícios

1) Calcule a média geométrica entre {2, 4 e 8} e também entre {4 e 25}.

a) 64 e 100
b) 4 e 10
c) 5,3 e 14,5
d) 8 e 10

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2) Numa planta, um terreno de 320 m2 é representado por um desenho de 20 cm2. A escala dessa planta é:

a) 1:16
b) 1:400
c) 1:1,6
d) 1:40
e) 1:160

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3) A raiz quadrada entre o máximo divisor comum e o mínimo múltiplo comum dos números n e 15 é 30. A razão entre o M.D.C. e o M.M.C. é 1/4. Então a soma dos números vale?

a) 30
b) 45
c) 65
d) 70
e) 75

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4) O resultado da operação 10√5 - 7√5 + √5 é:

a) 18√5
b) 4√15
c) 4√5
d) √5
e) 3√5

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Respostas

Exercício 1

Para calcular a média geométrica devemos montar uma raiz onde o índice seja equivalente ao número de radicandos dentro da raiz. Os radicandos serão multiplicados dentro da raiz.

Por exemplo, no primeiro caso, está sendo pedido para se calcular a média geométrica dos números {2, 4 e 8}, portanto o índice dessa raiz será 3, pois são três radicandos.

3√2x4x8

No segundo caso, serão dois elementos como radicandos, {4 e 25}, portando será uma raiz de índice 2 (Raiz quadrada).

√4x25

Agora é só resolver.

3√2x4x8 = 3√64 = 4

√4x25 = √100 = 10

Sendo assim a resposta é a letra 'b'.

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Exercício 2

Para começar percebemos que nesse exercício estamos trabalhando com duas medidas diferentes. Metros quadrados e centímetros quadrados. Sempre que isso ocorrer devemos colocar tudo na mesma medida. Vamos então converter os 320 m2 em cm2. Vai ficar:

320 m2  para cm2  = 320000 cm2

E então dividimos:

    20      =    1   
320000      1600

Colocando em uma raiz temos:

1/1600 = 1/400

Portanto a escala é de 1:400 e por isso a resposta é a letra 'b'.

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Exercício 3

Esse é um típico exercício de concurso com bastante "encheção de linguiça" para te enrolar. Vamos traduzir o que foi pedido.

"A raiz quadrada entre o máximo divisor comum e o mínimo múltiplo comum dos números n e 15 é 30"

Com base na frase acima nos montamos:
  _____________________
√MDC(n,15) x MMC(n,15)  = 30

Sabemos que a radiciação é a operação inversa da potenciação, portanto:
  _____________________
√MDC(n,15) x MMC(n,15)  = 30  o radicando é igual a 302 que é igual a 900.

Devemos então dividir 900 por 15 para encontrar o valor de n.

900 ÷ 15 = 60

Agora que encontramos o valor de n é só somar:

n + 15 = 60 + 15 = 75

Já temos a resposta. A parte do enunciado que diz, "A razão entre o M.D.C. e o M.M.C. é 1/4", está lá só para confundir.

A resposta é a letra 'e'.

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Exercício 4

Este é muito fácil, basta realizar as operações normalmente conservando o radicando.

10√5 - 7√5√5 = 3√5 + √5 = 4√5

A resposta é a letra 'c'.

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Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.