Lomeutec - Tutoriais e Informação
ESTE BLOG NÃO É MAIS ATUALIZADO. SUAS ATIVIDADES FORAM DEFINITIVAMENTE ENCERRADAS EM 2020.

Numeração de páginas no Word 2007

Quando chega a época de entrega de trabalhos, principalmente trabalhos monográficos, é que nos deparamos com problemas pequenos, mas que podem atrapalhar muito. Fazer a numeração de páginas pode parecer complicado quando temos que obedecer à algumas regras, como por exemplo, iniciar a numeração a partir de uma página e numeração específicas. Veja abaixo que esse não é um "bicho de sete cabeças".

Word

Quando o documento do Word já estiver pronto, só esperando pela numeração de páginas deveremos adotar os seguintes procedimentos. Abra o documento, na guia 'Inserir' clique em 'Número de página' e selecione a formatação que melhor lhe convier.


Feche o modo de edição do cabeçalho e rodapé.


Deixe o cursor do Word posisionado na página que se quer iniciar a contagem e depois na guia 'Layout da Página' clique em 'Quebras' e selecione 'Próxima Página'.



Agora dê dois cliques rápidos na numeração da página onde você quer que inicie a contagem. Isso colocará o Word em modo de edição de cabeçalho e rodapé e será mostrada a guia 'Design'. Nessa mesma guia clique para desmarcar o botão 'Vincular ao Anterior'.


Clique em 'Número de Página' que está na sessão 'Cabeçalho e Rodapé' nesta mesma guia e selecione 'Formatar Números de Páginas'.


Marque 'Iniciar em:' e digite 1 ou qualquer outro número com o qual você quer que inicie a contagem.


Feche o modo de edição de cabeçalho e rodapé e veja que a numeração já está correta, mas as páginas anteriores também estão numeradas. Para resolver isso selecione todas as páginas anteriores. Já que não queremos que ela tenham numeração alguma, depois de selecioná-las, devemos clicar na guia 'Inserir' e clicar no botão 'Cabeçalho', caso tenha escolhido uma formatação onde o número fique na parte superior do documento, ou no botão 'Rodapé', se sua escolha de formatação foi por manter a numeração na base do documento. Depois clicar em 'Remover Cabeçalho' ou 'Remover Rodapé'.


Ótimo, está resolvido. Agora pelo menos o seu professor não poderá reclamar sobre algo errado na formatação da numeração nas páginas do seu trabalho.

Veja também com trabalhar com campos editáveis no Word.

Nilton (LOMEUTEC)
É formado como técnico em informática com ênfase em análise de sistemas e programação comercial. No entanto gosta mesmo é de fazer publicações para o blog lomeutec.blogspot.com onde compartilha grande parte do pouco conhecimento autodidata que adquire através de experiências, estudos diários e até mesmo de tudo aquilo que descobre enquanto navega despreocupadamente pela internet em seus momentos de ócio. Aqui no LTI acumula funções de publicador, moderador, editor, administrador e o que mais for possível e necessário.