Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Cuidado que a S.O.P.A. não é mole e a P.I.PA. não é brinquedo!

Pois é, muito tem se falado na tal da S.O.P.A. Será que você já deu a devida importância para o assunto? S.O.P.A (Stop Online Piracy Act) é um projeto de Lei que estava tramitando no congresso americano e nada tem haver com comida. Estava porque a pressão popular foi grande e resolveram retirar o projeto para que ela seja reformulada e volte para ser votada em outra oportunidade. Você deve estar se perguntando: O que que eu tenho com isso? Se você acessa internet, ou a menos que você seja um eremita enfurnado na sua caverna é lógico que acessa, então você tem tudo haver com isso. Esse projeto de lei é lindo! Ele quer acabar com a pirataria da internet. Que maravilha! Acontece que se você for analisar isso a fundo, vai ver que a coisa não é tão bela quanto parece.

Matéria

É o seguinte, quem nunca baixou uma musiquinha pela internet, um programa, um vídeo, uma imagem ou seja lá o que for, que estivesse sob uma lei de direito autoral que atire o primeiro mouse. A lei quer fechar sem prévio aviso qualquer site que disponibilize material que seja considerado protegido por lei de direito autoral e que não possua autorização para tal. Se um site disponibilizar até mesmo um link, poderá ser banido. Mas a coisa vai mais longe, sabe aquela apresentação de Power Point com música bonitinha que você recebeu do seu amigo pelo e-mail? Se seu amigo não produziu a música, se ele pegou de algum artista, então é considerado conteúdo pirata. Aquele vídeo da festa na sua casa tocando Kid Abelha (Que brega!) ao fundo é um vídeo com material protegido por direito autoral e será então considerado ilegal. Aquela imagem ".gif" satirizando algum famoso também será considerada ilegal. O avatar do personagem de anime que você usa no seu MSN também será ilegal. Você já entendeu a gravidade disso? Já imaginou a extensão da censura? Sim, isso é censura. A internet seja talvez o único lugar onde podemos nos sentir realmente livres para expressar nossas idéias. Um lugar que dá voz as pessoas. Qualquer um pode fazer um vídeo postar e mostrar o seu talento. A tendência é de que se uma lei como essa for aprovada outras mais limitadoras virão. Alguns governantes querem que você seja livre para fazer o que eles querem que você faça. Uma falsa liberdade dada a você dentro das limitações que eles querem nos infringir. Eu sei que isso está sendo votado nos Estados Unidos, mas mesmo daqui podemos fazer a nossa parte. Existem petições na internet que abrangem o mundo todo e que servem para mostrar que a aprovação dessa lei não é a nossa vontade. Acesse os links abaixo e assine as petições.

https://www.google.com/landing/takeaction/
http://www.avaaz.org/po/save_the_internet_action_center_b/?fp

Divulgue esse link nas comunidades que você participa, fale para os seu amigos e explique a importância desse movimento.

Lamar Smith - Autor do projeto de
lei - S.O.P.A.
Patrick Leahy - Autor do projeto de
lei - P.I.P.A.
Se essa lei for a votação e se for aprovada, afetará a internet de maneira nunca vista antes e talvez de modo irreversível. Ainda existe um outro projeto de lei chamado P.I.P.A. feito por outro dinossauro  senador americano, cuja votação que seria feita no dia 24 de janeiro, foi adiada sabe-se lá para quando, devido as pressões dos internautas. Mas veja bem, foi adiada. Isso significa que não devemos baixar a guarda e manter a vigilância. Basicamente essas leis abordam o mesmo tema, obrigando provedores e indexadores a bloquear sites que sejam suspeitos de disponibilizar algum conteúdo que esteja sob uma lei de copyright. Perceba que nem precisar que haja uma confirmação de violação de direito autoral. Se o site for suspeito irão começar uma investigação sobre o conteúdo do mesmo, e o mesmo já ficará bloqueado até a conclusão das investigações. Se você tem um site que possua um link para um outro site que de uma hora para outra disponibilizou algum conteúdo considerado pelos investigadores como sendo ilegal, seu site também será fechado. O_O. O próprio Obama disse que não poderia aprovar uma lei que "reduz a liberdade de expressão, amplia os riscos de segurança na computação ou prejudica o dinamismo e a inovação da internet global". Ainda bem que ele não esqueceu que a internet foi extremamente importante na eleição dele para presidente dos Estados Unidos. Mas os governos mudam e por isso devemos sempre estar atentos.  Faça a sua parte, divulgue essa publicação entre seus amigos e assine a petição com a seriedade que o assunto exige.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.